O Portsmouth é bicampeão inglês e também conquistou a Copa da Inglaterra por duas vezes. Entretanto, a equipe do sul da Inglaterra não consegue voltar para as maiores divisões do futebol do país. No último domingo (9), os Pompeys perderam para o Accrington em casa por 0 x 1 e ficaram de fora dos playoffs da League One, a terceira divisão inglesa. Dessa forma, o clube não tem mais chances de acesso a segunda divisão, e chega a sua 10ª temporada seguida fora da Championship, e a 11ª longe da Premier League.
Our season comes to a close#Pompey pic.twitter.com/70S8ybC2Ks
— Portsmouth FC (@Pompey) May 9, 2021
Ascensão e queda do Portsmouth
Na temporada 2007-08, o Porstmouth chegou ao seu último grande momento da história e grande título de expressão. O clube derrubou o Manchester United nas quartas de final da Copa da Inglaterra, e arrancou até a final da competição. Sob o comando do experiente técnico Harry Redknapp e com nomes como Defoe, Kranjcar, Baros, Nugent, Glen Johnson, Lassana Diarra e Muntari, os Pompeys conquistaram a FA Cup, vencendo o Cardiff City por 1 x 0.
O troféu foi o segundo da competição na história do clube, e que garantiu o Portsmouth na Copa da UEFA da temporada seguinte. Pela primeira vez, a equipe jogaria uma competição europeia em sua existência. A saber, no torneio europeu, os Pompeys ficaram de fora na fase de grupos, mas conseguiram um resultado histórico: empate contra o Milan por 2 x 2 no Fratton Park. Enfim, o único triunfo no campeonato foi contra o Heerenveen, da Holanda.
Problemas Financeiros
Após a participação na Copa da UEFA e a contratação de grandes jogadores, o Portsmouth se afundou numa grave crise financeira. A equipe até chegou a competir a final da FA Cup novamente na temporada 2009-10. Entretanto, foi derrotado pelo Chelsea por 2 x 0, e ainda, não conseguiu participar a UEFA Europa League do ano seguinte. Os Blues tinham a vaga para a Champions League, por serem campeões da Premier League, cedendo a vaga para os Pompeys. Porém, devido a problemas judiciais, o time não conseguiu se inscrever no torneio.
Depois disso, o clube não conseguiu mais repetir o sucesso. Na mesma temporada em que chegou a decisão da Copa da Inglaterra, o Portsmouth foi rebaixado para a Championship na 20ª colocação. Além disso, ficou apenas duas temporadas na segunda divisão. Na temporada 2011-12, o Pompey sofreu outro rebaixamento, mas para a 3ª divisão do Campeonato Inglês. E logo no primeiro ano na League One, a equipe sofreu um novo descenso.
Com graves problemas financeiros, e iniciando a League One com 10 pontos negativos, o Portsmouth chegou em um dos seus piores momentos da história: o rebaixamento para a quarta divisão do futebol inglês, a League Two. Após isso, as ligas da Inglaterra são amadoras. E o clube permaneceu por 2 temporadas neste nível.
O “clube dos torcedores” e a volta a 3ª divisão
Em 2013, meses antes do rebaixamento do Portsmouth para a quarta divisão, o Pompey Supporters Trust, um grupo de torcedores, comprou o clube. A partir disto, os Pompeys tentaram se reerguer. Na primeira temporada na League Two, a campanha foi sem brilho, com um 16º lugar. Já no segundo ano, o time chegou aos playoffs, mas parou nas semifinais, sendo derrotado pelo Plymouth Argyle. Enfim, na temporada 2016-17, finalmente o time retornou a League One, com o título da quarta divisão.
Desde então, o clube tem brigado para voltar a Championship, mas sempre tem batido na trave. A saber, a equipe foi adquirida por um novo proprietário. Michael Eisner, ex-CEO da Disney, comprou o time dos torcedores. Na temporada 2017-18, o Portsmouth ficou perto dos playoffs, mas não o alcançou, com um 8º lugar.
Em 2018-19, os Pompeys Até derrotaram o Sunderland e conquistaram a EFL Trophy, torneio que disputam os clubes da 3ª e 4ª divisão. Porém, foram derrotados pelo mesmo oponente nos playoffs. Em 2019-20, o mesmo aconteceu, mas dessa vez, caíram diante do Oxford United. Enfim, na temporada atual, a equipe do sul da Inglaterra chegou a liderar a League One, mas ficaram de fora da zona dos playoffs na última rodada, não conseguindo então o acesso.
Temporada 2020/21 do Portsmouth
Enfim, a atual temporada do Portsmouth teve vários altos e baixos. O clube comandado por Danny Cowley terminou na 8ª posição, com 72 pontos. A campanha foi de 21 vitórias, 9 empates e 16 derrotas. A saber, na 20ª rodada da League One 2020/21, os Pompeys chegaram a liderar o campeonato, ao lado do então campeão Hull City. Entretanto, a campanha na segunda metade do torneio, e o retrospecto como mandante, pesaram muito para a queda de rendimento da equipe.
Dessa forma, os Pompeys caíram da 1ª posição na 20ª rodada, para a 8ª posição na 46ª, e última rodada do campeonato. A saber, se a League One contasse apenas a campanha como mandante, o Portsmouth seria o 15º colocado, com 9 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. Enfim, na última rodada, bastava apenas um triunfo sobre o Accrington para conseguir a vaga nos playoffs.
Porém, a derrota por 0 x 1, combinado com a goleada do Oxford United sobre o Burton Albion por 4 x 0, culminou no fim de temporada para o Portsmouth, e a 5ª temporada do clube na 3ª divisão, em 2021-22.
O Portsmouth marcou 65 gols e sofreu 51 na competição. O atacante John Marquis foi o grande destaque dos Pompeys, com 16 tentos, e 22 participações em gols no campeonato. O craque do time, Ronan Curtis, teve 10 gols e 7 assistências. O goleiro Craig MacGillivray teve 15 clean sheets na League One.
Na próxima temporada, se completam 14 anos do título do Portsmouth da FA Cup, mas também 10 anos que o clube não joga a segunda divisão do futebol inglês. O caminho para se reerguer tem sido longo e árduo, mas a equipe e a torcida, com o trabalho nas últimas temporadas, tem a esperança de dias melhores na cidade próxima ao Canal da Mancha.