EURO 2020 – Eslováquia surpreende e lidera o Grupo E

Fim da 1ª rodada da Euro 2020, e no Grupo E, a Eslováquia estreou com vitória sobre a Polônia, os eslovacos venceram os poloneses por 2 a 1, com gols de Szczesny contra e Skriniar, enquanto Linetty marcou do lado polonês. Já a Espanha acabou ficando no 0 a 0 contra a Suécia.

Eslováquia x Polônia

Na última segunda (14) ocorreram os dois jogos da 1ª rodada do Grupo E de EURO 2020. A Eslováquia enfrentou a Polônia de Robert Lewandowski, na Gazprom Arena em São Petersburgo. Apenas na segunda participação do país na Euro, a Eslováquia derrotou a Polônia por 2 a 1. Mesmo tendo as melhores chances no 1º tempo a Polônia saiu atrás no confronto, Mak abriu o placar para a Eslováquia, após bela jogada individual pelo lado esquerdo, o eslovaco bateu e marcou, a UEFA acabou contabilizando gol contra do goleiro Szczęsny.

Com apenas 30 segundos do 2º tempo, a Polônia empatou a partida, após uma excelente jogada trabalhada pelo lado esquerdo com ótima movimentação e trocas de passes, Rybus cruzou para Linetty finalizar e empatar a partida. A partir dai, se criava um cenário de domínio e uma possível virada da Polônia, mas aos 17′ minutos, Krychowiak foi expulso após receber o 2º amarelo. A Eslováquia aproveitou a expulsão e 7 minutos depois, o zagueiro da Inter de Milão, Skriniar marcou o 2 a 1, após o desvio do veterano Hamsík. A Polônia chegou a criar oportunidades no final da partida, mas com uma partida apagada de Lewandowski, atual melhor jogador do mundo pela FIFA, os poloneses acabaram perdendo em sua estreia na competição.

Espanha x Suécia

No outro jogo do grupo, Espanha e Suécia empataram em 0 a 0, no estádio La Cartuja em Sevilha. A seleção de Luis Enrique teve as melhores oportunidades da partida, com pressão inicial dos espanhóis, a Suécia precisou contar com o goleiro Olsen, que fez boas defesas durante o jogo. Apesar das chances criadas pelos espanhóis, os suecos mostraram muito poderio defensivo, com uma defesa muito bem postada, compacta, e liderada por Victor Lindelöf, que ganhou o prêmio de melhor em campo. Já nos momentos ofensivos, a principal arma sueca, foi Alexander Isak, as raras chances de gol passaram pelos pés do atacante da Real Sociedad, que marcou 17 gols na última temporada de La Liga.

Mesmo com o domínio da partida, a Espanha realizou um jogo burocrático, nem sempre conseguindo converter a manutenção da posse da bola em ocasiões claras de gols, não conseguiu verticalizar o jogo em muitas situações, além da falta de um jogador com dribles e forte no 1v1 como Ansu Fati, que está se recuperando de uma lesão no joelho.

Classificação e próximas partidas

A Eslováquia lidera o grupo com 3 pontos, seguida de Espanha e Suécia, ambas com 1 ponto, e a Polônia com 0.

Pela 2ª rodada do grupo, na próxima sexta (18), Suécia e Eslováquia se enfrentam na Gazprom Arena em São Petersburgo às 10h (horário de Brasília). Em jogo que pode garantir a classificação da Eslováquia para o mata-mata, em caso de vitória sobre a Suécia.

No sábado (19), Espanha e Polônia se enfrentam no estádio La Cartuja, em Sevilha, às 16h (horário de Brasília). Jogo que vale muito para as duas seleções, a Polônia que precisa reagir após a derrota na 1ª rodada. E a favorita do grupo, Espanha precisando da vitória depois de empatar na estreia.

Standings provided by SofaScore LiveScore