Emiliano Martínez: uma contratação certeira do Aston Villa em 2020/21

O Aston Villa quase foi rebaixado na Premier League passada. Assim, diante de um novo cenário em 2020/21, a diretoria do clube de Birmingham foi ao mercado. Entre tantos reforços, um deles se destaca nesta temporada: o goleiro Emiliano Martínez. A princípio, o ex-Arsenal chegou por uma taxa inicial de 17 milhões de libras. Martínez é um dos principais destaques do Villa no Campeonato Inglês, além de ser um dos melhores goleiros da liga. E os números comprovam.

Martínez tem sido fundamental para o Aston Villa na temporada. Em 2019/20, os Villans tiveram uma grande instabilidade na sua meta. O treinador Dean Smith chegou a utilizar três goleiros: Tom Heaton, Ørjan Nyland e Pepe Reina.

Em primeiro lugar, Heaton, ex-Burnley, começou jogando a temporada, até se lesionar na vitória do Aston Villa contra sua ex-equipe (2 x 1), pela 21ª rodada da Premier League. Já Nyland, por sua vez, não se firmou. Inclusive, ele protagonizou um lance bastante curioso em um jogo contra o Sheffield United. No empate em 0 a 0 contra os Blades, primeira partida da liga após a longa paralisação por conta da pandemia da Covid-19, ele agarrou a bola, trombou com o atacante Keinan Davis e caiu para dentro do próprio gol. Naquela ocasião, a bola entrou por completo, mas a tecnologia e nem árbitro confirmaram o tento do Sheffield.

Por último, Pepe Reina, hoje na Lazio, da Itália, foi emprestado pelo Milan ao Aston Villa. O goleiro participou de 12 jogos pelo clube. Além disso, esteve presente nas rodadas finais da Premier League 2019/20. Ao final do empréstimo, o espanhol deixou os Villans.

Números na temporada

Emiliano Martínez já atuou em 37 jogos no Aston Villa – todos pela Premier League. Ele e o lateral Matt Targett foram os únicos jogadores do Villa que atuaram em todas as partidas na liga inglesa. Assim, Martínez se notabiliza como um dos melhores goleiros da competição. Até o momento, foram incríveis 15 clean sheets no campeonato. O argentino é o 3° goleiro com mais jogos sem sofrer gols no torneio – atrás somente de Ederson (18), do Manchester City, e Édouard Mendy (16), do Chelsea.

A princípio, os Villans têm a 9ª defesa menos vazada da Premier League, estando acima de Leicester City (46), West Ham (47) e Leeds United (53), por exemplo. Tudo isso passa por um mecanismo bem fortalecido da equipe de Dean Smith. E o camisa 26 do Villa tem mérito nisso.

O argentino é o 4° entre os goleiros que mais fizeram defesas por partida (3.7). Além disso, é o 9° colocado com menos gols sofridos por jogo (1.2). E, por fim, é o 12° que mais levou gols por partida (1.2).

Convocação para a Argentina

No dia 16 de maio, veio uma notícia importante para Emiliano Martínez. O goleiro foi convocado para a seleção argentina. O técnico Lionel Scaloni chamou o jogador do Aston Villa para os jogos contra Chile e Colômbia, nos dias 3 e 8 de junho, respectivamente, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Recorde atingido

A relação Emiliano Martínez e Aston Villa é um casamento de sucesso. Assim, o argentino igualou um recorde que até então pertencia ao goleiro Brad Friedel. Na Premier League 2009/10, Friedel ficou 15 jogos sem sofrer gols pelo Villa. No empate em 0 x 0 com o Everton, em jogo atrasado da 19ª rodada, Martínez equiparou o número do arqueiro americano.

Após o jogo, Emiliano Martínez disse que “é obcecado por clean sheets e está muito orgulhoso pela marca alcançada”. Ele ainda valorizou seus companheiros de equipe, principalmente os defensores, que, segundo ele, foram cruciais na partida contra os Toffees.

“Acho que temos lutado em tantos jogos, principalmente fora de casa e aqui, nos últimos sete ou oito jogos”, disse Martínez.

“Mas Ty (Tyrone Mings) e Ezri (Ezri Konsa), eles colocaram seus corpos em risco aqui (contra o Everton). Estou muito orgulhoso deles”, complementou.

Ascensão no Arsenal

Ao fim da temporada 2019/20, o alemão Bernd Leno saiu lesionado na partida diante do Brighton. Naquela ocasião, Martínez entrou no fim do 1° tempo. O resultado não foi o esperado para os Gunners. A equipe de Londres perdeu de virada, por 2 x 1, e o argentino levou dois gols dos Seagulls.

Em contrapartida, o arqueiro conseguiu se fixar na meta dos Gunners no restante da temporada, principalmente na Copa da Inglaterra. Emiliano Martínez foi um dos providenciais jogadores do Arsenal na conquista da 14ª FA Cup na história do clube. Além disso, esteve no título da Supercopa da Inglaterra – troféu em cima do Liverpool (1 x 1 no tempo normal e 5 x 4 nas penalidades). Por fim, em setembro de 2020, o jogador ingressou no Aston Villa.