Campeão da Euro pela Itália, ex-jogador Tarcisio Burgnich morre aos 82 anos

Morreu nesta quarta-feira (26), aos 82 anos de idade, o ex-jogador da Inter de Milão e do Napoli Tarcisio Burgnich. O ex-lateral, que foi campeão da edição de 1968 da Eurocopa com a seleção da Itália, lutava contra uma grave doença.

O ex-lateral ficou um período internado no hospital Versilia, na cidade de Camaiore. No entanto, passou seus últimos dias em uma casa de repouso em Forte dei Marmi, na província de Lucca, na região central da Itália.

Considerado um dos melhores defensores da história do futebol italiano, Burgnich também se destacou por ter sido vice-campeão da Copa do Mundo de 1970, no México, quando a Azzurra foi derrotada na decisão pelo Brasil por 4 a 1.

Burgnich foi revelado em 1958 pela Udinese, mas fez história como jogador na Internazionale, onde atuou entre os anos de 1962 e 1974. Em quase 500 partidas pelos nerazzurri, o ex-defensor conquistou diversos títulos, como quatro Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões e duas Copas Intercontinentais.

Depois de sua passagem gloriosa pela Inter, Burgnich fechou sua carreira no Napoli, mas não deixou de levantar ao menos um troféu. O ex-lateral conquistou pelo clube azzurro uma Copa da Itália e uma Copa da Liga Ítalo-Inglesa. O ex-atleta ainda passou por Juventus, onde venceu uma Serie A, e Palermo.

Em 1978, um ano depois de ter pendurado as chuteiras, Burgnich iniciou no Livorno a carreira de treinador. Com passagens por diversas equipes do segundo escalão do futebol italiano, o ex-atleta não conseguiu repetir o mesmo sucesso como jogador. O seu último trabalho foi uma curtíssima passagem pelo Pescara na temporada de 2000/01.

Apesar de ter realizado alguns bons trabalhos como técnico do Genoa e do Como, Burgnich é muito lembrado pela sua passagem no Bologna. Na temporada de 1981/82, o italiano foi o primeiro treinador a dar uma chance no profissional ao então jovem Roberto Mancini, que mais tarde se tornaria uma lenda da Sampdoria e técnico da seleção da Itália.

Assim como diversas personalidades do futebol, Mancini publicou em suas redes sociais uma homenagem para Burgnich. O treinador agradeceu o ex-jogador pela chance que o deu quando atuava no Bologna.

O perfil da Fifa da Copa do Mundo também se despediu de Tarcisio Burgnich ao postar uma imagem do ex-jogador marcando Pelé durante a final do Mundial de 1970.