Com jogos em dias diferentes, o grupo D da EURO 2020 teve sua primeira rodada finalizada apenas na segunda-feira (14), quando tocou o apito final em Glasgow para o duelo entre Escócia e República Tcheca. Graças aos dois gols de Patrik Schick, os tchecos venceram os escoceses por 2 a 0 e igualaram a pontuação da Inglaterra, que havia vencido a Croácia por 1 a 0 no domingo (13).
⭐️ ⭐️
Who’ll finish top?#EURO2020— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 13, 2021
Inglaterra 1×0 Croácia
Em seu jogo de estreia na competição, a Inglaterra jogou em casa. Os comandados de Gareth Southgate receberam a Croácia e venceram por 1 a 0, em boa partida de Kalvin Phillips. O meio campista de 25 anos do Leeds United foi o grande destaque da partida, criando boas chances ofensivas e ocupando os principais espaços. Além disso, Phillips deu a assistência para Raheem Sterling fazer o solitário gol da vitória dos ingleses.
Pelo lado croata, a partida foi bem abaixo do esperado. A seleção dos balcãs pouco conseguiu criar e praticamente não incomodou o gol defendido por Jordan Pickford. No jogo mais esperado do grupo C até então, ingleses e croatas fizeram uma partida morna e sem muitas emoções. Apenas uma bola na trave de Phil Foden e o gol de Raheem Sterling deixaram o estádio de Wembley em silêncio momentâneo.
Escócia 0x2 República Tcheca
Após 25 anos sem jogar grandes competições, a Escócia pôs fim a esse jejum dentro de casa, no Hampden Park, em Glasgow. A partida era cercada por essa expectativa de celebração por conta do retorno escocês aos grandes torneios. No entanto, Patrik Schick colocou água no whisky escocês.
Com dois gols, sendo um deles antológico, do meio campo, o centroavante do Bayer Leverkusen foi o responsável por garantir a primeira vitória da República Tcheca na atual Eurocopa. A Escócia até fazia um bom jogo, com Andrew Robertson sendo o principal destaque e tendo criado seis chances de gol, que nenhum companheiro conseguiu converter. A partida de estreia da Escócia deixou claro que a ausência de um bom finalizador faz bastante falta.
Próxima rodada de EURO 2020
Num duelo britânico, Escócia e Inglaterra vão se enfrentar na sexta-feira às 16 horas em Wembley. O duelo é cercado de rivalidades históricas, uma vez que no surgimento do futebol, ainda no século XIX, as escolas dos dois países eram as principais rivais no esporte bretão.
Infelizmente, não teremos o duelo entre dois laterais do Liverpool: Robertson e Arnold, porque o lateral inglês foi cortado por conta de uma lesão. Para sonhar com uma classificação e de maneira mais simples, a Escócia precisa no mínimo empatar e torcer para uma derrota da Croácia contra a República Tcheca.
Os croatas enfrentarão os tchecos no mesmo dia, só que as 13 horas, no Hampden Park. Se a República Tcheca vencer, ela já garante sua vaga na próxima fase de EURO 2020. Assim também vale para a seleção inglesa. Para voltar a depender apenas de si, o time de Luka Modric e companhia precisa vencer os tchecos e somar os três primeiros pontos na competição.