Com show de Lukaku, Bélgica estreia na Eurocopa com vitória sobre a Rússia

A Bélgica estreou com vitória na Eurocopa. Com show de Romelu Lukaku (que fez dois na partida), os belgas foram superiores do início ao fim contra a Rússia, venceram por 3 x 0 e assumiram a liderança do Grupo B na competição europeia. Lukaku ainda dedicou um dos seus gols ao dinamarquês Christian Eriksen, companheiro de Inter de Milão, que teve forte convulsão na partida da Dinamarca diante da Finlândia.

Antes da partida começar, jogadores da Bélgica se ajoelharam em protesto contra os mais diversos ataques raciais recentes. Por sua vez, os atletas russos permaneceram em pé. Além disso, parte dos torcedores vaiaram o ato dos belgas.

1ª etapa de amplo domínio da Bélgica

Os primeiros 10 minutos de jogo foram de bastante estudo por parte das equipes. Porém, a Bélgica possui um conjunto e jogadores que fazem a diferença. Assim, não demorou muito para os belgas abrirem o marcador. Em lançamento de Dries Mertens, Romelu Lukaku, em posição de impedimento, marcou o primeiro da seleção. Porém, a bola desviou em Andrey Semenov e gerou um novo lance, que, no entendimento tanto do árbitro quanto do VAR, o gol foi legal.

Lukaku dedicou o tento ao dinamarquês Christian Eriksen, companheiro de Inter de Milão. Ele disse: “Chris, eu te amo”.

Na sequência, Aleksandr Golovin cobrou escanteio na cabeça do lateral Mario Fernandes, que obrigou a Thibaut Courtois trabalhar. Após o lance, Semenov falhou no corte dentro da pequena área, a bola sobrou para Leander Dendoncker, que isolou. Em suma, o goleiro Anton Shunin fez excelente defesa em chute de Thorgan Hazard.

Assim, houveram substituições: Timothy Castagne e Daler Kuzyayev disputaram lance perigoso pelo alto, e ambos deixaram o campo para as entradas de Thomas Meunier e Denis Cheryshev, respectivamente. O destino foi a favor do lateral Meunier: que fez o segundo da Bélgica, em rebote de Shunin. Além disso, Yuri Zhirkov, lesionado, saiu para a entrada de Vyacheslav Karavayev.

A Bélgica terminou o 1° tempo com 68% de posse da bola e sete finalizações, enquanto a Rússia chutou apenas duas bolas no gol adversário.

2° tempo de poucas chances de gols

Os 20 minutos iniciais houveram pouquíssimas finalizações de ambas as seleções. Para se ter uma ideia, foram apenas três chutes a gol da Rússia, enquanto a Bélgica finalizou apenas duas vezes – administrando o jogo com extrema tranquilidade.

A novidade no 2° tempo ficou pela entrada de Eden Hazard, no lugar de Dries Mertens. O belga conviveu com leões nesta temporada e não conseguiu apresentar o ótimo futebol que o consagrou dentro das quatro linhas. Em suma, a Bélgica apenas administrou as ações da partida, tendo o amplo domínio de todos os setores do campo.

Para fechar: nos acréscimos, Lukaku disparou em alta velocidade e foi certeiro ao bater no canto do goleiro Shunin, com passe de Meunier. Placar final: 3 x 0 para os belgas.

A estrela de Romelu Lukaku

Romelu Lukaku é, com toda certeza, um dos grandes atacantes do futebol mundial. O camisa 9 da Bélgica vem mostrando toda a sua competência e faro de gol na equipe de Roberto Martínez. Com o gol de hoje, o centroavante chegou a marca de 20 gols nos últimos 15 jogos oficiais da seleção. Além disso, na temporada 2020/21, contando Inter de Milão e seleção da Bélgica, foram 52 jogos, 39 gols e 12 assistências.

Sem Kevin De Bruyne

Kevin De Bruyne, do Manchester City, não pôde estar presente nesta primeira partida da seleção diante da Rússia. Assim, o jogador teve que ser substituído na final da Champions League, perdida para o Chelsea, com várias lesões no rosto. Com isso, o técnico da Bélgica, Roberto Martínez, amenizou a presença do meia e disse que deve voltar o mais breve possível: “Há um trabalho individual, estamos muito felizes com o progresso. Está progredindo muito bem e vai voltar o mais rápido possível”.

Próximos jogos de Bélgica e Rússia

Na 2ª rodada, a Rússia enfrenta a Finlândia, na quarta-feira (16), às 10h, no São Petersburgo. Por outro lado, a Bélgica tem duelo marcado contra a seleção da Dinamarca. Assim, a partida será realizada no Estádio Parken, do Copenhague, na quinta-feira (17), às 13h.

Standings provided by SofaScore LiveScore