EURO 2020 – França e Portugal largam na frente no Grupo F

Dois jogos do Grupo F, considerado o mais qualificado da Euro 2020, fecharam a primeira rodada do torneio nesta terça-feira (15). Cada ponto será importante em uma chave tão complicada e Portugal e França se deram bem na estreia, enquanto Hungria e Alemanha vão ter que correr atrás do prejuízo na próxima partida.

Hungria 0 x 3 Portugal

Diante de um estádio lotado em Budapeste, os húngaros receberam os portugueses no que seria um confronto difícil, mas conseguiram combater as principais armas do adversário por um bom tempo. Com uma marcação extremamente sólida e um jogo focado em contra-ataques, os comandados de Marco Rossi frustraram os atuais campeões e até chegaram perto de abrir o placar em alguns momentos.

Szalai fez uma belíssima atuação puxando as transições e Schon chegou a balançar as redes de Rui Patrício aos 36′ da etapa final, mas estava em condição irregular e lance foi anulado. Então, quando o cenário estava ficando desesperador para Portugal, Bruno Fernandes achou um passe que finalmente quebrou as linhas da Hungria e culminou no gol de Raphael Guerreiro. Isso foi com 39 minutos no relógio e tirou um peso das costas da equipe.

Depois do alívio, chegou a hora do show particular do maior personagem do embate: Cristiano Ronaldo. O camisa 7 ainda marcou duas vezes – uma de pênalti e uma após linda tabela com Rafa – e se tornou o maior artilheiro da história da Euro. O atacante da Juventus pode já não ser uma peça de influência contínua na partida, mas é um fator determinante em qualquer cenário e está faminto como sempre para aumentar sua sala de troféus. Qualidade pra isso existe, nele e no grupo chefiado por Fernando Santos. A ver como se saem contra rivais superiores na Euro 2020.

França 1 x 0 Alemanha

Só um venceu, mas provavelmente ambos os times podem tirar pontos positivos do duelo de gigantes de Euro 2020 protagonizado na Allianz Arena. Os franceses só confirmaram o que todos já sabiam: eles jogam pela Seleção a ser batida no momento. Campeã do mundo, dona de um plantel estrelado e em plena confiança, a equipe de Didier Deschamps pode superar qualquer oponente de diversas formas.

Eles já vinham crescendo com a posse de bola nas últimas partidas e o retorno de Benzema coloca a posição de atacante em outro patamar. Quando tiveram que manipular a defesa fechada dos alemães, conseguiram sem muita dificuldade – o passe de Pogba na jogada do gol contra de Hummels é um símbolo disso. E, a partir do momento em que decidiram recuar as linhas e focar nas transições, mostraram que também podem ser dominantes sem a bola.

A dupla de zaga formada por Varane e Kimpembe entregou uma excelente atuação, os laterais passaram a segurança costumeira, Kanté foi Kanté e tanto Griezmann quanto Rabiot tiveram uma entrega defensiva notável. Enquanto Benzema e principalmente a combinação entre Pogba e Mbappé desfilaram talento, potência e criatividade. Diante de uma França imponente, os comandados de Joachim Low passaram a sensação de que fizeram o que poderiam.

A escolha pelo 3-4-3 deu vantagens importantes na saída de bola e criou linhas de passe claras para progredir o jogo, mas do outro lado estava a favorita ao título – e não um rival qualquer. Na maior parte do tempo, porém, sentiram falta de profundidade para espaçar a defesa e gerar mais chances claras de ameaçar Lloris. A entrada de Werner e Sané, que poderiam ajudar nisso, foi quando os franceses já estavam bem recuados e praticamente não dando brechas. No geral, então, fica a sensação de que foi uma performance digna, mas que poderia ter sido ainda melhor. E Mbappé e companhia seguem em uma prateleira só deles.

Na próxima rodada, Alemanha e Portugal fazem mais um confronto dos grandes e a França enfrenta a Hungria visando consolidar a sua classificação para o mata-mata. Os dois jogos de Euro 2020 estão marcados para o sábado (19).

Standings provided by SofaScore LiveScore