Na rodada final da temporada regular da Serie B, a Salernitana venceu fora de casa o Pescara por 3 a 0 e garantiu seu acesso para a elite do Campeonato Italiano. No entanto, o clube da cidade de Salerno corre o risco de ficar de fora da próxima edição da Serie A por desobedecer uma norma de inscrição da liga.
La @OfficialUSS1919 vince a Pescara, tutta Salerno in festa per il ritorno in #SerieA dopo più di 22 anni!
🎙 @Robtor83 pic.twitter.com/w3curwsyjR
— MondoSportivo (@MondoSportivoIT) May 10, 2021
O atual proprietário da Salernitana é o empresário italiano Claudio Lotito, presidente da Lazio, time que já disputa a Serie A. De acordo com as regras da Federação Italiana de Futebol (Figc) , dois clubes que possuem o mesmo dono não podem jogar a mesma divisão.
Para a Salernitana conseguir se inscrever na Serie A e jogar o campeonato pela primeira vez depois de mais de 23 anos, Lotito precisará vender em cerca de 30 dias o time granata.
“É uma norma alinhada com as da Uefa, que não permite a participação em mais de um clube em nível profissional. O presidente Claudio Lotito desfrutou de uma isenção por anos, todos sabiam o que iria acontecer. Muitas felicidades a Salernitana por este histórico objetivo que poderia alcançar, mas as regras são as regras. A situação de controle não pode ser continuada e resultaria na não inscrição no campeonato“, declarou o presidente da Figc, Gabriele Gravina, em entrevista à “Radio Rai”.
Apesar dos sérios riscos existentes para a Salernitana, os jogadores do clube celebraram a goleada em cima do rebaixado Pescara, que contou com os gols do ítalo-brasileiro André Anderson, Tiago Casasola e Gennaro Tutino. Os torcedores do granata também não ligaram para a situação e invadiram as ruas de Salerno para comemorar o acesso.
Em campo, a Salernitana mostrou muita solidez e eficiência para desbancar o favoritismo de outros rivais e conseguir a histórica promoção. A equipe comandada por Fabrizio Castori esteve o campeonato inteiro entre os 10 primeiros colocados e brigou ponto a ponto com Monza e Lecce pela segunda colocação da Serie B.
Apesar de ter passado longe de ter o melhor ataque da competição, o time de Salerno montou uma defesa quase impenetrável. A Salernitana encerrou sua participação na liga tendo a segunda defesa menos vazada, com 34 gols sofridos, ficando atrás somente do Monza, que tomou 33.
O sonho da Salernitana em voltar para a primeira divisão depois de mais de duas décadas só foi concretizado graças a uma série de sete vitórias nas últimas nove rodadas, com destaque para os heroicos resultados positivos nos instantes finais contra Venezia (2×1) e Pordenone (1×2).
A pragmática equipe de Castori ainda contou com os decisivos gols do marfinense Cedric Gondo e de Tutino, artilheiro da Salernitana, com 13 gols. O comandante granata ainda teve em seu serviço a experiência do capitão Milan Djuric, as qualidades de Anderson, Leonardo Capezzi e Francesco Di Tacchio e a solidez de Luka Bogdan e Norbert Gyömbér.
A excelente campanha da Salernitana é mais um resultado bastante positivo para a carreira de Castori, que conseguiu um histórico e inesperado acesso para a Serie A com o Carpi na temporada 2014/15.
A última vez em que a Salernitana disputou a elite do Campeonato Italiano foi na edição de 1998/99. A então campeã da Serie B, que tinha em seu elenco Marco Di Vaio, Gennaro Gattuso, David Di Michele e Rigobert Song, foi rebaixada com apenas um ponto atrás do Perugia, primeira equipe fora da zona da degola.
Playoffs e rebaixados
Com o fim da temporada regular, as equipes do Monza, do Lecce, do Venezia, do Cittadella, do Brescia e do Chievo disputarão os playoffs de acesso para a Serie A. Já Cosenza e Ascoli se enfrentarão pelos playoffs contra o rebaixamento.
Reggiana, Pescara e Virtus Entella foram os três últimos posicionados e disputarão a terceira divisão na próxima temporada. Já Ternana, Perugia e Como garantiram acesso para a Serie B.