Com Sarri, Lazio precisará se adaptar ao estilo do novo treinador

Maurizio Sarri, que estava sem clube desde agosto de 2020, foi anunciado oficialmente como novo técnico da Lazio. O ex-comandante do Napoli e da Juventus terá a difícil missão de substituir Simone Inzaghi, contratado recentemente pela Inter de Milão, atual campeã da Serie A.

O novo treinador do clube da capital é um amante do futebol proativo e ofensivo, que deu muito certo durante sua passagem pelo Napoli. O verdadeiro desafio para os jogadores da Lazio será se adaptar ao esquema do comandante, que é diferente do 3-5-2 utilizado nas últimas temporadas por Inzaghi.

Sarri é conhecido por seu 4-3-3, que pode também se transformar em um 4-3-1-2. O mercado de transferências da Lazio será importante para o clube dar ao seu novo comandante algumas peças para incrementar ainda mais o estilo “sarriano”, marcado por muito dinamismo, linha defensiva alta e posse de bola.

O setor defensivo da Lazio voltará atuar com quatro homens, sendo Francesco Acerbi e Luiz Felipe os favoritos para assumir os postos fixos. Manuel Lazzari poderá ganhar uma oportunidade pelo lado direito, mas o responsável pela ponta esquerda segue indefinido. De acordo com a imprensa local, o time da capital está de olho no mercado e os nomes de Emerson Palmieri e Marcos Alonso agradam a diretoria.

No meio de campo, Sarri não deverá mexer muito no setor. O sérvio Sergej Milinkovic-Savic e o espanhol Luis Alberto provavelmente permanecerão na capital e vão ser úteis para o novo comandante, principalmente no auxílio ao tridente ofensivo. O brasileiro Lucas Leiva é esperado que tenha um voto de confiança do recém chegado comandante.

No ataque, a única certeza de Sarri é Ciro Immobile. No entanto, caso o setor tenha dois centroavantes, o argentino Joaquín Correa deverá ser o selecionado para ser o companheiro do artilheiro italiano, sem descartar a possibilidade de atuar aberto pela ponta. Outras peças como Vedat Muriqi e Felipe Caicedo poderão não ser aproveitadas pelo técnico napolitano.

O desafio de Sarri na Lazio será semelhante ao que encontrou na Juventus, onde precisou alterar o estilo moldado pelos antecessores Antonio Conte e Massimiliano Allegri. Muitos jogadores do atual plantel da equipe da capital foram influenciados pela gestão de Inzaghi, que durou seis anos, e essa mudança radical promovida pelo clube precisará de tempo e prática para render bons frutos.

Aos 62 anos de idade, Sarri treinará seu 21º time da carreira, mas foi no Napoli onde começou a ser conhecido nacionalmente. Em 2018/19, liderou o Chelsea na campanha do título da Liga Europa, já na temporada seguinte, venceu o Campeonato Italiano pela Juventus.