Tudo sobre a última rodada da Bundesliga

34ª rodada da Bundesliga

STUTTGART 0 X 2 ARMINIA BIELEFELD

Gols: Fabian Klos (66’) e Doan (72’)

O Stuttgart já não tinha pretensões na temporada, mas foi quem tentou ter o controle da partida através da posse de bola. O atacante da equipe, Kalajdzic, até marcou o primeiro gol do jogo, aos 35 do primeiro tempo, porém, o VAR anulou o tento. Depois disso, os donos da casa não conseguiram sequer finalizar uma bola na direção do gol. 

Já o Arminia, que jogava pela sua permanência na elite, optou por jogar no erro do adversário e colheu os frutos por isso na segunda etapa com um pênalti sofrido após um erro defensivo. E, logo depois, Ritsu Doan fez bela jogada individual, invadiu a área pelo lado direito e deu números finais ao jogo.

Com a vitória, o Arminia se livrou do rebaixamento e do playoff ficando na 15ª posição com 35 pontos. O Stuttgart termina o campeonato em nono lugar.

WERDER BREMEN 2 X 4 BORUSSIA M’GLADBACH

Gols: Rashica (80’) e Füllkrug (83’) // Stindl (3’), Thuram (52’), Bensebaini (58’) e Neuhaus (67’)

O Werder Bremen entrava em campo para brigar contra o rebaixamento e o Gladbach para buscar uma vaga na Conference League no último jogo de Marco Rose sob seu comando. Durante a partida, vimos um Borussia dominante e que não teve muitas dificuldades em explorar as (muitas) fraquezas do adversário e abriu uma confortável vantagem de 4 a 0

Do lado do Werder, apesar de ter finalizado bastante, a equipe desperdiçou muitas chances claras e demonstrou muita fragilidade quando foi atacado; o roteiro que costuma ser característico de equipes rebaixadas.

Apesar da vitória, o Gladbach não conseguiu sua vaga na nova competição europeia pois seu concorrente direto, Union Berlin, venceu na rodada e o empurrou para a oitava posição. O Bremen, após um segundo turno catastrófico, desceu em queda livre na tabela e terminou em 17º, sendo rebaixado direto para a segunda divisão. A última vitória da equipe foi em março e a sequência negativa de dez jogos sem vencer, sendo nove derrotas, foi fatal para o primeiro rebaixamento do time em 40 anos.

FRANKFURT 3 X 1 FREIBURG

Gols: André Silva (62’), Touré (87’) e Ache (90’+2) // Woo-Yeong Jeong (76’)

Ambos os times não tinham mais objetivos na última rodada da Bundesliga. O Freiburg fez um campeonato tranquilo, sem sustos, mas também sem brilho e terminou em décimo lugar. Já o Frankfurt, após uma sequência oscilante na reta final do campeonato, ficou sem a vaga para a Champions, mas vai disputar a Europa League como consolo. A equipe terminou em quinto lugar e se despediu do técnico Adolf Hütter, que irá assumir o Borussia M’gladbach na próxima temporada.

Na partida, o que chamou mais atenção foi o gol de André Silva, que venceu a “disputa” pessoal com Haaland e terminou a competição com 28 gols contra 27 do norueguês se tornando o segundo maior goleador da Bundesliga 20/21.

WOLFSBURG 2 X 3 MAINZ 05

Gols: Philipp (47’) e Victor Sá (66’) // Boëtius (44’), Quaison (54’) e Stefan Bell (77’)

Em mais uma partida que serviu apenas para cumprir tabela, o Wolfsburg foi surpreendido em casa e acabou sendo derrotado pelo Mainz

A partida foi bastante disputada e equilibrada. Apesar de não valer muita coisa, o jogo foi bem dinâmico e com duas equipes muito interessadas na vitória. O que mais chamou a atenção no jogo foi o golaço de empate de Victor Sá e a incomum fragilidade defensiva dos ‘Lobos’. Além de sofrer três gols, o que só havia acontecido três vezes nesta Bundesliga até então, a equipe permitiu 16 finalizações do adversário e 14 delas dentro de sua grande área.

O Mainz terminou em 12º e o Wolfsburg, que já havia segurado sua vaga na Champions na rodada anterior, perdeu o terceiro lugar para o Borussia Dortmund e terminou em quarto com 61 pontos.

HOFFENHEIM 2 X 1 HERTHA BERLIN

Gols: Adamyan (49’) e Kramaric (90’+1) // Darida (43’)

O Hoffenheim fez um primeiro tempo ofensivo e agrediu o adversário, porém desperdiçou algumas chances claras e viu Darida abrir o placar para os visitantes ainda antes do intervalo. Na segunda etapa a equipe não se abalou com o gol, manteve o ritmo e foi atrás da vitória, que só foi sair com o gol histórico de Kramaric, o primeiro jogador a atingir a marca de 20 gols em uma única edição de Bundesliga pelo Hoffenheim. Além disso, a partida também entrou pra história por ter marcado a aposentadoria do volante alemão campeão do mundo Sami Khedira.

O Hertha, apesar da derrota, já havia se livrado do rebaixamento em rodadas anteriores e terminou em 14°, dois pontos à frente da zona de playoff. Já o time da casa, terminou em 11° lugar.

COLÔNIA 1 X 0 SCHALKE 04

Gol: Sebastiaan Bornauw (86’)

Após passar, praticamente, todo o segundo turno na zona de rebaixamento, o Colônia ainda chegou na última rodada com chances de se safar. Bastava ganhar e torcer para Werder Bremen e/ou Arminia Bielefeld tropeçarem. E, apesar de não ter feito sua parte durante quase todo o campeonato, o Köln demonstrou que lutaria pela sua permanência até o final.

