Precisando do resultado para se manter na luta por uma vaga na próxima Champions League, a Juventus recebeu na tarde deste sábado (15) a já campeã italiana Internazionale, no Juventus Stadium. O duelo prometia bastante emoções, pois mesmo com o título garantido, a equipe de Antonio Conte queria a vitória e complicar a vida dos bianconeri, que por sua vez, disputava praticamente uma final de campeonato. A briga pela vaga na Champions é acirradíssima com Napoli e Milan.
Diante do exposto, a Juventus buscou ser permanente no campo de ataque, e desde o início da partida, buscou ter maior controle do jogo e das ações perigosas. A Inter, como bem sabe fazer, procurava primeiro se defender e explorar seu rápido e potente contra-ataque.
O VAR E AS PRIMEIRAS POLÊMICAS
Aos 22 minutos da etapa inicial, após confusão na área nerazzurra, a primeira polêmica: Matteo Darmian agarrou Chiellini e cometeu pênalti no zagueiro. Calvarese, o árbitro da partida, no primeiro momento, deixou o jogo seguir. Alguns segundos depois, parou jogada de ataque interista, foi até o VAR e assinalou pênalti para os juventinos. Cristiano Ronaldo foi para a cobrança e Handanovic defendeu, porém no rebote, o português anotou: 1 a 0, isso já aos 24 minutos.
Após sofrer o gol, a Inter procurou ser mais impositiva e avançou suas linhas em direção ao campo de ataque. Aos 33 minutos, a maior agressividade surtiu efeito. Em jogada pelo lado canhoto, De Ligt acabou pisando no pé de Lautaro Martínez dentro da área. Novamente, em primeira vista, Calvarese deixou o jogo seguir. Assim como na penalidade juventina, O VAR chamou o árbitro, que foi até o monitor, observou o lance, e decidiu que era infração: Lukaku bateu e converteu: 1 a 1. O belga, com o gol marcado, chegou aos 23 nesta atual edição de campeonato italiano. Lukaku é apenas o quarto atleta da história da Inter a alcançar tal marca por duas temporadas seguidas. Antes dele, somente Mauro Icardi, Stefano Nyers e Giuseppe Meazza conseguiram a façanha.
Quando todos acharam que a partida iria empatada para o intervalo, no último minuto, Cuadrado resolveu aparecer. Após jogada pela direita, a bola sobrou para o colombiano na entrada da área encher o pé, a bola desviou em Eriksen, e foi morrer no fundo das redes: Juventus de novo na frente, 2 a 1.
SEGUNDA ETAPARA: POLÊMICAS CONTINUAM
Na volta para o segundo tempo, a Inter novamente tentou ser mais agressiva e presente no campo de ataque. Após cometer falta próxima a entrada da grande área juventina, Rodrigo Bentancur acabou sendo expulso, já que tinha amarelo e Calvarese decidiu pelo segundo. Decisão que rendeu polêmica.
Com um atleta a mais e com maior posse de bola, os nerazzurri chegaram ao gol de empate os 83 minutos. Bola alçada na área, Chiellini e Lukaku na jogada, o zagueiro acabou fazendo contra. Outra vez, Calvarese não acertou na decisão de primeira, foi necessário intervenção do VAR, pois o árbitro havia visto falta de Lukaku em Chiellini. O juiz então, com a ajuda do vídeo, confirmou o gol da Inter: 2 a 2.
O empate não servia de forma alguma para os bianconeri, que novamente se lançaram ao ataque. Aos 87 minutos, outra polêmica. Cuadrado partiu pra cima de Perisic em jogada individual. Após trança pés dos dois jogadores, Calvarese assinalou outro pênalti, dessa vez convicto, sem ajuda do VAR. Mesmo assim, lance bastante interpretativo e polêmico. Cuadrado pegou a bola, bateu e marcou: 3 a 2 para a Juventus e vitória decretada da equipe mandante. Esse, inclusive, foi o primeiro gol de pênalti do colombiano na Serie A. Cuadrado é um verdadeiro algoz da Internazionale, tendo anotado já cinco gols diante da equipe milanesa. A Inter é o time italiano que mais sofreu gols do ala direito.
FT | I TRE PUNTI SONO BIANCONERI ⚪⚫
Voluti fino in fondo, conquistati lottando fino alla fine 💪
Rete di @Cristiano e doppietta di @Cuadrado ⚽️⚽️⚽️#JuveInter #ForzaJuve pic.twitter.com/ns5l9j61w0— JuventusFC (@juventusfc) May 15, 2021
Porém ainda faltava mais alguns minutos para o término do jogo, tempo para outra expulsão. Em contra-ataque juventino, Brozovic deu carrinho violento em Cuadrado e acabou sendo expulso com o segundo cartão amarelo por Calvarese. A última vez em que uma partida entre Inter e Juventus teve dois jogadores expulsos foi em 1998, naquela oportunidade Zidane e Davids, ambos da Juventus, foram pro vestiário mais cedo.
A BRIGA CONTINUA VIVA
Com a vitória a Juventus é momentaneamente a quarta colocada da Serie A, com 75 pontos. Porém os bianconeri tem uma partida a mais em relação a Milan e Napoli, que entram em campo nesta rodada diante de Cagliari e Fiorentina, respectivamente. A Juventus fica agora secando os rivais. A luta pela Champions durará, portanto, até a última rodada do campeonato. No próximo compromisso, os juventinos enfrentarão o Bologna fora de casa, em jogo decisivo para o acesso à Champions League.
Já a campeã Internazionale, recebe em casa a Udinese na última rodada, em jogo onde ambas equipes jogam para cumprir tabela e se despedir do campeonato.