Brasileiros no mundo: Matheus Pereira

Neste mês de maio, chegou ao fim mais uma temporada da Premier League. Dessa forma, o West Bromwich não conseguiu continuar na elite do futebol inglês. Os Baggies terminaram a competição na 19ª posição, com apenas 5 vitórias, 11 empates e 22 derrotas, chegando aos 26 pontos. Entretanto, um ponto fora da curva dessa equipe foi o brasileiro Matheus Pereira. O meia-atacante foi o principal destaque do time em 2020/21, e foi um dos grandes nomes do Brasil na Terra da Rainha. Assim, o MondoSportivo Brasil conta um pouco mais sobre a carreira deste atleta.

Início de carreira em Minas Gerais e mudança para Portugal

Matheus Fellipe Costa Pereira nasceu no dia 5 de maio de 1996, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Porém, foi no interior do estado que ele começou a dar seus passos no futebol. A 320 km de distância de BH, Matheus iniciou sua carreira em Governador Valadares, cidade do leste mineiro. Nesse tempo, passou por dois clubes do município: o Democrata e o Filadélfia. Entretanto, o brasileiro e sua família não ficaram muito tempo no país. Em 2010, todos eles se mudaram para Portugal.

Na Europa, Matheus Pereira continuou sua caminhada para se tornar um atleta de futebol profissional. Em 2010, aos 14 anos de idade, o brasileiro começou a jogar nas categorias de base do Trafaria, de Portugal. Desde então, já chamou a atenção de olheiros, em particular do Sporting, de Lisboa. Trafaria não é muito longe da capital portuguesa. Dessa forma, José Meireles, funcionário dos Leões, o levou para jogar na equipe Alviverde.

Base e início no profissional: a passagem de Matheus Pereira pelo Sporting

Após o convite de José Meireles, Matheus Pereira chegou à capital portuguesa para atuar na base do Sporting Clube de Portugal. Dessa forma, não demorou para o brasileiro se destacar nas divisões inferiores do clube, até chegar no Sporting B. No clube B, o brasileiro fez duas temporadas de muito sucesso: 2015/16 e 2016/17. Em ambas as temporadas, o meia-atacante marcou 8 gols. No total, foram 16 tentos em 26 partidas.

Na temporada 2017/18, Matheus Pereira foi promovido para a equipe principal do Sporting. O jogador realizou sua estreia em uma partida pela UEFA Europa League, contra o Besiktas. Entretanto, o brasileiro começou a ser emprestado pelos Leões para outros clubes. Seu primeiro empréstimo foi para o Chaves, também equipe portuguesa que disputava a 1ª divisão. Pelos Valentes, o meia-atacante marcou 8 gols e deu 5 assistências em 29 jogos.

Mesmo com os bons números, Matheus Pereira novamente foi emprestado na temporada seguinte pelo Sporting para o Nuremberg, que na ocasião, estava na Bundesliga. Entretanto, foram apenas 21 jogos com 3 gols e 2 assistências. Dessa forma, novamente teve outro empréstimo. Enfim, na temporada 2019/20, o brasileiro chegou ao West Bromwich, e começou a viver seu melhor momento na carreira.

Ascensão e melhor momento na carreira: a passagem pelo West Bromwich

Na temporada 2019/20, o Sporting novamente emprestou Matheus Pereira, agora para o West Bromwich. O clube inglês estava na Championship, a 2ª divisão do futebol do país. Além disso, se iniciava um novo trabalho na equipe, com a chegada do técnico Slaven Billic. Dessa forma, o treinador croata potencializou meia-atacante com uma nova função. Anteriormente, o brasileiro atuava muito mais pelo lado direito do campo. Porém, nos Baggies, Matheus começou a atuar mais centralizado, participando muito mais do jogo, e tendo ações diretas nos gols do West Brom.

Assim, Matheus Pereira foi fundamental na campanha do acesso dos Baggies para a Premier League na temporada 2019/20. O clube terminou na 2ª posição e conseguiu o acesso direto, com 83 pontos, e ficando atrás apenas do Leeds United na tabela. O brasileiro teve muito destaque nos números, como mostra o Sofascore. A saber, Matheus marcou 8 gols na temporada. Porém, foi muito participativo na construções de jogadas.

Na Championship 2019/20, Matheus Pereira foi o líder de assistências do campeonato, com 16 passes para gol no total. Além disso, foi o atleta que mais criou chances perigosas, com 20 oportunidades. Enfim, foi o 4º atleta com mais participações em gols, com 24, somando gols e assistências. Assim, terminou a competição com a segunda maior nota da temporada na média, com 7.45, ficando atrás apenas de Said Benrahma, com 7.48.

2020/21: a melhor temporada de Matheus Pereira

Já na Championship, Matheus Pereira chamou a atenção de grandes clubes da Premier League. Porém, ele não pertencia de forma definitiva ao West Bromwich. No medo de talvez perder o brasileiro, o time inglês desembolsou um pouco mais de 9 milhões de euros para contratar o jogador por 4 temporadas. Era o primeiro ano do jogador na elite do futebol inglês. Os Baggies sabiam da missão difícil que seria evitar o rebaixamento. Porém, apesar o regresso a Championship, Matheus se destacou pelo clube.

Números

Na temporada, Matheus Pereira fez 34 jogos, e marcou 11 gols e deu 6 assistências. Talvez tenha sido o atleta que se destacou nas derrotas do West Bromwich na temporada. Entretanto, os jogos em que ele mais chamou atenção foram em duas grandes vitórias. Primeiramente, o brasileiro fez 2 gols na vitória do clube sobre os Wolves fora de casa por 2 x 3. Também como visitante, balançou a rede duas vezes contra o Chelsea, em goleada histórica por 2 x 5, na primeira derrota de Thomas Tuchel, campeão da Europa, sob o comando dos Blues.

Além do destaque nas grandes atuações, Matheus Pereira terminou a temporada como o brasileiro que mais participou de gols desta edição da Premier League. Somando gols e assistências, o meia-atacante participou de 16 tentos do West Bromwich na temporada. Além disso, terminou com o maior número de gols, assistências, passes decisivos, chances criadas e dribles e chutes certos entre os jogadores de seu clube, segundo o Sofascore.

Matheus Pereira vem a cada temporada evoluindo seu futebol. Desde sua passagem por Portugal chama atenção. Além disso, vem mostrando praticidade para jogar em várias funções do campo dentro do jogo. Dessa forma, muita gente pediu para que Tite convocasse o meia-atacante do West Brom para os confrontos das Eliminatórias. Enfim, os questionamentos ao técnico brasileiro podem até aumentar caso Matheus continue jogando em alto nível, principalmente na Premier League. Com o rebaixamento do West Bromwich, é muito difícil imaginar o atleta continuando nos Baggies.

SHARE