O Parma, que foi rebaixado na temporada passada para a Serie B do Campeonato Italiano, anunciou nesta segunda-feira (24) a saída do técnico Roberto D’Aversa. A segunda passagem do comandante pela equipe emiliana durou quase seis meses e conquistou somente uma vitória em 23 jogos.
Em um comunicado, o presidente do Parma, Kyle Krause, agradeceu os serviços de D’Aversa e aproveitou para também anunciar a saída de Marcello Carli da função de diretor esportivo do clube.
“O Parma anuncia que Marcello Carli e Roberto D’Aversa foram dispensados de suas funções. O clube agradece a Marcello, Roberto e sua equipe pelo trabalho realizado em nosso clube e deseja a eles o melhor para o resto de suas carreiras“, escreveu o time.
D’Aversa assumiu o Parma pela primeira vez no meio da temporada 2016/17, quando o clube estava na Serie C. O treinador de 45 anos de idade conseguiu dois acessos consecutivos e guiou novamente o gialloblù até a principal divisão do futebol italiano. Ele comandou a equipe em duas temporadas na Serie A, mas seu melhor resultado foi um 11º lugar em 2019/20.
Mirando em voltar a disputar competições internacionais e dar uma repaginada, o Parma decidiu demitir D’Aversa e contratar Fabio Liverani, que vinha fazendo boas temporadas no comando do Lecce. No entanto, a aventura do ex-jogador do Palermo e da Fiorentina na Emilia-Romagna durou apenas 18 jogos, com duas vitórias na liga italiana.
Na zona do rebaixamento e desesperado para se salvar, o Parma optou em trazer de volta D’Aversa, mas o técnico que ergueu o clube da Serie C para a primeira divisão não conseguiu mudar o rumo do gialloblù. Com apenas uma vitória em 22 jogos na Serie A, o time caiu segurando a lanterna da liga.
O nome do novo treinador do Parma ainda não foi confirmado pela diretoria, mas o clube já informou que Mauro Pederzoli ocupará a função de diretor esportivo. O italiano está desde 2019 na equipe e ocupava uma função na área de scouting, mas tem passagens por Brescia, Cagliari e Torino.
O responsável pela área técnica do Parma, Javier Ribalta, disse nesta segunda-feira (24) em uma coletiva de imprensa que o clube “ainda não escolheu” seu novo comandante, mas alguns perfis já estão sendo analisados.