Quem subiu e quem desceu no 2º turno da Serie A

Como nós sabemos, uma competição de pontos corridos é constituída por dois turnos. Iguais, porém diferentes. Ao longo de 38 rodadas, vários pequenos campeonatos surgem e se modificam para cada time. Geralmente, de pouco adianta conseguir uma primeira metade consistente se os resultados na reta final não se mantiverem regulares. E, dentro de um sistema como esse, são frequentes as recuperações e quedas abruptas das equipes. Mas, afinal, quem subiu e quem desceu no 2º turno da Serie A?

Ao analisarmos somente os 18 jogos referentes ao 2º turno na Itália, encontraremos dois torneios distintos. No topo da tabela, a Internazionale se aproveitou, justamente, de uma arrancada no período mais importante da competição. Já o Milan, lider do turno inicial, se viu diante de uma queda brusca de rendimento – que lhe rendeu somente o 6º posto na segunda metade.

Na parte debaixo da tabela, as histórias são igualmente interessante. O quase “seguro” Benevento venceu apenas um dos últimos 18 duelos e acabou, surpreendentemente, rebaixado. Já o Cagliari, apesar de estar  condenado em derminado momento, conseguiu reagir de forma incrível. Situações, portanto, que só podem ser proporcionadas por um torneio de pontos corridos. É aí que mora a graça deste modelo de campeonato!

Classificação do 2º turno da Serie A

Não se trata de uma regra, mas, normalmente, a classificação do 2º turno de um campeonato dita a posição final dos times na tabela – a Serie A desta temporada foi assim. Dessa forma, reparem abaixo que não há diferença na ponta da classificação (com a Inter em primeiro), nem na zona de rebaixamento (com Crotone, Benevento e Parma sendo, de fato, os rebaixados). A única exceção é o Milan, que, apesar de um 2º turno ruim, tinha “gordura” em pontuação. Por isso, os rossoneros ainda se mantém entre os quatro primeiros, mas com riscos de perder a vaga na Champions na 38ª rodada.

Veja abaixo os pontos somados, somente no 2º turno, pelas equipes da Serie A. Todos os times tem o mesmo número de jogos disputados: 18.

– Inter : 47
– Napoli: 42
– Atalanta: 42
– Juventus: 39
– Lazio: 34
– Milan: 33
– Sassuolo: 29
– Roma: 24
– Sampdoria: 23
10º – Cagliari: 23
11º – Udinese: 22
12º – Torino: 22
13º – Genoa: 21
14º – Bologna: 21
15º – Spezia: 20
16º – Fiorentina: 18
17º – Verona: 14
18º – Crotone: 10
19º – Benevento: 10
20º – Parma: 7

Quem caiu?

Além do Milan, que liderou o 1º turno, mas não conseguiu se manter na ponta na metade final, podemos destacar Roma, Verona e Benevento, como os times que mais pioraram. A Roma, ao final da 19ª rodada, era 4ª colocada, apenas seis pontos atrás do líder Milan. No entanto, uma campanha ruim no 2º turno – apenas 24 pontos – jogou o clube da capital para a 7ª colocação na classificação geral. Ou seja, nada de vagas em competições europeias para a Roma que, inclusive, alcançou as semis da Liga Europa nesta temporada.

Já o Verona também se mostrou uma grande decepção. A sorte dos gialloblù é que a lastimável 17ª colocação no 2º turno – com míseros 14 pontos marcados – não implicou em maiores consequências na Serie A. O Hellas era 9º colocado na metade do campeonato. Agora, ocupa a 10º posição. Dessa forma, chega a ser surpreendente como a campanha ruim quase não alterou a posição do time na tabela.

