5 times, 3 vagas: quem vai à Champions na Itália?

Já se foram, praticamente, 36 rodadas completas da Serie A, e a luta por um lugar na próxima Champions League segue acirrada na Itália. No momento, cinco equipes brigam por três vagas – a Inter, campeã do Scudetto, já garantiu participação no próximo torneio continental. No mais, Atalanta, Milan, Napoli, Juventus e Lazio duelam ponto a ponto pela classificação.

Na 36ª rodada, todo mundo venceu. No entanto, cada um dos pretendentes foi submetido a um roteiro completamente distinto. Enquanto Milan e Napoli golearam, Juventus e Atalanta triunfaram por placares mais modestos. Já a Lazio achou um gol no apagar das luzes para se manter viva na disputa.

Restanto apenas dois jogos (três para o time azul de Roma, que tem partida atrasada contra o Torino), quem vai conseguir fisgar as vagas da Itália na Champions League?

Milan massacra Torino

Na abertura da rodada, que aconteceu terça-feira (11), o Napoli goleou a Udinese, por 5 a 1, e ultrapassou o Milan, provisoriamente, na tabela. Contudo, nesta quarta (12), os rossoneros visitaram o Torino e não só recuperaram sua posição como ainda conquistaram uma vitória mais larga ainda. SETE a zero diante da equipe grená – a maior vitória dos milanistas em um duelo de Serie A desde 1959.

O 1º tempo do duelo nem foi tão desigual quanto o placar por 2 a 0 mostrou. Theo Hernández e Kessié, de pênalti, marcaram a favor do Milan. A penalidade marcada foi a 18ª a favor do time rubro-negro no campeonato (maior marca entre as 20 equipes). Treze delas foram convertidas. No entanto, na 2ª etapa, a porteira do Torino abriu: cinco gols marcados, sendo os três últimos do croata Ante Rebic. Theo Hernández, anotando mais um, e Brahim Díaz completaram o marcador.

Esta foi a 15ª vitória fora de casa do Milan na atual edição do Campeonato Italiano. Ou seja, recorde da rival Inter, em 2006-07, igualado. Além disso, o resultado também quebrou um tabu que persistia desde a temporada 1967-68: essa foi a última vez em que os rossoneros venceram a dupla de Turim (Juventus e Torino), fora de casa, numa mesma edição de Serie A.

Com a goleada, os milanistas recuperaram o 3º lugar na classificação. O time do treinador Stefano Pioli tem 75 pontos e perde no confronto direto para a Atalanta, que possui a mesma pontuação. O calendário do Milan ainda reserva:

16/05 – Cagliari (em casa)
23/05 – Atalanta (fora de casa)

Atalanta “econômica” contra Benevento

Em Bérgamo, a Atalanta dominou completamente o jogo diante do Benevento. No entanto, optou por cadenciar a partida e não “gastar toda a energia”, digamos assim. O resultado foi um placar de 2 a 0. Luis Muriel anotou o primeiro gol, após bonita tabela com Malinoviskyi (que deu sua 11ª assistência na Serie A). A curiosidade é que o colombiano tocou para o gol com a sola do pé, marcando seu 22º gol – terceira melhor marca da história da Atalanta em um só Campeonato Italiano.

Na segunda etapa, Pasalic completou o placar após belíssimo passe de Zapata. Esta foi a sétima vitória seguida da Dea jogando em seus domínios. A equipe comandada por Gasperini é a melhor de toda a Itália no returno das últimas três edições de Serie A (123 pontos no total). Além disso, o time também ostenta o melhor ataque do país, com 86 gols marcados em 36 jogos. No entanto, contra o Benevento, a Atalanta preferiu “economizar”.

