Na manhã desta terça-feira (25), no Brasil, a Fiorentina oficializou a contratação de Gennaro Gattuso para a função de treinador da equipe. Aos 43 anos, o italiano assume o comando da Viola a partir de 1º de julho. Gattuso esteve no Napoli durante a última temporada, onde encerrou a Serie A na 5ª colocação. Já a Fiorentina brigou contra o rebaixamento durante grande parte do campeonato, mas conseguiu se salvar na antepenúltima rodada. O clube de Firenze foi 13º colocado com apenas 40 pontos.
Gennaro Gattuso è il nuovo allenatore della Fiorentina 🤝#ForzaViola 💜 #Fiorentina#ViolaArt by @PainterBeard 🎨
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) May 25, 2021
O preferido do presidente
O nome de Gattuso já vinha sendo especulado na Viola pela imprensa italiana ainda antes do término da Serie A. A informação é que ele sempre foi o alvo predileto de Rocco Commiso, presidente da Fiorentina. O anúncio da contratação do campeão mundial pela Italia em 2006 vem rápido. Ainda ontem (24), Gattuso foi confirmado fora do Napoli – algo que já era sabido, mas que ainda não tinha o carimbo da direção napolitana.
Antes disso, a proximidade do italiano com o clube sempre variou. Uma hora mais distante, mas, de repente, os rumores esquentavam novamente. Nesse meio tempo, outros nomes rondaram o estádio Artemio Franchi. Paulo Fonseca, que deixou a Roma após o fim da Serie A, foi a especulação mais recente. No entanto, ele não foi o único. Maurizio Sarri, Ivan Juric (atualmente no Verona) e até mesmo Abel Ferreira, comandante do Palmeiras, tiveram seus nomes vinculados a Fiorentina.
Ou seja, a lista era enorme. E as dúvidas também. Rocco Commisso, porém, sempre desejou ter Gattuso ao seu lado. Na última coletiva de imprensa – quando, inclusive, se exaltou com jornalistas – o presidente afirmou que a decisão se daria somente após o término do campeonato. Pois bem. Dito e feito. No fim das contas, o dirigente, dessa vez, parece ter ficado sempre um passo à frente da imprensa quanto a essa questão.
Sendo assim, ‘Rino’ Gattuso, como também é conhecido, chega para substituir Giuseppe Iachini, que retornou à Florença em março. Iachini foi, também, quem começou a temporada no comando da Viola. Neste meio tempo, Cesare Prandelli dirigiu o time durante cinco meses. No Napoli, Gattuso esteve à beira do campo em 81 partidas, com 46 vitórias, apenas 9 empates e 22 derrotas. Por lá, ele conquistou a Coppa Italia de 2019-20.
Revolução em Florença!
Dada esta notícia, a expectativa, agora, fica para o mercado da Fiorentina. A primeira decisão a ser tomada era, de fato, a do novo treinador. Daqui em diante, tudo gira em torno do que Gattuso quer para sua nova equipe. Já vimos o italiano comandar equipes com diferentes propostas de jogo – antes do Napoli ofensivo, ele dirigiu um Milan um pouco mais inclinado aos contragolpes.
Portanto, cabe ao novo treinador dar a letra. O elenco da Viola é escasso e vai necessitar de reforços de qualquer maneira. Certamente, uma das prioridades é manter o artilheiro Dusan Vlahovic mais uma temporada – e é de se imaginar que esta tenha sido, sim, umas das condições de Gattuso para assumir a Fiorentina. No entanto, nada ainda é certo. O que se sabe é que uma revolução pode estar a caminho de Florença.
Tanto no sentido de elenco, quanto no de ideia de jogo. Gattuso rompe totalmente com o futebol pragmático instaurado – quase que instintivamente – por Iachini e Prandelli. Ali, era uma simples questão de sobrevivência na elite do calcio. Agora, é possível pensar mais longe.
A Fiorentina tem jogadores para almejar uma posição melhor que a 13ª na tabela. Aliás, esta foi a pior temporada da equipe, em termo de pontuação (40), das últimas duas décadas. Ou seja, desde que o clube foi refundado, jamais havia somado poucos pontos como agora. Portanto, se trata de uma mudança necessária. A começar pelo técnico. Enfim, a torcida gigliati tem em algo no qual se apoiar.
“Eu estou convencido que Gattuso vai nos ajudar no nosso crescimento e que sua história profissional e humana representem para o clube uma importante garantia de determinação, competência e vontade de vencer ”- Rocco Commisso, presidente da Fiorentina
"Sono convinto che #Gattuso ci aiuterà nella nostra crescita e che la sua storia professionale e umana rappresentino per il club una garanzia importante di determinazione, competenza e voglia di vincere." – Rocco Commisso.#ForzaViola 💜 #Fiorentina
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) May 25, 2021