Fim dos rumores: Edinson Cavani acertou a renovação de contrato com o Manchester United. Assim, o novo vínculo do atacante irá até junho de 2022. Existia a possibilidade do uruguaio deixar os Red Devils ao fim da temporada. Mas o jogador superou todas as desconfianças, vem sendo providencial em 2020/21 e ficará mais um período pela equipe de Old Trafford.
Cavani destacou o carinho que sente pelos torcedores do United, que, na visão do camisa 7, foram essenciais pela sua permanência.
ORGULLOSO de defender esta camiseta…
PROUD to defend this jersey… @ManUtd 🤝 pic.twitter.com/Pz0fwaAEZL— Edi Cavani Official (@ECavaniOfficial) May 10, 2021
“Fiquei emocionado com o quanto os torcedores queriam que eu ficasse e vou dar tudo para que eles fiquem felizes e alegres com minhas atuações em campo. Ainda não consegui jogar para o público de Old Trafford e isso é algo que mal posso esperar para fazer“, disse Edinson Cavani.
Cavani em 2020/21
Em sua primeira temporada no futebol inglês, Edinson Cavani superou todas as desconfianças e se tornou peça importante para o técnico Ole Gunnar Solskjær. Assim, o uruguaio deixou o Paris Saint-Germain, da França, e ingressou no Manchester United após o término de seu vínculo com o clube francês. O primeiro tento aconteceu na 5ª partida pelo United. Diante do Everton, pela Premier League, Cavani mostrou sua maior virtude na carreira: o gol. Os Red Devils saíram vencedores no confronto, pelo placar de 3 x 1.
O começo da boa fase não parou por aí. Em seguida, o uruguaio foi o principal destaque contra o Southampton, pela 10ª rodada da liga inglesa. Naquela ocasião, entrou na 2ª etapa, deu uma assistência e foi responsável por marcar duas vezes na vitória dos Red Devils por 3 x 2 sobre os Saints, no St. Mary’s Stadium.
Assim, as partidas mais memoráveis até o momento com a camisa do United foi diante da Roma, nas semifinais da Europa League. O camisa 7 teve atuação de aplaudos na classificação da equipe à final. No primeiro confronto contra os italianos, os Red Devils passaram por cima, vencendo por 6 x 2 em Old Trafford. Já na volta, derrota por 3 x 2. Nos dois confrontos, Edinson Cavani esteve envolvido diretamente em seis dos oito gols do time contra a Roma (quatro tentos e duas assistências).
Orgulloso de vestir esta camiseta 🤝 @ManUtd
Proud to wear this shirt 🤝 @ManUtd pic.twitter.com/G51hf24neH— Edi Cavani Official (@ECavaniOfficial) March 10, 2021
Números de Cavani em 2020/21
Primeiramente, o Manchester United e o rival City lideram, lado a lado, a Premier League, e com muitos méritos pelo bom futebol praticado em 2020/21. Edinson Cavani, por sua vez, se coloca como peça chave dos Red Devils na liga mais competitiva do futebol mundial. Em 23 jogos – sendo 11 como titular -, o uruguaio marcou nove gols e ofereceu duas assistências, sendo o 3° maior goleador do United na competição.
- Bruno Fernandes (17 gols em 34 partidas)
- Marcus Rashford (10 gols em 34 partidas)
- Edinson Cavani (9 gols em 23 partidas)
Para complementar, ele é o 3° jogador que mais esteve envolvido em gols do Manchester United nesta Premier League.
- Bruno Fernandes (28)
- Marcus Rashford (19)
- Edinson Cavani (11)
Além disso, Cavani é um dos artilheiros dos Red Devils na Europa League 2020/21, ao lado de Bruno Fernandes, ambos com cinco gols.
“Eu disse quando Edinson assinou, que ele traria energia, poder e liderança para este grupo e não me provaram que estava errado, ele tem sido tudo que eu pensei que seria e muito mais“, falou o treinador do United, Ole Gunnar Solskjær.
A polêmica no Manchester United
Na virada do ano, Edinson Cavani passou por um problema delicado. Assim, após a vitória sobre o Southampton por 3 x 2, pela Premier League, em novembro de 2020, o atacante compartilhou uma mensagem de um seguidor, que elogiou seu o desempenho, em sua rede social, que dizia “gracias negrito” – que significa “obrigado negrinho”, na tradução brasileira. Por sua vez, a Football Association (FA) entendeu que o termo usado continha um caráter racial. A Federação suspendeu o jogador por três partidas e o multou em 100 mil libras.
Dessa forma, Cavani se desculpou, o Manchester United não recorreu da decisão da FA, e o uruguaio cumpriu a suspensão de três partidas. Na ocasião, ele não atuou contra Aston Villa, pela Premier League, Manchester City e Watford, pela Copa da Liga e FA Cup, respectivamente.
Grandiosas passagens por PSG e Napoli
Antes de mais nada, Edinson Cavani fez história com a camisa do Paris Saint-Germain, da França. Em sete temporadas na equipe, o astro uruguaio conquistou o coração dos torcedores do Paris. Assim, sua trajetória pelo clube ficou marcada por inúmeras conquistas (21 no total) e marcas individuais. Vale ressaltar que o centroavante detém o posto de maior artilheiro da história do PSG, com 200 gols.
Top 3 dos artilheiros do PSG
- Edinson Cavani (200 gols em 301 jogos)
- Zlatan Ibrahimović (156 gols em 180 jogos)
- Kylian Mbappé (127 gols em 167 jogos)
Em contrapartida, sua passagem no Napoli, da Itália, também lhe rendeu grandes frutos no futebol. Após deixar o Palermo, Cavani ingressou na equipe de Nápoles. Por lá, o atacante se tornou ídolo da torcida. Por fim, o uruguaio anotou 104 gols em 138 partidas pelo clube italiano – além de conquistar uma Coppa Italia.