Milan tropeça no Cagliari e perde chance de ouro

Bastava vencer para garantir classificação à próxima edição da Champions League. Nada feito! No Estádio San Siro, e de uniforme novo, o Milan não conseguiu furar o forte bloqueio do Cagliari e ficou no 0 a 0. Ou seja, o time rubro-nego ainda corre riscos de ficar de fora da competição europeia. Tudo, agora, depende dos resultados da última e decisiva rodada.

No próximo dia 23, os rossoneros visitam a vice-líder Atalanta. Uma vitória é suficiente para a equipe do treinador Stefano Pioli, que tem 76 pontos, garantir vaga. Se empatar ou perder, será preciso torcer contra Juventus, que enfrenta a Udinese, ou Napoli, que mete forças com o Verona. Já o Cagliari, que havia garantido permanência na Serie A antes mesmo de entrar em campo contra o Milan, foi a 36 pontos. Mais cedo, neste domingo (16), o empate entre Benevento e Crotone livrou o time da Sardenha da degola.

Faltou pontaria

O Milan pressionou bastante o Cagliari e finalizou bem mais (21 chutes, contra 7 do rival). No entanto, apenas DOIS dos arremates rossoneros tomaram o caminho do gol – o mesmo número dos visitantes, que conseguiram até ser mais perigosos, em determinado momento do 2º tempo. O goleiro Donnarumma, em seu 250º jogo pelo Milan, teve de intervir com defesas excelentes após cabeçadas de Pavoletti e Godín.

Antes disso, na etapa inicial, Saelemaekers foi responsável pela melhor chance dos milanistas, finalizando com força de fora da área. Cragno foi buscar, com uma ótima defesa. Contudo, faltou criatividade para a equipe da casa. Kessié e Çalhanoglu até foram bem, dando mobilidade ao time e buscando aproximações para realizar as jogadas. Só que a forte marcação do Cagliari deu resultado.

Estável defensivamente nos últimos jogos, o casteddu empatou o segundo duelo consecutivo por 0 a 0 – na última quarta-feira (12), já tinha sido assim contra a Fiorentina. O destaque da equipe foi o experiente Diego Godín, afastando todas na defesa e quase surpreendendo na bola aérea ofensiva. Já para o Milan, faltou “economizar” diante do Torino, na última rodada, ao venceu por 7 a 0. Certamente, um golzinho (algo que sobrou em Turim) fez muita falta no duelo deste domingo contra o Cagliari…

Final pela frente

Agora, o discurso do lado rubro-negro de Milão destaca a verdadeira final que o time deverá superar no próximo fim de semana. Vencer o Cagliari seria suficiente para o Milan garantir seu retorno à Champions League após oito (longas) temporadas e, ao menos, atenuar a perda do Scudetto para a rival Inter. No entanto, com o tropeço, o foco de Stefano Pioli e companhia se volta imediatamente para a Atalanta.

O time de Bérgamo já tem vaga assegurada na Liga dos Campeões – pelo terceiro ano seguido – mas certamente não pretende desperdiçar a chance de confirmar um histórico vice-campeonato na Serie A. Mesmo assim, Pioli destacou, após o empate com o Cagliari, que a próxima semana do Milan “não será diferente” e que, portanto, a preparação precisa ser a mesma. Da mesma forma, a confiança se mantém inabalada, apesar do empate. Para o treinador, está chegado o momento pelo qual o time tanto esperou ao longo da temporada: o de uma verdadeira decisão!

E, para este jogo, os rossoneros não poderão contar mais uma vez com Zlatan Ibrahimovic – o sueco, inclusive, está fora da disputa da Eurocopa, em junho, por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Contra o Cagliari, talvez tenha faltado um pouco mais de presença no miolo ofensivo. Pioli promoveu a entrada dos pontas Rafael Leão e Castillejo, mas o croata Rebic seguiu um pouco isolado entre os zagueiros.

Evidentemente, Ibrahimovic faz muita falta à equipe rossonera. Nada que não possa ser superado, assim como já foi, inúmeras vezes, ao longo da temporada. O sueco perdeu 18 dos 39 jogos da equipe na atual edição da Serie A. E é certo que o Milan tem armas para conseguir voltar de Bérgamo com uma vitória. Fácil, porém, não será…

Um 0 a 0 simbólico

Pode até ter parecido um jogo morno e sem grandes atrativos, mas a verdade é que este Milan e Cagliari se tornou um jogo histórico. Isso porque o time da Sardenha conseguiu evitar uma derrota jogando em San Siro pela primeira vez desde 1999 – de lá cara cá, foram 15 jogos seguidos nos quais os rossoneros sempre saíram com a vitória atuando em casa contra este rival.

Além disso, o Milan não deixava de marcar um gol sequer contra o rossoblu, dentro de seus domínios, desde 1997. O empate sem redes balançando também simboliza a boa fase do Cagliari dentro do atual campeonato. Isso porque, se trata do sétimo jogo seguido sem derrota – sequência crucial para a recuperação de uma equipe que passou 13 rodadas na zona de rebaixamento.

Ao mesmo tempo, o time vermelho e azul também conseguiu sair de campo sem levar gols pela terceira vez nos últimos seis jogos. Isso havia acontecido apenas duas vezes nas 19 partidas anteriores. Já para o Milan, o tropeço nos dá a tônica do porquê esta equipe não conseguiu ser campeã italiana. Faltou consistência.

O time de Pioli fez apenas a sexta melhor campanha na segunda metade da Serie A, após terminar o primeiro turno na liderança. Para piorar, venceu apenas dois dos últimos oito jogos em casa. Ou seja, trata-se de uma equipe que caiu de rendimento no fim dessa trajetória, e isso é algo inegável. Contudo, a missão ainda é atingível. Uma vitória contra a Atalanta (ou, quem sabe, uma leve ajudinha de Juventus e Napoli) separa os rossoneros do tão sonhado regresso à Champions League.

Standings provided by SofaScore LiveScore