Na base do sufoco e da superação, o Flamengo garantiu classificação às oitavas de final da Libertadores ao empatar em 2 a 2 com a LDU, no Maracanã, gols de Pedro e Gustavo Henrique. Apesar da vaga no mata-mata, o resultado não atenuou o péssimo desempenho do time de Rogério Ceni.
FIM DE JOGO NO MARACANÃ! O Flamengo empata com a LDU em 2 a 2 e está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores. Pedro e Gustavo Henrique marcaram os gols rubro-negros. Vamoooooos! #CRF #VamosFlamengo
📸 @AlexandreVidal1 / CRF pic.twitter.com/Gbzb3tymvL
— Flamengo (@Flamengo) May 20, 2021
Em decisão polêmica e claramente visando a final do Carioca, sábado, diante do Fluminense, o Flamengo optou por mudar bastante o time contra a LDU, mesmo sem a vaga nas oitavas garantida. Risco assumido, o Rubro-Negro perdeu Willian Arão logo aos 14 minutos de jogo, que chegava à marca de 300 jogos com a camisa do Mais Querido. Em entrada imprudente em Amarilla, o jogador rubro-negro foi corretamente expulso de campo.
Com um a menos e um time bastante mexido, o jogo ganhou contornos de dramaticidade. Ainda assim, o Flamengo conseguiu se equilibrar em campo e abriu o placar com Pedro, aos 31 minutos da primeira etapa, em jogada de raça e habilidade. Três minutos depois, no entanto, mais um conhecido castigo: gol de empate em bola aérea.
O volante Willian Arão completou hoje 300 jogos com a camisa do Flamengo. Vamos por mais! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/b5JKvWwb3A
— Flamengo (@Flamengo) May 20, 2021
Na segunda etapa, o Flamengo continuou sem criatividade e exposto nas bolas aéreas defensivas. E foi em mais uma jogada alçada na área que o Rubro-Negro sofreu a virada, aos 14 minutos, com bonito gol de Jhojan Julio. Por sorte, surgiu uma falta na lateral da grande área, aos 42 minutos da etapa final. Arrascaeta colocou na cabeça de Gustavo Henrique, que subiu muito para garantir o empate e a classificação rubro-negra na bacia das almas.
E é bom que se diga: independentemente do time alternativo e da expulsão de Willian Arão logo no início de jogo, o fato é que o Flamengo fez uma partida ruim, desequilibrada. Erros individuais, coletivos, marcação frouxa, jogadores fora de sintonia. Um show de equívocos. Os erros defensivos mais uma vez foram flagrantes e a equipe acabou se desgastando ainda mais, porque precisou lançar mão de seus titulares e correr atrás do resultado com um jogador a menos. A intenção de preservar os mais cansados acabou não funcionando.
Os números do jogo desta quarta-feira!
Fonte: @SofaScoreBR #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/arMSlLs3Xu
— Flamengo (@Flamengo) May 20, 2021
Classificado para as oitavas de final, com 11 pontos em cincos jogos, o Flamengo agora recebe o Vélez Sarsfield na luta pelo primeiro lugar do Grupo G. Um empate garante o Rubro-Negro com a melhor classificação da chave. Sorte de Rogério Ceni que o jogo vale “apenas” o primeiro lugar do grupo, caso contrário, a última rodada seria um tormento para o treinador rubro-negro.
Ao poupar vários jogadores para a decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo agora tem a obrigação de apresentar um melhor futebol e conquistar o título estadual diante do Fluminense. Ou o sufoco na Libertadores não terá valido de nada. Competição traiçoeira que não costuma levar desaforo para casa. Dessa vez, o Flamengo recebeu apenas uma advertência. Não se trata Libertadores como segundo plano. NUNCA!