Cristiano Ronaldo bate recorde e Portugal supera a Hungria pelo Grupo F da Euro 2020

Nesta terça-feira (15), no Estádio Puskás Ferenc, Portugal e Hungria abriram o grupo F da Euro 2020. A seleção portuguesa superou os húngaros por 3-0, com gols de Raphael Guerreiro e dois de Cristiano Ronaldo.

A partida foi marcada pelo recorde de Cristiano Ronaldo, que chegou a 11 gols e se tornou o maior artilheiro da história das Euros, de forma isolada.

Como jogaram?

Jogando em casa, a Hungria foi a campo usando um esquema com três zagueiros, dois alas, três meias e dois atacantes (3-5-2).

  • Gulácsi; Botka, Orbán, Szalai; Lovrencsics, Kleinheisler, Nagy, Schafer, Fiola; Szalai, Sallai; Treinador: Marco Rossi

Portugal, tido como um dos favoritos da competição, mandou uma equipe forte, comandada por Cristiano Ronaldo em um 4-3-3.

  • Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William, Danilo, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota. Treinador: Fernando Santos

Início sem gols

A primeira grande chance do jogo aconteceu logo aos 4 minutos, quando Diogo Jota recebeu de Bernardo Silva e chutou forte para o gol, mas Gulásci fez boa defesa.

No lance, Cristiano Ronaldo ficou nervoso por não ter recebido o passe. O camisa 7 recebia vaias da torcida húngara a cada vez que tocava na bola. Aos 18 minutos, o craque teve sua primeira chance ao receber lance de Pepe e sair cara a cara, a finalização parou no goleiro, enquanto o bandeira assinalava o impedimento.

Entretanto, o primeiro tempo não reservou um grande momento para a estrela do time, que criou uma chance para Bernardo Silva, travado dentro da área, e tentou uma cabeçada, que passou longe do gol.

A partir dos 40 minutos, Portugal perdeu duas grandes chances. A primeira delas aconteceu quando Diogo Jota conseguiu girar e finalizar dentro da área, mas o goleiro fez grande defesa. Em seguida, Cristiano Ronaldo apareceu livre na área e completou um cruzamento, mas pegou embaixo e a bola subiu.

Por fim, a Hungria que se limitava a defender e buscar contra-ataques, só conseguiu uma finalização no primeiro tempo, uma cabeçada de Szalai aos 36 minutos. Entretanto, o objetivo de manter Portugal longe do gol foi cumprido, e as equipes foram para o intervalo com um empate por 0-0.

Bom segundo tempo

A tônica da etapa final foi a mesma do primeiro tempo. Enquanto Portugal dominou as ações e criou as melhores oportunidades, a Hungria se defendeu bem e evitou o gol até o fim.

Assim como nos primeiros 45 minutos, a segunda etapa começou com Portugal em cima e exigindo boa defesa de Gulásci. Logo aos 2 minutos, Pepe conseguiu boa cabeçada no canto, mas parou no goleiro.

Um dos grandes nomes da equipe, Bruno Fernandes apareceu perigosamente pela primeira vez aos 22 minutos, com um forte chute de fora da área. Entretanto, novamente parou no goleiro.

Os atacantes húngaros, Szalai e Sallai buscavam criar com jogadas individuais, que ocasionalmente eram geradas de disputas físicas com a defesa portuguesa. Mesmo assim, o grande destaque da seleção foi o goleiro Péter Gulásci, que fez 4 defesas.

Aos 34 minutos, um grande susto para os portugueses. Depois de contra-ataque, Schon foi lançado pela direita e marcou o gol da Hungria, porém, o lance foi anulado por impedimento.

Vencendo a defesa húngara 

Finalmente, Portugal conseguiu abrir o placar aos 38 minutos. Depois de cruzamento de Rafa Silva, Raphael Guerreiro finalizou e contou com um desvio para entrar no canto direito do goleiro Gulásci, que nada pôde fazer.

A entrada de Rafa Silva foi determinante para a construção da vitória. O camisa 15, que havia dado a assistência para o primeiro gol, invadiu a área e sofreu o pênalti.

Foi o momento de Cristiano Ronaldo fazer história. Em cobrança de pênalti, Cristiano Ronaldo deslocou o goleiro com uma batida forte, e marcou seu décimo gol em Eurocopas, ultrapassando Michel Platini e se tornando o artilheiro isolado da competição.

Ainda sobrou tempo para Cristiano Ronaldo brilhar novamente. Depois de muita troca de passes, Rafa Silva serviu o camisa 7, que driblou o goleiro para anotar o terceiro de Portugal.

Portanto, depois de sofrer para furar o bloqueio dos húngaros, Portugal construiu uma grande vitória rapidamente, com gols aos 38, 41 e 46 minutos.

foto Criativos F.C.

Ficha do jogo

Evento: Hungria vs. Portugal – 1ª rodada, Grupo F, Euro 2020

Estádio: Ferenc Puskas – Budapeste, Hungria

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)

Gols: Raphael Guerreiro (38′ 2T) e Cristiano Ronaldo (41′ e 46′ 2T)

Standings provided by SofaScore LiveScore