Técnica, inteligência e liderança: a evolução de Franck Kessie no Milan

O Milan teve um grande crescimento nas últimas duas temporadas. A saber, o clube rossonero está muito perto de voltar a UEFA Champions League após 7 anos, muito pelo trabalho feito nos anos anteriores e atualmente. Dessa forma, os italianos apostaram numa renovação de elenco com jogadores jovens, com a inclusão de peças experientes. Porém, a evolução de atletas que já estavam na equipe foi fundamental. Enfim, Franck Kessie é a maior prova desse crescimento, e é uma das lideranças técnicas e inteligentes do Diavolo.

Temporadas anteriores de Franck Kessie

Franck Kessie chegou no Milan em 2017, por empréstimo da Atalanta. O volante veio para o clube de Milão com o status de uma das jovens promessas de La Dea, com muita expectativa. Em temporadas anteriores no time nerazzurri, o marfinense se destacou. Além disso, também chamou a atenção na Serie B, jogando emprestado pelo Cesena. E logo no primeiro ano no Rossonero, mostrou regularidade. O meia fez 54 jogosna temporada 2017/18, e marcou 5 gols. Como destaque, fica o ponto de que ele atuou em 37, das 38 partidas daquela edição da Serie A.

Mesmo com os bons números de Kessie, o desempenho do jogador ficou ofuscado por mais uma temporada do Milan sem brilho, e sem a vaga para a Champions League. Outro fator que pesava, eram as críticas vindas da torcida, que não eram poucas. No ano seguinte, o marfinense até jogou menos, mas marcou mais gols. Foram 42 partidas, e 7 gols, todos marcados dentro da Serie A. Entretanto, mais uma vez o Milan bateu na trave na luta por um lugar na Champions League, ficando no 5º lugar.

Chegada de Pioli e crescimento de Kessie

A evolução de Kessie dentro do Milan começa com a chegada de Stefano Pioli no clube. No esquema do técnico, o marfinense atua como um segundo homem no meio-campo. Além disso, tem a total liberdade de correr entre as duas áreas, já que o seu parceiro de volante joga um pouco mais recuado. Ismael Bennacer e Sandro Tonali tem sido essas peças, que dão mais espaço dentro do jogo para o camisa 78 jogar.

Dessa forma, na temporada 2019/20, o marfinense foi peça-chave na virada de comportamento do Milan, saindo de um desempenho pré-pandemia muito irregular, para uma volta da pandemia no qual a o clube ficou invicto até novembro de 2020, quando foi derrotado para o Lille. Assim sendo, Kessie marcou apenas 4 gols e deu 2 assistências na última temporada, mas a regularidade se manteve. O volante atuou em 35 dos 38 jogos da equipe na Serie A.

Franck Kessie na atual temporada

Apesar de todos os números citados acima, sem dúvidas, a temporada 2020/21 é a melhor de Kessie com a camisa do Milan. Dessa forma, o atleta chega no auge em sua passagem rossonera, e com muita evolução nos aspectos de técnica, inteligência e liderança dentro do elenco.

No quesito técnico e inteligente, Stefano Pioli achou uma maneira de deixar o marfinense em suas melhores condições de desempenhar o seu melhor dentro de campo, que é na função de segundo volante. Dessa forma, Kessie é uma peça fundamental do Milan tanto atacando, como defendendo. Sua presença na ação ofensiva do time é muito importante para garantir vantagem numérica sobre os adversários nos setores do campo, e sua combatividade ajuda muito na marcação.

Kessie tem contribuído bastante com gols e assistências. Já são 12 gols na Serie A, e 4 assistências do volante na temporada 2020/21, segundo o SofaScore. Além disso, o volante já deu 35 passes decisivos e concluiu 55 desarmes. Enfim, é notória essa questão de inteligência até nas cobranças de pênalti, que são excelentes e quase sempre precisas.

Porém, outro fator que é possível acompanhar de Kessie dentro do atual elenco é como ele atua dentro e fora de campo. Antes de mais nada, o marfinense revelou que é muito amigo de Zlatan Ibrahimovic, que talvez seja a maior referência técnica e de liderança no Milan. Além disso, é um atleta muito claro e conciso nas entrevistas que dá, como após a vitória sobre a Sampdoria no 1º turno, onde ressaltou a força do elenco, e as metas do clube na temporada. Não é por acaso também que ele bate os pênaltis no Diavolo.

A dupla ideal de volantes

Outro fator que também fez com que Kessie evoluísse dentro do Milan, foi achar o seu parceiro ideal para atuar como volante. E esse jogador é Ismael Bennacer. Os dois fazem uma grande dupla no meio-campo e são referência não só dentro do clube, mas de toda a Serie A. O argelino atua um pouco mais atrás, como aquele primeiro homem, já que tem uma leitura de espaço muito boa, e ótimos lançamentos. Dessa forma, o camisa 4 dá a cobertura para que o marfinense flutue no campo, podendo atuar entre as duas áreas e ajudar na ação ofensiva.

Enfim, com os dois jogando juntos, o Milan cresce muito, e isso é visto nas estatísticas. Bennacer e Kessie atuaram pelo menos um minuto juntos em 29 partidas na atual temporada. Dessa forma, foram 18 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas com o camisa 4 e o 78 em campo.

O Milan hoje está na 3ª posição da Serie A, com 75 pontos, há uma vitória de conseguir a vaga para UEFA Champions League, e retornar à competição europeia após 7 anos. A montagem e reformulação de elenco foi fundamental para isso, mas a recuperação de um jogador dentro do elenco, que durante as partidas faz a diferença silenciosamente como Franck Kessie, também foi muito importante.