ALONGAMENTO ESTÁTICO NÃO PREVINE LESÕES
Alongamentos estáticos antes da atividade física tem sido prática tradicional realizada pelos atletas durante muitos anos como parte do aquecimento. Para o treinamento de força, comumente recomenda-se aos atletas a realização prévia de alongamentos estáticos sem saber a real repercussão sobre o desempenho esportivo. Esta recomendação tem sido baseada na ideia de que o alongamento melhora o desempenho, evita lesões e aumenta a flexibilidade. Pesquisas recentes têm mostrado que não há provas científicas para apoiar esta prática.
Em um estudo realizado na Universidade de Nevada, em Las Vegas, os atletas estudados demonstraram uma capacidade menor de geração de força muscular das extremidades inferiores após o alongamento estático do que aqueles que não fizeram nenhum tipo de alongamento. Outros estudos encontraram que o alongamento muscular diminui em até 30% a força muscular em testes de salto e força máxima. Estes estudos sugerem que o alongamento estático geraria uma resposta neuromuscular inibitória. O músculo alongado tornar-se menos reativo e fica “enfraquecido” por até 30 minutos após o alongamento, o que ninguém deseja antes de começar, por exemplo, uma partida de futebol, já que a força é um dos fatores mais importantes na performance esportiva.
Além disso, o estudo apontou que o alongamento estático pode ser prejudicial para o treino de força, especialmente se eles realizam o alongamento logo antes ou entre as séries do treinamento. O alongamento reduziria a resistência à ruptura das fibras musculares e está em contradição com a necessidade de uma forte contração do músculo para vencer a resistência e, assim, atingir o objetivo de fortalecimento.
A elaboração de um aquecimento de qualidade juntamente com um alongamento dinâmico especifico para cada modalidade, antes do inicio da atividade esportiva, já seria suficiente para promover um aumento da temperatura corporal sem causar fadiga ou diminuição nos níveis de glicogênio. E o mais importante, sem interferir negativamente na força muscular do atleta.
Visualizza questo post su Instagram