O que esperar da decisão entre Ceará X Fortaleza?

O Ceará SC enfrenta o Fortaleza quinta feira no Estádio Castelão, ás 21:30 partida válida pela jogo de volta da rodada 3 da Copa do Brasil.
As equipes se enfrentaram em 3 partidas nesta temporada, com 2 empates e 1 vitória do Fortaleza. Ceará sofreu 3 gols e marcou apenas 1 nesses confrontos.
No jogo de ida, quarta feira passada, as equipes foram bem equivalentes e não é atoa que o jogo ficou empatado e os números bem páreos.

Sistema de jogo do Ceará

A equipe de Guto Ferreira é muito consistente na defesa e bem organizada para atacar. Messias apesar de ter feito um jogo ruim na última rodada do Campeonato Brasileiro, deverá estar de volta ao time, um zagueiro que passa muita segurança pra equipe, tendo um perfilamento corporal e tempo de bola excelentes pra pressionar o opositor da bola e resguardar a profundidade da bola nas costas.
No jogo de ida Ceará entrou no 4-2-3-1
Mas “in game” acontecia o 4-5-1, Rick e Fernando recuavam no corredor lateral compondo a segunda linha de marcação. Vina recuava e se tornava o meia de ligação em uma possível transição ofensiva e apenas o Cléber ficava no balanço ofensivo, caso recuperasse a bola.
A marcação do Ceará é um dos ponto altos dessa equipe, marcam individual por zona e com perseguições curtas ao portador da bola, sendo assim é necessário uma troca de passes rápida para que consiga furar essa marcação e e gerar vantagem numérica no setor já que a marcação é tão ajustada e a pressão é feita em bloco alto.
Para se ter uma ideia, na temporada o time do Ceará já tem uma média por jogo de 53% de desarmes bem sucedidos, 56% de disputas defensivas ganhas e 84% de precisão nos passes. É um time muito bem organizado e que se dispõe a colocar em prática o estilo do treinador.
Como ponto de atenção para o confronto com o Fortaleza temos a atuação dos atacantes, por serem muito comprometidos com a recomposição do sistema defensivo, acabam ficando com pouco repertório de construção de jogada até o gol.
O foco passa a ser a força e velocidade do Rick nas pontas e a tentativa de pivô do Cleber na frente para a chegada do Vina.
Para vencer o confronto e se classificar será necessário um pouco mais dos homens de frente na criação das jogadas e principalmente na escolha da finalização, já que somente 30% das chances criadas são convertidas em gol.

Sistema de jogo do Fortaleza

Vojvoda está apresentando um ótimo trabalho nesse inicio de temporada, muito consistente defensivamente e ofensivamente, a última rodada contra o Internacional disse muito sobre esse momento do Fortaleza. Nos últimos 5 jogos marcou 14 gols e sofreu apenas 3, vencendo partidas importantes nas duas rodadas do Campeonato Brasileiro.
No jogo de ida contra o Ceará a formação inicial do Fortaleza foi o 3-5-2 com Wellington Paulista e Deivid na linha de ataque.
Os zagueiros na primeira fase de construção saem muito bem por baixo quebrando a primeira linha de pressão dos times que atacam em bloco alto como é o caso do Ceará. A ideia dessa troca de passes e chamar o máximo possível do time pro campo de defesa e utilizar de passes de ruptura buscando os médios ou até mesmo os atacantes na bola longa.
Os médios Éderson e Matheus são muito utilizados na construção de jogadas e se apresentam como opção para primeiro passe. Éderson inclusive teve uma ótima atuação no jogo de ida, inibindo a passagem de bola para o Vina e evitando que o Ceará construísse jogadas perigosas pelo corredor central.
O jogo tende a ser mais pelo lado esquerdo, os médios aparecem pra tabelar com o lateral que passa em profundidade e recua a bola pra dentro da área, buscando os atacantes ou os centrais que chegam. A maioria da jogadas que resultam em gol seguem esse padrão.

O confronto

Por valer vaga pra próxima fase e alguns milhões a mais no caixa da equipe, podemos esperar os dois times no seu mais alto nível e com as melhores peças a disposição.
O Fortaleza deve focar mais na troca de passes em velocidade para quebrar essa marcação ajustada do Ceará e tentar encontrar seus companheiros em vantagem numérica, as inversões deve ser bastante utilizadas nesse jogo. No sistema defensivo deve utilizar novamente os 3 zagueiros e o apoio dos seus médios para inibir a construção das jogadas pelo corredor central, deixando o Ceará sem muita opção a não ser as laterais.
Já o Ceará contra o Fortaleza deve apostar na sua consistência defensiva para evitar tomar gols, mas deve tentar criar mais situações de ataque do que o último jogo, utilizando mais as laterais e a velocidade dos seus extremos em profundidade e no 1×1.
Um jogo de qualidade e bem agitado é o que podemos esperar, se vai se concretizar, teremos que esperar pra ver.
SHARE