Há pouco tempo o Grêmio passou por uma ruptura difícil que foi a de substituir Renato Portaluppi, até então o técnico mais longevo do Brasil. Além disso, a condição de ídolo máximo do clube tornou substituição mais dura ainda.
O nome de Tiago Nunes para comandar o Grêmio num momento crucial no início de temporada foi uma unanimidade por parte da diretoria gremista. Porém, o desempenho e os resultados de campo precisavam colaborar para que essa transição e reorganização fosse feita.
Ao conquistar o Campeonato Gaúcho e conseguir uma incrível sequência de nove jogos de invencibilidade, com oito vitórias e um empate, Tiago Nunes conseguiu fazer essa passagem de comando da melhor maneira possível e ter assim a tranquilidade necessária para encarar o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Bom dia, tetr4campeões! 🇪🇪
No CT Luiz Carvalho, a equipe trabalha na preparação para a partida de quinta-feira, contra o La Equidad.💪⚽️ #VamosTricolor pic.twitter.com/yr6vfFtlFT
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 25, 2021
Sem mudanças drásticas em relação ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por Renato Portaluppi e ajustando mais questões de posicionamento de jogadores, Tiago Nunes conseguiu corrigir alguns problemas do Grêmio. O resultado foi um time mais compacto e objetivo.
Um dos jogadores que permitiu que o novo técnico do Grêmio tivesse a condição de reordenar o time e desse mais robustez defensiva à equipe foi Tiago Santos, jogador mais posicionado e de forte marcação no meio-campo. A partir daí, Matheus Henrique teve mais liberdade para abastecer o ataque, o que também culminou com o crescimento evidente do atacante Ferreirinha, outro expoente do time do Grêmio nessa primeira parte da temporada.
As boas notícias do Grêmio vão mais além. Douglas Costa, contratado semana passada, em aproximadamente duas semanas, já deve ficar a disposição e reforçar ainda mais o time que já mostrou uma boa evolução. O zagueiro Kannemann, que praticamente não jogou na temporada devido a uma lesão no quadril, também em pouco tempo fica à disposição de Tiago Nunes, acrescentando muito ao sistema defensivo.
O Grêmio publicamente já afirmou que ainda deve fazer uma ou duas contratações. Um meio-campista articulador parece ser a prioridade e o nome do colombiano Quintero, atualmente na China, surge como uma grande opção para preencher uma lacuna há muito em aberto no time.
Com a chegada das competições nacionais, o Grêmio tem a tranquilidade e a organização necessárias para ter um início eficaz na parte mais difícil da temporada, em que o nível de exigência aumenta e os adversários são mais qualificados. Agregando qualidade com os reforços e mantendo a organização até agora obtida por Tiago Nunes, o Grêmio desponta como um dos times que pode chegar longe em 2021.