A Lega Serie A lançou nesta semana um novo projeto chamado “Embaixadores da Serie A”, que conta com a participação de oito importantes ex-jogadores do futebol italiano, entre eles Francesco Totti, Andriy Shevchenko e Marco Materazzi.
Uma das missões do time de embaixadores da Lega Serie A é representar o calcio nos eventos organizados pela entidade. Na decisão da Copa da Itália, por exemplo, cinco dos oito ex-atletas participantes do projeto marcaram presença nesta quarta-feira (19) no Estádio Mapei, em Reggio Emilia, e assistiram ao jogo entre Juventus e Atalanta, que terminou 2 a 1 para Velha Senhora.
For the first time, it will host the #TIMVISIONCUP and the main stars of @Atalanta_BC and @juventusfcen, which are ready to write another page of sport story #inEmiliaRomagna.
History will be written here: Mapei Stadium, Reggio Emilia.#WeAreCalcio #SportValley pic.twitter.com/vqufHqOhaS
— Lega Serie A (@SerieA_EN) May 19, 2021
Os embaixadores que estiveram na final da competição foram Vincent Candela, Ciro Ferrara, Luca Toni, Christian Vieri e Totti. Além deles e dos já citados Shevchenko e Materazzi, também faz parte do esquadrão o ex-lateral Gianluca Zambrotta.
A entidade, que organiza a principal divisão do futebol italiano, usará a imagem e a experiência dos ex-jogadores para apoiar atividades beneficentes e divulgar mensagens positivas. Eles também participarão de iniciativas com emissoras internacionais e campanhas de outros parceiros comerciais da Lega Serie A.
O presidente da Lega Serie A, Luigi De Siervo, afirmou que a escolha dos ex-jogadores não foi uma tarefa fácil, tendo em vista que diversas estrelas do futebol mundial já passaram pelos gramados italianos.
“Era um objetivo nosso poder envolver permanentemente os campeões do passado para promover a Serie A. O futebol sempre foi um veículo poderoso para transmitir mensagens. Os embaixadores terão a tarefa de envolver os torcedores na Itália e no resto do mundo, fazendo eles vivenciar a liga e todas as suas atividades sociais e comerciais de perto. Estamos felizes pela equipe atual, mas faremos novas contratações em breve“, comentou o dirigente.
Nesta nova aventura estão quatro ex-jogadores que foram campeões mundiais com a Itália em 2006, são eles: Totti, Materazzi, Zambrotta e Toni. O primeiro dispensa comentários, já que atuou por mais de 24 anos na Roma e liderou a equipe na conquista de seu último Scudetto em 2001. O segundo foi um zagueiro multicampeão pela Inter de Milão, onde disputou 10 temporadas. O terceiro era um lateral que conquistou diversos títulos por Milan, Juventus e Barcelona. Por fim, o quarto foi um centroavante que tinha uma incrível facilidade de marcar gols e colecionou excelentes passagens por Palermo, Fiorentina, Bayern de Munique e Hellas Verona.
Assim como Toni, o ex-atacante Vieri brilhou por onde passou e, com nove gols, é o maior artilheiro da seleção da Itália em Copas do Mundo, ao lado de Roberto Baggio e Paolo Rossi. O ex-atleta defendeu ao longo da carreira 13 equipes diferentes, como Juventus, Inter, Milan, Lazio e Atlético de Madrid.
O sistema ofensivo do time de embaixadores da Lega Serie A é completado por Shevchenko, atual treinador da seleção da Ucrânia. O ex-jogador teve passagens brilhantes por Milan e Chelsea, tendo conquistado cinco títulos com a camisa rossonera, entre eles uma Liga dos Campeões.
O francês Candela é muito conhecido por sua passagem pela Roma, onde ficou entre os anos de 1997 e 2005. Na capital italiana, conquistou ao lado de Totti um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália. Além disso, foi campeão mundial com a França em 1998.
Por fim, mas não menos importante, está Ferrara. O ex-defensor venceu sete ligas italianas, sendo cinco pela Juventus e dois pelo Napoli. Com a Velha Senhora, ainda ganhou uma Champions League, uma Copa Intercontinental e uma Supercopa da Uefa.