A Uefa anunciou nesta quinta-feira (13) que a cidade de Porto, em Portugal, será a nova sede da final da atual edição da Champions League. O duelo entre os ingleses Manchester City e Chelsea, que está agendado para o dia 29 maio, acontecerá no Estádio do Dragão.
The UEFA Champions League final between Man. City & Chelsea will be held at the Estádio do Dragão in Porto.#UCL | #UCLfinal pic.twitter.com/mYmewt1hqH
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) May 13, 2021
A decisão seria disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, mas a entidade precisou alterar o local do jogo pelo fato da Turquia estar presente na lista vermelha do Reino Unido. Caso a final fosse jogada em solo turco, as delegações das equipes e os torcedores precisariam ficar 10 dias em quarentena, o que atrapalharia as seleções classificadas para a Eurocopa, que começará em 11 de junho.
A Turquia também vem sendo duramente afetada pela pandemia do novo coronavírus. Para tentar evitar a disseminação da doença, o governo local colocou a nação em um confinamento de 17 dias, que está previsto para acabar em 17 de maio. Desde o início da emergência, o país registrou pouco mais de cinco milhões de casos de Covid-19 e quase 44 mil óbitos, segundo dados da universidade norte-americana Johns Hopkins.
Portugal receberá pela quarta vez uma decisão de Liga dos Campeões e será a primeira no Estádio do Dragão. Na temporada passada, o país ibérico sediou diversas partidas do torneio, inclusive a final, que foi no Estádio da Luz, em Lisboa, entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain.
O palco do duelo decisivo da Champions League tem capacidade para 50 mil pessoas e deverá receber público reduzido, já que a Uefa enviará seis mil ingressos para cada finalista.
A pandemia em Portugal está mais controlada do que na Turquia. Após diversos lockdown, a nação já registrou mais de 840 mil casos do coronavírus Sars-CoV-2 e quase 17 mil mortes, de acordo com a Johns Hopkins. A emissora “SIC”, por sua vez, informou que 29% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
O já campeão inglês Manchester City, que é comandado por Pep Guardiola, vai até Porto em busca do seu primeiro título da Champions League. O Chelsea, no entanto, sonha em faturar pela segunda vez a principal competição de clubes do continente europeu.