Nada que diminua a importância do triunfo. Os três pontos devolveram a Dea à 2ª colocação na tabela, empatado com o Milan em pontos (75), mas à frente por conta dos 3 a 0 obtidos, no primeiro turno, contra o rival de Milão. A última rodada da Serie A reserva, justamente, o embate entre ambos. Ou seja, promessa de jogaço que pode ser decisivo para decidir quem vai à Champions League da próxima temporada. O calendário da Atalanta ainda reserva:

15/05 – Genoa (fora de casa)
23/05 – Milan (em casa)

Juventus se recupera frente ao Sassuolo

Se Milan e Atalanta não correram riscos em seus jogos, a Juve, porém viveu um roteiro diferente. Isso porque, frente ao Sassuolo, viu o adversário perder um pênalti aos 16 minutos do 1º tempo: Gianluigi Buffonque não fica na equipe para a temporada que vem – defendeu o chute de Berardi e se tornou o mais velho a pegar uma penalidade na história da Serie A (43 anos). Depois disso, a Vecchia Signora tratou de aproveitar suas chances. Rabiot marcou um belo gol e deu assistência para Cristiano Ronaldo anotar outro tento bonito.

Este foi o 100º gol do português com a camisa bianconera – o jogador que mais rapidamente atingiu esta marca na história do clube. Agora, querem uma coincidência maluca? Paulo Dybala, autor do terceiro e derradeiro gol da Juve, também chegou a marca de 100 gols pela equipeneste jogo. Contando com essa dupla centenária, a Vecchia Signora, então, fechou a partida com uma vitória por 3 a 1.

Raspadori marcou o gol do Sassuolo, mas a reação dos mandantes parou por aí. Apesar de ser vazada pelo 13º jogo consecutivo, a Juve saiu do Mapei Stadium com o mais importante: os três pontos. A equipe de Andrea Pirlo se recuperou do golpe da última rodada – quando perdeu para o Milan por 3 a 0 – e se manteve viva na luta pela vaga na Champions. Neste momento, são 72 pontos para Cristiano Ronaldo e companhia, na 5ª colocação do torneio nacional. O calendário da Juventus ainda reserva:

15/05 – Inter (em casa)
23/05 – Bologna (fora de casa)

Lazio se salva diante do Parma

Correndo por fora na disputa pela Champions, a Lazio sofreu. E sofreu muito. Atuando contra o Parma, vice-lanterna e já rebaixado, a equipe romana correu sérios riscos de até mesmo perder o duelo. Isso porque os visitantes mandaram duas bolas na trave. No entanto, quem se deu bem no fim foi a Lazio. Aos 95 minutos, já no apagar das luzes, Ciro Immobile se aproveitou de bate-rebate na área e marcou o gol salvador.

Dessa forma, o italiano atingiu a marca de 20 gols na Serie A pela quarta temporada com a camisa laziale – recorde absoluto na história do clube. Já o Parma, mesmo jogando bem, acabou derrotado novamente (foi o sétimo revés seguido, pior marca de todos os tempos para o clube).

Com o triunfo suado, a Lazio mantém viva a esperança de uma vaga na Champions. A equipe comandada por Simone Inzaghi tem 67 pontos na classificação. Ou seja, cinco a menos que a Juve, na 4ª colocação. No entanto, a Lazio ainda possui uma partida a menos, contra o Torino, e que vai ocorrer entre a penúltima e última rodada. Sendo assim, os romanos podem somar nove pontos, caso vençam seus três compromissos. Se isso acontecer, o time alcança 76 pontos. Ainda será necessário torcer por tropeços dos rivais, mas a esperança é a última que morre, não é mesmo? O calendário da Lazio ainda reserva:

15/05Roma (fora de casa)

18/05Torino (em casa)

23/05Sassuolo (fora de casa)

Disputa acirrada

Com a vitória do Napoli (na terça) e de Milan, Atalanta, Juventus e Lazio, nesta quarta, a briga por uma vaga na Champions promete grandes emoções nesta última semana de Campeonato Italiano. Vale citar, também, a tabela do Napoli, que enfrenta Fiorentina (fora de casa) e Verona (em casa). A equipe azul é, certamente, a mais beneficiada entre as cinco com relação aos confrontos, pois enfrenta dois adversários que já não tem pretensões na temporada.

No mais, os duelos entre Juventus e Internazionale, e Milan e Atalanta, chamam a atenção – este último, inclusive, podendo ser um confronto direto pela vaga na Liga dos Campeões. Agora, nos resta não desgrudar os olhos da televisão e do computador, para acompanhar com atenção a reta final da Serie A. Afinal, a campeã já definido (parabéns, Inter!), mas as disputas por vagas na principal competição do continente europeu seguem intensas. E bota intensa nisso!

Standings provided by SofaScore LiveScore