Milan e Juventus vencem e vão à Champions

O Campeonato Italiano acabou e, com isso, estão definidos os quatro times classificados para a próxima Champions League. A Inter de Milão, campeã, e a Atalanta já estavam garantidas na competição europeia. Com os resultados da última rodada, Milan e Juventus, que venceram seus duelos, se juntaram a dupla. Dessa forma, pior para o Napoli, que empatou se confronto e perdeu a vaga na Liga dos Campeões.

Milan bate Atalanta

O Milan viajou até Bérgamo precisando da vitória para não depender dos resultados de Juventus e Napoli. E a equipe do treinador Stefano Pioli fez sua parte, superou o bom time da Atalanta e ultrapassou a própria rival na tabela. Sendo assim, os rossoneros encerraram a Serie A com 79 pontos, na vice-liderança. A posição garante ao Milan o retorna à Champions na próxima temporada após sete anos de ausência.

No entanto, o jogo não foi fácil. Como de costume, a Atalanta teve mais posse de bola (70%). A Dea ainda trocou quase o triplo de passes (554 a 193) e finalizou 13 vezes ao gol. Só que o domínio não se converteu em números no placar. Do outro lado, o Milan chutou apenas duas vezes no gol adversário: as duas com Franck Kessié, em cobranças de pênalti. Ou seja, aproveitamente perfeito e 2 a 0 no placar.

A primeira penalidade foi marcada ainda no 1º tempo após Theo Hernández ser derrubado na área. A segunda, já nos acréscimos da etapa final, depois que uma finalização de Çalhanoglu encontrou a mão de Gosens dentro da área. Em ambas, Kessié foi preciso. Dessa forma, o marfinense chegou a 13 gols na Serie A.

O Milan foi o time que mais teve pênaltis a seu favor nesta Serie A: 20, dos quais 15 foram convertidos. Além disso, com a vitória, a equipe rossonera quebrou o recorde de triunfos fora de casa em uma mesma edição de Serie A. No total, 16 resultados positivos – marca somente alcançada nas cinco grandes ligas europeias por Real Madrid, em 2011-12, e Manchester City, em 2017-18.

Juventus goleia Bologna

Já no Estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha, a Juve resolveu rápido sua parte. Três gols no 1º tempo (Chiesa, Morata e Rabiot) e extrema facilidade para enfrentar o rival rossoblù. Aliás, o Bologna é um verdadeiro freguês da Juventus: nos últimos 11 jogos, 11 vitórias da Vecchia Signora. Quer mais? A equipe bianconera só perdeu um dos últimos QUARENTA E DOIS jogos contra o Bologna. Essa única derrota aconteceu em 2011.

Na 2ª etapa, Morata ainda marcou mais um. No fim, Orsolini ainda descontou para os mandantes, mas foi só. Placar final de 4 a 1 a favor da Juve e vaga na Champions garantida – praticamente arrancada à força – no último suspiro do campeonato. Isso porque o Napoli, que também dependia só de si tal qual o Milan, acabou tropeçando diante do Verona.

Com isso, o time de Andrea Pirlo e Cristiano Ronaldo (que não jogou contra o Bologna) se garantiu por mais um ano na principal competição do continente. Agora, resta saber se tanto o técnico quanto o astro português vão ficar em Turim para disputar o torneio. CR7, inclusive, não fica de fora da Liga dos Campeões desde a temporada 2003-04. Não foi dessa vez que a longa sequência acabou quebrada.

Quarteto definido

Dessa forma, os representantes italianos na próxima Champions estão definidos. Inter, Milan, Atalanta e Juventus. Destaque para a terceira participação da Dea no torneio e, como já dito, o retorno do Milan após sete temporadas. No entanto, não deixa de ser interessante observar se a campeã Inter conseguirá dar um passo além, dessa vez em cenário europeu.

Na atual temporada, vale lembrar, os nerazzurri foram eliminados de forma vexatória da Champions – sem nem sequer uma vaga na Liga Europa. Certamente, Antonio Conte, Lukaku e companhia estão sedentos para desfazer essa má imagem e alçar vôos maiores. Por fim, a Juventus acabou por “roubar” a vaga que estava bem encaminhada para o Napoli.

Embora classificada, a temporada da Juve não foi excelente. Assim como a Inter, o time foi eliminado na Champions de maneira surpreendente também – frente ao Porto, no próprio estádio. Ao menos nessa reta final, a Vecchia Signora fisgou o título da Coppa Italia e, agora, evitou o “papelão” de ficar fora do grupo dos quatro primeiros. Tudo dependerá, agora, das decisões a serem tomadas em Turim. Quem fica? Quem sai? Diferentemente da Inter, ainda não é possível traçar um cenário definido para o time bianconero.

E, para encerrar, fica a grande frustração para os napolitanos. Gattuso, que agora se despede do time, não conseguiu levar o Napoli à Champions apesar de um bom campeonato, principalmente no segundo turno. Terceiro melhor ataque da Serie A e algumas atuações de encher os olhos. No entanto, faltou regularidade para alçar a equipe ao posto de quarta colocada. Com 77 pontos, o Napoli ficou somente um atrás de Juventus e Atalanta e a dois pontos do Milan. Será preciso, portanto, se contentar com a vaga na Liga Europa – competição, essa, na qual o time pode pensar em ser campeão.