Inglaterra vence Croácia com gol de Sterling e estreia com vitória na Euro 2020

Neste domingo (13), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Eurocopa, a Inglaterra venceu a Croácia em Wembley pelo placar de 1 a 0. O gol solitário da partida foi marcado pelo atacante do Raheem Sterling.

 

Ritmo forte da Inglaterra no início e reajuste da Croácia no meio da parcial 

A Inglaterra começou o jogo com um ataque de muita mobilidade. Mount e Sterling jogavam próximos, buscavam as combinações curtas pela esquerda e pelo meio-campo e geravam jogo para o time inglês. E nos primeiros dez minutos de jogo os “donos da casa” quase abriram o placar. 

Primeiro com Phil Foden. Após transição rápida, Sterling acionou o seu companheiro de Manchester City no lado direito. Foden recebeu, invadiu a área, cortou para o meio e chutou firme colocado. A bola explodiu na trave. Minutos mais tarde foi a vez de Kalvin Philipps. O meio-campista pegou a sobra do escanteio e finalizou com perigo. Livakovic fez boa defesa. 

Já a Croácia optou por fazer uma estratégia diferente. Mesmo com jogadores de muita qualidade no centro do campo como Modric, Brozovic e Kovacic, a equipe se posicionava com um bloco médio-baixo de forma compacta para fazer a recuperação e sair em velocidade com o seu trio de ataque: Perisic, Kramaric e Rebic. 

Depois dos primeiros quinze minutos de jogo, a Inglaterra continuou dominando a partida. Com mais posse de bola (60%), os Three Lions se colocavam no campo da Croácia e tentavam furar o sistema defensivo da equipe adversária. 

No entanto, aos poucos o time de Zlatko Dalic começou a ter mais a bola e preencher o campo de ataque da Inglaterra. Além disso, o time croata subiu os blocos de marcação para dificultar a construção ofensiva dos donos da casa. 

Após os dois primeiros terços do primeiro tempo, a Croácia melhorou a sua marcação em blocos médios. As abordagens nos portadores da bola ficaram mais intensas e a Inglaterra já não apresentava a mesma fluidez na fase ofensiva. 

Vantagem no marcador com o gol de Sterling e boa atuação defensiva para garantir a vitória

O segundo tempo voltou mais equilibrado e com um ritmo mais baixo. Os times duelavam pela posse de bola, mas tinham dificuldades para chegar aos terços finais do campo. 

Porém, aos 11 minutos saiu o primeiro gol do confronto. Importante destacar a movimentação de Kalvin Phillips. O meio-campista se projetou sem bola e ocupou o espaço vazio. O deslocamento do jogador do Leeds quebrou totalmente o encaixe da marcação da Croácia. Com espaço, Phillips recebeu, avançou e fez um belíssimo passe para Sterling no meio da defesa. O camisa 10 dominou e bateu na saída de Livakovic. Vantagem para os mandantes. 

Atrás do placar, a Croácia voltou a preencher o campo de ataque da Inglaterra para buscar o resultado. Já os donos da casa se posicionavam em um 4-4-2 sem a bola em um bloco mais baixo e limitava os espaços para os croatas. 

Apostando na transição rápida, Gareth Southgate colocou Marcus Rashford no lugar de Phil Foden para ter mais velocidade no lado direito ofensivo dos Three Lions. 

O roteiro do final do jogo estava claro. Croácia com a posse e Inglaterra em seu próprio campo para esperar uma jogada em transição rápida. 

E o técnico Gareth Southgate deixou a estratégia ainda mais evidente. Tirou Harry Kane e colocou Jude Bellingham no lugar do capitão. Com mais um homem no centro do campo, os ingleses congestionaram o meio e apostaram na velocidade de Sterling e Rashford – que ficou mais centralizado. 

Presente no campo de ataque, a Croácia tinha dificuldades para quebrar a marcação da Inglaterra. Os ingleses cortavam as linhas de passes no centro do campo, protegiam bem a entrelinha e também a entrada da área. 

Neste sentido, é válido destacar a atuação de Kalvin Phillips. Muita intensidade para abordar os portadores da bola e cobrir bem os espaços no meio-campo. O jogador do Leeds foi o grande nome da Inglaterra na partida. 

Sem muitas chances claras no final, a Inglaterra controlou o resultado e garantiu a sua primeira vitória na competição.

Próximos jogos de Inglaterra e Croácia:

Na próxima rodada, a Croácia enfrenta a República Tcheca na sexta-feira (16), no Hampden Park, às 13 horas. Já a Inglaterra terá o clássico britânico diante da Escócia também na sexta-feira, às 16 horas, no estádio Wembley.

Standings provided by SofaScore LiveScore

SHARE