A temporada 2020/21 da Premier League terminou no último final de semana. Dessa forma, o Leeds United, que voltou a divisão de elite do futebol inglês, fez uma boa campanha. Com 18 vitórias, 5 empates e 15 derrotas, a equipe comandada por Marcelo Bielsa terminou na 9ª posição com 59 pontos. A segurança do clube no torneio vem pelo desempenho de muitos jogadores, mas de um jogador em especial: Raphinha. Aos 24 anos, o ponta chegou nesse ínterim na Inglaterra e foi um dos que mais se destacaram pelos Whites. Assim, o MondoSportivo Brasil conta um pouco mais da carreira deste promissor atleta brasileiro.
⚡️ Rapha! pic.twitter.com/MLPOIycmJ7
— Leeds United (@LUFC) May 15, 2021
Início de carreira de Raphinha
Raphael Dias Bellolli, ou simplesmente Raphinha, nasceu em 14 de dezembro de 1996, em Porto Alegre. Em sua infância e adolescência, teve suas dificuldades para seguir seu sonho em ser um jogador de futebol. Em algumas entrevistas, o brasileiro relatou a origem humilde de sua família, e as complicações no início que passou para conseguir comparecer aos treinos, pelo custo que isso o trazia, como na passagem para ir treinar. Entretanto, sempre comentou sobre a importância da presença de sua família, para continuar persistindo este sonho.
Visto isso, Raphinha hoje ajuda crianças necessitadas junto de seu pai em Porto Alegre, tentando utilizar para o bem da sua comunidade, tudo aquilo que o futebol lhe proporcionou. Sobre futebol, o brasileiro começou jogando na base do Audax, clube de São Paulo. Porém, ainda na base, se mudou para Florianópolis para jogar no Avaí, time que também o revelou. No Leão da Ilha, o ponta fez apenas dois jogos no profissional e logo se transferiu para Portugal.
Guimarães e Lisboa: a passagem por Portugal
Raphinha não ficou muito tempo no Brasil e em 2016, se transferiu para o Vitória de Guimarães. Primeiramente, o brasileiro atuou pela equipe B dos Vitorianos, mas logo se destacou e foi para o time principal, no qual estreou diante do Paços de Ferreira. A saber, o primeiro gol saiu na temporada 2016/17, contra o Marítimo, mas foi um ano depois que o atacante começou a chamar atenção. O atleta fez 18 gols em 43 jogos em 2017/18. Dessa forma, foi eleito o melhor jogador do clube nesse ínterim, com disputa também de torneios continentais, na UEFA Europa League.
Todo este destaque no Vitória de Guimarães, sendo considerado o principal atleta do clube na época, o brasileiro chamou à atenção de um dos 3 gigantes de Portugal: o Sporting. Sendo assim, os Leões pagaram cerca de 7 milhões de euros para contar com Raphinha, que se transferiu para Lisboa. Em duas temporadas na equipe, o ponta atuou em 41 partidas, e marcou 9 gols. Mesmo não tendo o brilho em números de sua passagem pelo Vitória, continuou sendo elogiado, e chamou atenção de outros centros do futebol.
Chegada na França e o salto na carreira: a passagem de Raphinha pelo Rennes
Com temporadas boas em Portugal, Raphinha atraiu o interesse de outros clubes, e decidiu seguir sua carreira na França. Em 2019, o brasileiro assinou com o Rennes, que pagou 21 milhões de euros pelo atacante. Na época, foi a maior contratação da história do clube. Foram 36 jogos e 8 gols pelo time francês, mas principalmente se destacando na temporada 2019/20. Um grande velocista principalmente pelo lado do campo, e contribuindo com gols e assistências.
Na temporada 2019/20, Raphinha fez 30 jogos e marcou 7 gols, além de 3 assistências na Ligue 1. Dessa forma, o brasileiro foi fundamental para o Rennes conquistar o 3º lugar no campeonato nacional e assim, se classificar para a UEFA Champions League. Entretanto, o atacante não chegou a disputar a competição europeia com os franceses. Marcelo Bielsa pediu o ponta, que aceitou. Rapinha decidiu partir para a disputa da Premier League.
Temporada atual e sucesso no Leeds United
Uma contratação que custou quase 19 milhões de euros para o Leeds United. Foram estes os valores que o time inglês desembolsou para tirar Raphinha do Rennes e seguir para a Inglaterra. O começo de temporada foi um pouco tímido, assim como todo o time dos Whites. Porém, a medida que o recém-promovido da Championship crescia, o brasileiro evoluía junto com seu elenco. No esquema tático de Marcelo Bielsa, o camisa 18 foi fundamental como uma “válvula de escape”, sobretudo pelo lado direito do campo.
Quando o Leeds joga com 3 zagueiros, Raphinha atua como um ala. Por outro lado, numa linha de 4 defensores, o brasileiro atua mais adiantado, e se torna um ponta-direita. E isso favoreceu muito o atleta, que teve números muito bons na temporada, e foi um dos melhores jogadores no Brasil na última edição da Premier League. Abaixo, segue alguns números do jogador, pelo Sofascore.
Números de Raphinha pelo Leeds
A começar, Raphinha terminou a Premier League com 6 gols, e foi o 5º maior artilheiro do clube na competição. Porém, o seu destaque vem no coletivo. Dessa forma, o brasileiro foi o jogador que mais deu assistências dentro do Leeds na temporada, com 9 passes para gol, sendo o 6º melhor do quesito de toda a competição. Além disso, teve 15 participações diretas em gols dos Whites, ficando atrás apenas de Patrick Bamford e Jack Harrison.
Entretanto, se levar estas participações apenas para jogadores brasileiros, Raphinha foi o segundo jogador que mais participou de gols na Premier League, e fica atrás apenas de Matheus Pereira, do West Bromwich. Além disso, ele lidera a estatística de chances criadas no Leeds United com 12, e tem a maior média de dribles, com 1.9 por jogo. Enfim, o brasileiro foi fundamental na campanha dos comandados de Marcelo Bielsa na volta a elite do futebol inglês.
😁 Back in the squad! pic.twitter.com/2GUsPKwqme
— Leeds United (@LUFC) May 8, 2021
A cada temporada que passa, Raphinha evoluí cada vez mais como jogador de futebol. Paralelo a esse crescimento, o brasileiro não esquece do lugar de onde saiu, das dificuldades que passou, e usa do futebol para ajudar a sociedade. Na última convocação da seleção brasileira, muitos já pediam a presença dele entre os escolhidos, então fica o questionamento: Chegou a hora de Raphinha ser testado na seleção brasileira?