Uma coisa é certa na próxima temporada do futebol europeu: todos os olhos estarão voltados à Roma. E não é por acaso que isso acontecerá. No momento em que o clube decidiu contratar o técnico português José Mourinho, sabia que com ele viriam também todas as atenções que um profissional do seu porte carrega.
Talvez seja exatamente disso que a Roma precisava, de uma mudança drástica, de uma maneira mais ousada de pensar futebol, de uma mexida que fosse capaz de mudar a estrutura e o pensamento de um clube que reúne todos os quesitos para estar entre os grandes.
Mourinho, por si só, já causa impacto. No entanto, o impacto que mais se fará necessária para que a Roma possa mudar de patamar e ser protagonista é aquele dentro de campo e no vestiário. E isso o português já deu demonstração de que sabe fazer. Não há dúvidas e que muita coisa vai mudar, principalmente dentro de campo.
Tudo vai passar muito pela montagem do grupo de jogadores para a próxima temporada. Muita gente vai sair, outros vão chegar. A permanência de Mkhitaryan é um ótimo início. O armênio foi um ponto extremamente positivo na temporada passada. Esbanjou técnica, dedicação e preparo físico. E por ele pode passar muito desse recomeço da Roma de Mourinho.
Tutti i gol di Henrikh Mkhitaryan nelle sue prime due stagioni in giallorosso 🟨⚽️🟥#ASRoma @HenrikhMkh pic.twitter.com/tjKwPl3nMS
— AS Roma (@OfficialASRoma) June 8, 2021
Outro jogador que pode ser importante nessa reconstrução é o atacante Borja Mayoral, que se demonstrou muito útil – e até fundamental em alguns momentos – na temporada passada. Com uma companhia adequada pelos lados do campo no ataque e com uma boa qualidade de alguém que venha de trás, a Roma pode ter realmente uma mudança radical em relação àquilo que fez nos últimos anos.
No entanto, o maior problema que José Mourinho terá pela frente será a correção do sistema defensivo, setor que apresentou inúmeros problemas. A tarefa de transformar a Roma numa equipe sólida defensivamente será um desafio gigantesco, mas é exatamente isso que se espera de um grande técnico: a resolução de problemas.
Mourinho chega com todo o cartaz que merece, mas também ele tem necessidade de voltar a se destacar de maneira mais efetiva, algo que nos últimos anos tem lhe faltado. No entanto, parece que essa necessidade do clube e do técnico em voltar a brilhar e essa sede de vencer podem justamente conferir à relação entre ambos a química ideal. Essa é também uma das tantas faces do efeito Mourinho.