Promessas da Bundesliga: Jamal Musiala

Com a Eurocopa se aproximando, as convocações das seleções vão surgindo e sempre geram muito debate por nomes que ficaram de fora, nomes desconhecidos e alguns que não foram chamados. Portanto, através de uma série de textos, iniciada por este, pretendemos trazer análises de alguns jovens jogadores que atuam na Bundesliga e irão representar suas seleções na Euro.

Começando por Jamal Musiala, meio campista de apenas 18 anos e campeão alemão pelo Bayern de Munique nessa temporada. O jovem talento da Baviera já despertava um interesse a mais quando surgiu porque não era sabido qual seleção iria defender. Apesar de ter nascido na Alemanha, o jogador tem muitas ligações com a Inglaterra, já que foi criado por lá e é filho de pai britânico. Além disso, sua carreira de futebol começou na Terra da Rainha e participou das divisões de base na seleção inglesa.

No entanto, em fevereiro desse ano, Musiala revelou que optou por defender a Alemanha após conversa com Joachim Löw e, agora, foi recompensado com uma convocação para jogar a Euro.

Apesar da pouca idade, o jogador já quebrou alguns recordes em sua carreira: é o jogador mais jovem a atuar profissionalmente com a camisa do Bayern na Bundesliga, se tornou o inglês mais jovem ao marcar um gol na Champions League quando ainda tinha 17 anos e é o segundo jogador mais jovem da história ao marcar um gol no mata-mata da Champions.

PERFIL DO JOGADOR

Jamal Musiala tem 1,88m, chuta com a perna direita e já transitou por, praticamente, todos os setores do meio-campo em sua curta carreira. Começou como um volante nas divisões de base do Chelsea e era denominado como um box-to-box (de área a área). Já atuou no ataque e, hoje, joga, predominantemente, como o meia central atrás de um atacante. No entanto, não se limita ao centro do campo, já que na atual temporada fez muitos jogos, e com boas atuações, pelos lados do campo e até conseguiu um espaço no time titular na reta final de temporada devido ao bom nível apresentado e as oscilações de seus companheiros de posição. 

O alemão foi integrado ao elenco profissional no fim da temporada 19/20, porém, imaginava-se que ele seria mais um jogador para compor elenco e entraria só em algumas ocasiões especiais para ganhar experiência no time principal. Tal sensação foi confirmada quando o Bayern apresentou seus diversos reforços para temporada, sendo a maioria deles para o setor de meio/ataque. Então, Musiala enfrentaria uma concorrência ainda maior com as chegadas de Douglas Costa, Sané e Choupo-Moting.

O início da temporada foi como o esperado: o jogador ficou como opção no banco, tinha poucos minutos quando entrava e teve partidas em que sequer foi relacionado. Porém, com a chegada de 2021, com uma temporada atípica por conta do covid-19 e com um elenco suscetível a lesões, Musiala foi recebendo oportunidades aos poucos e sempre aproveitando-as.

Por ser um jogador rápido, com boa tomada de decisão, boa finalização e sua enorme capacidade de sempre gerar jogo (dar sequência e opção nas jogadas), ele se aproveitou das diversas ausências na parte final da temporada de Müller, Gnabry, Coman e Douglas Costa e passou a ser um reserva imediato, e até titular em algumas ocasiões, em quase todos os setores do ataque. Atuou como meia esquerda, meia direita e meia atacante, e sempre com o mesmo (alto) nível de atuação.

Segundo os dados do sofascore.com ao todo foram 37 jogos, sete gols e uma assistência em toda a temporada. Apesar de não serem números que chamam a atenção, vale ressaltar que Musiala foi titular em apenas onze partidas e teve uma média de 34 minutos por jogo na Bundesliga. Outro aspecto destacável em seus números é a média de chutes para marcar um gol: a cada quatro finalizações, aproximadamente, Musi balança as redes. Tal estatística mostra a boa precisão no chute do jogador e um bom faro de gol para um meio-campista.

Musiala
dados SofaScore

Portanto, pelo que apresentou até aqui, será um jogador de suma importância para o Bayern na próxima temporada e poderá ser muito útil para a seleção alemã devido a sua enorme capacidade de atuar em diversas faixas de campo no setor ofensivo e manter o alto nível. Musiala jogará sua primeira competição profissionalmente por sua seleção na Euro, porém, apesar de já estar integrado no elenco, é uma jovem promessa e que poderá render bons frutos para a tetracampeã mundial em competições futuras.

SHARE