CR7 bate recordes mesmo em temporada “ruim”

O que é uma temporada ruim para Cristiano Ronaldo? 44 jogos, 36 gols, quatro assistências e dois títulos? Aparentemente, sim. Como estamos falando de um dos melhores de todos os tempos, o nível de exigência para CR7 bate nas nuvens. Portanto, na temporada 2020-21 com a Juventus, podemos dizer que o português esteve abaixo de seu nível habitual.

Ainda assim, o gajo atingiu marcas expressivas – e quebrou recordes. Como ele mesmo diz, “não persigo recordes, são os recordes que me perseguem”. De fato, parece verdade. Isso porque, mesmo em uma temporada decepcionante com o time de Turim (em termos de resultados e campanhas), CR7 conseguiu números e feitos de dar inveja a qualquer um. Vamos a eles!

Artilheiro da Serie A

Pela primeira vez desde que chegou a Juventus, no início da temporada 2018-19, CR7 conseguiu ser o “capocannoniere”, ou seja, artilheiro da Serie A. No total, 29 gols marcados em 33 gols – cinco bolas na rede a mais que Romelu Lukaku, da Inter. Desdes 29 gols, 16 foram com a perna direita, seis com a perna esquerda e sete de cabeça. Cristiano é o primeiro português a conseguir tal feito na história.

Para isso, o atacante finalizou 168 vezes durante o campeonato (líder neste quesito, com 24 chutes a mais que o segundo colocado, Ciro Immobile). Além disso, CR7 foi responsável por 38% de todos os gols da Juventus. Ele também liderou entre os jogadores que mais abriram o placar na Serie A – nove vezes. Por fim, o gajo esteve ligado, diretamente (com gols), a 18 dos 78 pontos conquistados pela Vecchia Signora.

Ou seja, a Juve foi bastante dependente de Cristiano Ronaldo ao longo de toda a competição. Na verdade, a equipe bianconera jamais perdeu quando seu camisa 7 marcou – em 33 jogos. No entanto, a posição final na tabela decepciona: apenas o 4º lugar, conquistado na última rodada por conta de tropeço do Napoli. Ao menos, tal posto garantiu uma vaga na Champions League a Juventus.

100 gols pelo clube

Além da artilharia da Serie A, CR7 também conseguiu bater um recorde “interno” Isso porque, contra o Sassuolo, na 36ª rodada, o português marcou seu 100º gol com a camisa bianconera. Dessa forma, ele se tornou o jogador que mais rapidamente atingiu a marca centenária na história do clube: apenas três temporadas, contando todos os torneios. No jogo seguinte, contra a Inter, Cristiano marcou mais um.

Portanto, o gajo tem, até este momento, 101 gols em 133 jogos pela Vecchia Signora. Além disso, os 29 gols marcados no campeonato italiano também representaram outro feito significativo: são 12 temporadas seguidas para CR7 marcando, ao menos, 20 gols na competição nacional. Somente Lionel Messi tem o mesmo retrospecto vigente.

  • 29 golsSerie A  2020/2021
  • 31 golsSerie A 2019/2020
  • 21 golsSerie A 2018/2019
  • 26 golsLa Liga 2017/2018
  • 25 golsLa Liga 2016/2017
  • 35 golsLa Liga 2015/2016
  • 48 golsLa Liga 2014/2015
  • 31 golsLa Liga 2013/2014
  • 34 golsLa Liga 2012/2013
  • 46 golsLa Liga 2011/2012
  • 40 golsLa Liga 2010/2011
  • 26 golsLa Liga 2009/2010

Muito por conta destes números, Cristiano Ronaldo foi eleito pela torcida da Juve como o melhor jogador do time na temporada. A votação foi aberta. Também vale dizer que o português foi escolhido como melhor atacante do campeonato italiano pela própria Serie A.

Títulos

Se CR7 conseguiu destaque em âmbito nacional, o português, porém, não esteve presente na seleção da Champions League 2020-21. Algo natural, afinal, a Juventus foi eliminada ainda nas oitavas de final para o Porto. O gajo marcou quatro gols e deu duas assistências em seis jogos. O sexto troféu da competição não veio nesta temporada, mas o camisa 7 pode se vangloriar de outras duas conquistas.

A primeira, em janeiro de 2020, na Supercopa da Itália. Cristiano, inclusive, marcou um dos gols na vitória por 2 a 0 contra o Napoli e que deu o título a Vecchia Signora. Mais recentemente, a equipe então comandada por Andrea Pirlo venceu a Coppa Italia, com direito a um 2 a 1 na final diante da Atalanta. O português passou em branco na decisão, mas pôde erguer seu quinto troféu com a camisa bianconera desde que chegou a Turim.

“A Supercopa da Itália, a Copa da Itália e o título de artilheiro me enchem de alegria, sobretudo pela dificuldade de jogar em um país onde não é fácil ganhar. Com essas honrarias, consegui o objetivo que coloquei para mim desde o primeiro dia que vim jogar na Itália” – Cristiano Ronaldo

Fica ou não fica?

Apesar da temporada da Juventus ser considerada frustrante por torcedores e imprensa, CR7 tratou de fazer um balanço positivo a respeito do resultados obtidos. Em post recente em sua conta no Instagram, o português destacou os feitos inéditos que conseguiu nas últimas semanas: a artilharia da Serie A e a conquista da Coppa Italia.

Seriam tais “vitórias” suficientes para motivar o português a permancer mais uma temporada em Turim? Neste momento, é difícil cravar qual será o destino do atacante de 36 anos. Embora tenha sido noticiado que sua esposa, Georgina Rodríguez, afirmou que ele permanece na Itália, a Gazzetta dello Sport apurou que CR7 está insatisfeito com o retorno de Maximiliano Allegri ao comando do time. Dessa forma, ele teria pedido para seu empresário, Jorge Mendes, abrir negociações com o Paris Saint-Germain.

No entanto, estas são as “não-notícias” do futebol, que tomam conta deste período sem jogos acontecendo. Cada um especula o que quer, afirma sem ter certeza – e acredita quem quer também. Portanto, será preciso aguardar para saber a decisão de Cristiano Ronaldo. Fato é que os números e conquistas do português nesta temporada nos dão a tônica de uma carreira vitoriosa. Mesmo quando achamos que ele foi discreto, ainda assim, recordes e marcas históricas acompanham sua trajetória. É para poucos!