EURO 2020 – Bélgica e Finlândia estreiam com vitória no grupo B

No grupo B da Euro 2020, Bélgica e Finlândia estrearam na competição com o pé direito. Neste sábado (12), o atacante Romelu Lukaku deu um show e comandou a vitória por 3 a 0 dos belgas sobre a Rússia, já os finlandeses bateram a Dinamarca pelo placar mínimo, em uma partida que ficou marcada pelo desmaio em campo do meia Christian Eriksen.

Em São Petersburgo, os russos não conseguiram impor seu jogo e nem parar o artilheiro da Internazionale, que deixou o gramado com dois gols, enquanto que Thomas Meunier completou a goleada dos Diabos Vermelhos. O resultado colocou a Bélgica na liderança da chave e complicou a vida da Rússia no torneio.

Ao longo dos 90 minutos, os comandados de Roberto Martínez mostraram um futebol convincente e dominaram os russos, que pouco assustaram o goleiro Thibaut Courtois. A Bélgica, que teve mais de 65% de posse de bola, praticamente liquidou a Rússia depois dos dois gols marcados na etapa inicial e, na sequência, teve apenas o trabalho de segurar o resultado. Além disso, os belgas conseguiram anotar um terceiro tento no finalzinho do duelo.

A belíssima atuação individual de Lukaku foi um dos grandes destaques do jogo, tanto que ele ganhou o prêmio de melhor jogador em campo, mas o momento mais belo foi a homenagem do centroavante ao companheiro de equipe e amigo Eriksen. Na celebração de um dos seus gols, o jogador da Inter de Milão correu em direção da câmera e falou: “Chris, eu te amo!“.

A Rússia, por sua vez, precisará mudar sua postura para somar pontos diante da Finlândia e seguir sonhando em avançar de fase na Euro 2020, mas a missão não será nada fácil. No duelo entre nações da Escandinávia, os finlandeses mostraram que não chegaram na competição apenas para passear e derrotaram a Dinamarca pelo placar de 1 a 0, graças ao gol de Joel Pohjanpalo, que foi anotado na etapa final.

Os dinamarqueses começaram bem a partida e colocaram os finlandeses em dificuldades em diversas ocasiões, mas o goleiro Lukás Hrádecký conseguiu segurar os centroavantes rivais. No entanto, o rumo do duelo mudou por completo depois de Eriksen, que vinha sendo um dos grandes nomes do jogo, ter desmaiado em campo. Antes da emergência, os dinamarqueses arriscaram mais de 10 vezes ao gol e o goleiro Kasper Schmeichel nem sequer trabalhou.

Apesar do atraso de quase duas horas, que ocorreu em função do problema de saúde de Eriksen, o duelo foi retomado depois das duas equipes entrarem em consenso. Mesmo sem o seu camisa número 10, a Dinamarca seguiu melhor na partida, mas não conseguiu transformar sua superioridade em gols. Os finlandeses, no entanto, foram mais oportunistas, já que balançaram as redes na grande chance que criaram.

Na parte final do segundo tempo, a Dinamarca teve em um pênalti a sua chance de ouro para empatar o confronto, mas Pierre Hojbjerg desperdiçou a cobrança, que foi defendida por Hrádecký. Os finlandeses deram um importante passo rumo à classificação, mas não terão vida fácil na segunda rodada diante da Rússia, que precisará na próxima quarta-feira (16), em São Petersburgo, dos três pontos para seguir viva na Euro 2020.

No dia seguinte, a líder Bélgica vai até Copenhague encarar a Dinamarca em busca de selar a classificação. A sua adversária, contudo, jogará em casa precisando somar pontos para manter suas chances de avançar de fase no torneio.

Standings provided by SofaScore LiveScore