Milan se vinga da Juve com requintes de crueldade

Foi um golpe duríssimo! No Allianz Stadium, em Turim, o Milan atropelou a Juve, venceu por 3 a 0 e se vingou da rival pela derrota no primeiro turno da Serie A. O duelo deste domingo (9) valia pela 35ª rodada e era importantíssimo para as pretensões de ambos com relação às vagas na Champions League.

Agora, após o triunfo, os rossoneros reassumiram a vice-liderança, com 72 pontos. Já a Juventus caiu para a 5ª colocação, três pontos abaixo, com 69. Portanto, neste momento, a Vecchia Signora está fora da principal competição do continente europeu na temporada que vem. A vitória do Milan também foi a primeira na casa da rival desde 2011 – ou seja, a equipe jamais havia triunfado no Allianz Stadium.

Passou por cima

Não bastasse a vitória, o Milan atropelou a Juve com requintes de crueldade. A começar pelo placar dilatado, aberto por Brahim Díaz, nos acréscimos da 1ª etapa. O espanhol contou com falha de Szczęsny após cruzamento, fominou a bola, limpou um adversário e bateu no ângulo. Golaço! Aos 21 anos, Díaz é o mais jovem do Milan a marcar um gol na Juve, em Serie A, desde Alexandre Pato (19 anos), em 2008.

Antes do gol inaugural, poucas emoções tomaram conta da partida. Na 2ª etapa, o roteiro foi mais animado. Um toque no braço de Chiellini dentro da área concedeu uma penalidade ao Milan – a 17ª a favor dos rossoneros na Serie A, recordista neste quesito. No entanto, Kessié foi mal na batida e parou em Szczęsny. Só que a defesa do polonês não colocou a Juventus de volta na partida.

Sem energia, o time da casa não conseguiu estabelecer uma pressão pelo empate em nenhum momento. Uma chance ou outra, mas nada que assustasse, de fato, o arqueiro Donnarumma. Dessa forma, o Milan se manteve ligado na partida e conseguiu ampliar já na reta final do jogo. Aos 33, Rebic acertou um lindo chute e marcou outro golaço para o Milan. Quatro minutos depois, Tomori anotou de cabeça.

Vitória acachapante dos rossoneros, diante dos olhares de John Elkann, o “chefão” da Fiat e da Exor, que detém a Juventus. Certamente, ele não deve ter ficado contente com o desempenho (tampouco com o resultado). A humilhação dentro de casa coloca ainda mais pressão no presidente Andrea Agnelli, diretamente envolvido na polêmica Superliga Europeia, e em Andrea Pirlo, comandante da equipe.

Pirlo segue na Juve

Andrea Pirlo, no entanto, continuará sendo o técnico da Juventus, ao menos até o final desta temporada. Isso porque, apesar das especulações, ele comandou o treino da equipe na manhã desta segunda-feira (10). Os bianconeri encaram o Sassuolo, pela 36ª rodada da Serie A já no meio de semana. Contudo, é de se imaginar que o treinador novato não será mantido para a próxima temporada.

Mesmo pressionado, Pirlo afirmou, após a derrota, que não vai pedir demissão. O italiano ainda assumiu a responsabilidade pela campanha decepcionante, mas não deixou de “cutucar” os eventos conturbados que ocorram fora de campo, além da montagem do elenco. Ainda assim, ele nutre confiança de que é possível melhorar.

“Não vou desistir, nem pedir demissão. Abracei este trabalho com imenso entusiasmo e quero continuar. Podemos fazer melhor e temos de acabar a temporada unidos, como uma equipe. Vou continuar trabalhando enquanto me permitirem” – Andrea Pirlo, treinador da Juventus

E Cristiano Ronaldo?

Se a situação de Prilo é delicada para a próxima temporada, a manutenção de Cristiano Ronaldo também se torna difícil para a Juve após a derrota frente ao Milan. É impossível imaginar a permanência do astro português, caso os bianconeri não se classifiquem para a Champions League.

Enquanto isso, chama a atenção o desempenho apagado de CR7. Contra os rossoneros, tocou 49 vezes na bola, mas perdeu sua posse em 17 oportunidades. O atacante tentou apenas duas finalizações e, com isso, teve a segunda pior nota do time de acordo com o site SofaScore (6,4, atrás apenas de Chiesa e McKennie, com 6,3). Durante toda a 1ª etapa, tanto ele, quanto Morata, tocaram na bola apenas uma vez dentro da área do Milan. Ou seja, atuação apagadíssima do ataque da Juve.

Nem o duelo pessoal contra Ibrahimovic motivou CR7. Agora, em 12 encontros contra o sueco, são cinco vitórias, quatro empates e três derrotas para o português. Pela Juve, em três duelos, ele ainda não conseguiu vencer o Milan com Ibra em campo.

Já na defesa, outra marca negativa alcançada para a Vecchia Signora: são 11 jogos seguidos sofrendo gols, o que representa, portanto, a pior sequência desde 2010. Diante de apresentações tão negativas, o futuro de Cristiano Ronaldo fica cada vez mais distante de Turim.

Milan se recupera

Já para o Milan, a grande vitória recoloca a equipe em boas condições de retornar à Champions League após oito temporadas. Os 3 a 0 contra a Juve respresentaram o 14º triunfo fora de casa para os rossoneros nesta Serie A – apenas o Inter se saiu melhor (15 resultados positivos em 2006/07). Além disso, o placar final também simboliza uma melhora recente no confronto contra a rival: são oito gols do Milan nos últimos três jogos diante da Juventus na Serie A, o mesmo número de bolas na rede dos 14 duelos anteriores.

A única questão alarmante é em relação a Zlatan Ibrahimovic. O camisa 11 deixou o gramado lesionado aos 22 minutos da 2ª etapa. A princípio, o problema no joelho parecia ser sério, mas exames realizados nesta segunda (10), aparentemente, descartaram algo pior. Contudo, ainda é preciso aguardar pela ressonância magnética para se obter maiores detalhes.

Quase certo é que o atacante perderá os próximos dois jogos do Milan, contra Torino e Cagliari. Também vale dizer que a lesão do sueco ocorre cerca de cinco semanas antes do início da Eurocopa. Esperamos que, até lá, ele já posso estar totalmente recuperado.

E agora…?

Restam três rodadas para Milan e Juve definirem seus destinos na atual Serie A. A tabela está totalmente embolada, com quatro equipes brigadno por três vagas restantes na Champions Leaguea Inter de Milão já está lá. No momento, Atalanta e Milan tem 72 pontos, o Napoli vem atrás com 70 e a Juventus, na 5ª posição, permanece com 69. Ou seja, apesar do revés, nada ainda está perdido para o time de Turim.

Pela frente, Sassuolo, a campeã Inter e o Bologna. Já o Milan encara Torino, Cagliari e Atalanta. Portanto, a disputa segue aberta e promete grandes histórias até o término do campeonato. Ninguém vai ser louco de perder este final de temporada na Serie A, vai?

Standings provided by SofaScore LiveScore