O goleiro Gianluigi Buffon, de 43 anos de idade, revelou nesta terça-feira (11) que sairá da Juventus no final da atual temporada. No entanto, o ídolo da Velha Senhora não deixou claro se vai pendurar as luvas ou seguir atuando por outro clube.
🇮🇹 Está é a última temporada do #Buffon na #Juventus.
— Andersinho Marques (@Andersinho_ITA) May 11, 2021
Em uma entrevista à emissora “beIN Sports”, o experiente jogador confirmou que o adeus ao time bianconero desta vez será definitivo. Na atual temporada, a segunda do goleiro na Juventus depois da sua passagem pelo Paris Saint-Germain, Buffon entrou em campo somente sete vezes no Campeonato Italiano.
“O meu futuro está claro: no final da atual temporada vou sair da Juventus e depois avaliar se me aposento ou encontro outra opção que me estimule. Eu dei de tudo para a Juventus e ela me deu tudo, mas chegamos ao fim de um longo e lindo ciclo e é justo que eu siga meu próprio caminho“, comentou Buffon, goleiro que detém o recorde de jogos na Serie A e foi campeão da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Buffon, que é reserva do polonês Wojciech Szczesny, possui contrato com a Velha Senhora até o fim de junho. Em duas passagens pela Juve, o goleiro disputou 683 partidas e venceu mais de 20 títulos, entre eles 10 Campeonatos Italianos.
“Todo começo também tem um fim. E esse é o fim do meu segundo tempo na Juventus. Uma decisão tomada, amadurecida e já comunicada há meses. Mas não foi uma decisão fácil, porque não é simples cortar esse cordão, aqui é onde está minha história, minha alegria, minhas lágrimas, meu lar. Mas eu sei que chegou a hora. Não há agradecimento grande o suficiente. Eu dei tudo. Eu recebi mais. O tempo que virá está tudo para ser escrito. E para viver. Sempre, fino alla fine“, escreveu Buffon em suas redes sociais.
Apesar da Inter de Milão ter conseguido quebrar a hegemonia da Juve na Serie A, o goleiro poderá se despedir da Velha Senhora com um título. No dia 18 de maio, o clube de Turim vai encarar a Atalanta na decisão da Copa da Itália, que acontecerá no estádio Mapei, em Reggio Emilia.
A última partida de Buffon pela Juventus, no entanto, poderá ser no estádio Renato Dall’Ara, contra o Bologna. O duelo está agendado para 22 de maio e será válido pela última rodada da liga italiana.
Natural da cidade de Carrara, Buffon foi revelado pelo Parma e chegou na Juventus em 2001. Desde então, o veterano goleiro só vestiu a camisa de outro time na temporada 2018/19, quando teve uma curta passagem pelo PSG, da França.
Futuro
Caso decidir prosseguir com a carreira de goleiro, Buffon deverá receber algumas propostas de outros times de fora do território italiano. De acordo com a imprensa local, as equipes do Sporting Lisboa, do Galatasaray e do Eintracht Frankfurt estão entre os possíveis interessados em contar com o jogador.
Por outro lado, se escolher pendurar as luvas, Buffon poderá tirar um tempo para cuidar da sua academia de formação de jovens goleiros, que foi inaugurada no final do mês de abril.