Claudio Ranieri deixará comando da Sampdoria no fim da temporada

O técnico italiano Claudio Ranieri revelou nesta sexta-feira (21) que não permanecerá no comando da Sampdoria depois do fim da atual temporada.

Ranieri, de 69 anos de idade, confirmou sua saída do clube genovês em uma coletiva de imprensa. O último jogo do experiente treinador na Sampdoria será no sábado (22), contra o já rebaixado Parma, no estádio Luigi Ferraris.

Eu gostaria de colocar um fim na novela do meu contrato. Já comuniquei a equipe que não ficarei por mais um ano, não há conteúdos e condições para ficar. Agradeço a todos, dos colaboradores aos jogadores, foi maravilhoso. Nesta temporada lutamos, lutamos e fizemos muitos bons jogos, alguns ruins, mas o futebol é isso“, disse o treinador.

Faltando apenas uma rodada para o fim da atual edição da Serie A, a Sampdoria tem 49 pontos e já se garantiu na nona posição da liga. Embora tenha ficado distante da briga pelas competições internacionais, o time da cidade de Gênova, na Itália, flutuou pelo meio da tabela e em nenhum momento precisou lutar contra a zona do rebaixamento.

O comandante assumiu a Sampdoria na oitava rodada da temporada 2019/20 do Campeonato Italiano, quando o clube estava na lanterna do torneio e correndo sérios riscos de ser rebaixado para a Serie B. A saída de Eusebio Di Francesco e a chegada de Ranieri surtiu o efeito desejado, já que os blucerchiati conseguiram se salvar.

Em 71 partidas no comando da Sampdoria, Ranieri conquistou 26 vitórias, além de 13 empates e 32 derrotas. Diante do Parma, o técnico possui ótimas chances de conseguir seu 27º resultado positivo.

O nome do próximo treinador da equipe genovesa ainda é incerto, bem como o futuro de Ranieri. De acordo com a imprensa italiana, a Sampdoria sondou o sérvio Dejan Stankovic, mas o ex-meia da Inter de Milão renovou recentemente seu contrato com o Estrela Vermelha, onde vem realizando um fantástico trabalho.

A Sampdoria foi a 17ª equipe da carreira de Ranieri, a 10º na Itália. Desde a histórica conquista da Premier League com o Leicester City, em 2016, o treinador acumulou passagens por Nantes, Fulham e Roma, mas não emplacou nenhum trabalho de sucesso.