E assim o fez. Após tanto finalizar e atacar, o gol salvador, enfim, saiu já na reta final da partida. O zagueiro, Sebastiaan Bornauw, que já havia salvado um gol ainda no primeiro tempo, foi para o ataque e marcou o gol mais importante da temporada do time. 

Dessa maneira, a equipe somou seus três pontos, se aproveitou da derrota do Bremen e ganhou uma sobrevida na Bundesliga. Ainda não está totalmente livre da queda pois terminou a competição na zona de playoff e irá disputar dois jogos contra o terceiro colocado da Bundesliga 2, Holstein Kiel, para decidir quem jogará na elite na próxima temporada.

O Schalke, já rebaixado, terminou sua lamentável temporada com mais uma derrota e amargando a última colocação.

 

BORUSSIA DORTMUND 3 X 1 BAYER LEVERKUSEN 

Gols: Haaland (5’), (84’) e Reus (51’) // Lars Bender (89’)

Borussia e Bayer já haviam conquistado suas vagas para a Champions e Europa League, respectivamente. Portanto, durante todo o jogo, o que chamou mais atenção foram as diversas despedidas. Piszczek fez sua última partida pelo clube aurinegro, anunciou que se aposentará e foi homenageado antes da partida e ao ser substituído.

Edin Terzic, o técnico “interino” do Dortmund também fez seu último jogo sob o comando da equipe, já que, Marco Rose, chegará para assumir a partir da próxima temporada. Do lado do Bayer, Sven Bender, ex-Borussia Dortmund, também foi outro que anunciou sua aposentadoria e deixou o campo sob aplausos para a entrada de seu irmão mais novo, Lars Bender. E, por fim, tivemos o árbitro, Manuel Gräfe, realizando o último jogo de sua carreira após 17 anos de Bundesliga.

Na tabela, ainda houve tempo do Dortmund ultrapassar o Wolfsburg e terminar em terceiro com 64 pontos. E o Leverkusen, apesar da derrota, se manteve em sexto lugar com 52 pontos.

 

UNION BERLIN 2 X 1 RB LEIPZIG

Gols: Friedrich (67’) e Kruse (90’+2) // Kluivert (55’)

O Leipzig, já garantido na próxima Champions e na segunda posição, foi visitar o Union Berlin que ainda sonhava com a vaga na nova Conference League.

A tônica da partida foi os visitantes dominando a posse de bola enquanto os donos da casa tentavam contra atacar. Assim, o primeiro tempo terminou zerado, mas a grande chance até então havia sido do Union com a bola na trave de Musa.

Na segunda etapa, o cenário começou a se complicar para os mandantes. Kluivert abriu o placar para os ‘Touros’ logo com dez minutos e o Borussia M’gladbach estava vencendo seu jogo e tomando a vaga na competição europeia. No entanto, o golaço do zagueiro Friedrich deu esperanças novamente à equipe, até que nos acréscimos o sonho dos dois mil torcedores presentes no estádio foi realizado. Max Kruse marcou de cabeça e botou seu nome na história do clube, porque, com a vitória, o Union Berlin garantiu a sétima posição e, apenas dois anos depois de conseguir seu acesso à elite, irá disputar uma competição europeia pela primeira vez na sua vida.

Do outro lado, o Leipzig viu seu técnico, Nagelsmann, realizar seu último jogo pela equipe e encerrar seu trabalho sem nenhum título, porém, com um feito ainda maior de ter elevado o tamanho e a importância do time a nível nacional e internacional.

BAYERN DE MUNIQUE 5 X 2 AUGSBURG

Gols: Gouweleeuw (GC) (9’), Gnabry (23’), Kimmich (33’), Coman (43’) e Lewandowski (90’) // André Hahn (67’) e Niederlechner (71’)

O já campeão, Bayern de Munique, recebeu o Augsburg na Allianz Arena para realizar o último jogo da temporada. E, em mais uma partida para cumprir tabela, as despedidas chamaram a atenção. Dos jogadores, Alaba, Boateng e Javi Martínez jogaram seus últimos minutos com a camisa do Bayern. Da comissão técnica, tivemos Hansi Flick e Miroslav Klose se despedindo do gigante da Baviera, ambos estão sendo cogitados na Seleção da Alemanha.

Entretanto, apesar de ser uma partida sem muito valor para os outros, para Robert Lewandowski tinha uma valia muito grande. O jogador, na rodada passada, atingiu o recorde de Gerd Müller de 40 gols em uma única edição de Bundesliga e, agora, queria superá-lo. E toda a sua equipe parecia querer ajudá-lo, pois em todos os ataques, Lewa era procurado por seus parceiros para finalizar a jogada.

Porém, o goleiro Rafal Gikiewicz dificultou a vida do polônes e fez boas defesas em suas finalizações. Com o passar do tempo, o Bayern já goleava o Augsburg por 4 a 0, mas sem nenhum gol de Lewa. Então, a prioridade passou a ser, ainda mais, dar o gol histórico ao atacante. Com o ritmo do jogo caindo e a partida se aproximando do final, os visitantes diminuíram no placar e parecia que nada mais mudaria, porém, aos 90 minutos, após um chute de Sané de fora da área, o goleiro espalmou e Lewandowski apareceu no rebote para driblá-lo e marcar seu 41° gol nesta edição e entrar pra história.

Com a vitória, o Bayern terminou a Bundesliga em 1° com 78 pontos e o Augsburg em 13° com 36.

Standings provided by SofaScore LiveScore