Por fim, o Benevento tem a pior trajetória na reta final da temporada. Certamente, o treinador Filippo Inzaghi tem muito a lamentar, já que sua equipe conquistou 22 pontos e ocupava a 11ª posição ao final do 1º turno. Marcas, essas, excelentes para um clube recém promovido da segunda divisão. Contudo, o 2º turno foi um desastre – apenas uma vitória em 18 jogos, contra a Juventus, em pleno Allianz Stadium. Dez pontos somados, um futebol frustrante e a queda inevitável. Com isso – e após o empate desta terça-feira (18), entre Torino e Lazioo Benevento foi matematicamente relegado à Serie B italiana.

Quem subiu?

Em primeiro lugar, para alguém cair, outro alguém precisa ascender. E esta é uma das magias de um campeonato por pontos corridos – a classificação sempre está balanceada, pois a quantidade máxima e mínima de pontuação é dependente. Funciona, portanto, como o mercado de apostas – sempre com flutuação entre as cotações. Ou seja, com a queda de Roma, Verona e Benevento, a Serie A abriu espaço para o surgimento de novas histórias.

Dessa forma, Inter, Napoli e Cagliari foram os que mais cresceram na metade final do torneio. Sim, é verdade que a campeã figurava na vice-liderança durante a virada de turno. No entanto, a sequência de 11 vitórias consecutivas entre a 1ª e 11ª rodada do 2º turno foi crucial para a conquista do título. Além disso, os nerazurri ficaram 20 partidas sem perder – a marca foi quebrada na última rodada, pela Juve.

Ou seja, mais que um turno inteiro (inserido no meio do campeonato) de invencibilidade. Torneios são decididos assim. A mesma situação acontece com o Napoli que, ao contrário do time de Milão, ainda tem sua sequência invicta vigente. Ao todo, 14 partidas sem perder. Com isso, o 7º lugar se transformou em 4º, com a vaga na Champions League muito próxima de ser assegurada – basta um triunfo contra o Verona na rodada derradeira.

Lá embaixo, o Cagliari se aproveitou da derrocada do Benevento. A reação foi tardia, é verdade. Após quatro derrotas seguidas, o time da Sardenha emplacou boa sequência da 31ª rodada em diante. Quinze pontos em sete partidas e uma confortável 10ª colocação no 2º turno da Serie A. O segredo foi estruturar o sistema defensivo. Dessa forma, o rossoblù evitou as derrotas e assegurou pontinhos importantes para, então, conseguir se salvar na desgastante luta contra o rebaixamento.

Agarrando as chances!

Dito tudo isso, quais conclusões podemos tirar? Em um campeonato de pontos corridos, tão importante quanto a consistência é o chamado timing. Isso porque cada jogo vale o mesmo (três pontos), mas existem momentos dentro de um torneio nos quais é preciso aproveitar a brecha. A Inter de Milão fez isso, assim como o Cagliari. Lógico, cada um a seu jeito. No topo da tabela, vencer é sempre o objetivo principal. Entretanto, lá embaixo, às vezes basta apenas não ser derrotado…

No fim das contas, tudo depende das pretensões de cada time na competição. Mas uma coisa é certa: um bom turno não necessariamente “compensa” a outra metade do campeonato. Portanto, equilibre seu desempenho, sempre se atentando para oportunidades únicas dentro da disputa. Esse é um dos segredos para o sucesso das equipes em um torneio de tiro longo.

No mais, existem várias finais em uma competição de pontos corridos. Por vezes, elas passam despercebidas já que podem acontecer na 2ª, 15ª ou 38ª rodada. É preciso ter essa consciência e, jamais, se acomodar diante de uma pontuação ou resultado já conquistado. O Milan que o diga. A equipe rossonera terminará a Serie A com o mesmo número de rodadas na liderança que a rival Inter (18). De nada adiantou.

Portanto, há situações em que o maior adversário de um time é ele mesmo – e os próprios resultados positivos conquistados até ali. Por isso, quem conseguir atuar constantemente pressionado se dará melhor. Não nos enganemos. Vencer um campeonato de 38 rodadas parece ser mais fácil do que realmente é.

Standings provided by SofaScore LiveScore