Neste último sábado (8) Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentaram no Camp Nou, pela 35ª rodada de La Liga. Em um jogo crucial para a reta final do campeonato, a partida que terminou sem gols, acabou dando a oportunidade para o Real Madrid de chegar à liderança do campeonato, mas no domingo (9) a equipe de Zinedine Zidane empatou com o Sevilla no Alfredo Di Stéfano por 2 a 2. Com ambas as partidas terminando em empate, não houve alteração na tabela de classificação.
Pressão do Atléti no 1º tempo
No 1º tempo foi a equipe de El Cholo Simeone que gerou as chances mais claras do jogo, fazendo o goleiro Ter Stegen trabalhar muito no jogo.
O plano de jogo de Simeone foi muito bem executado, na fase defensiva, conseguiu fechar os espaços quando o Barcelona tinha a posse, assim neutralizando Antoine Griezmann que não fez um bom jogo, a única boa oportunidade do time catalão na primeira etapa, foi em uma arrancada incrível de Lionel Messi passando por 5 jogadores e obrigando o goleiro Jan Oblak a fazer uma enorme defesa.
Na fase ofensiva, o time rojiblanco achou espaços na defesa adversária, mas acabou parando em Ter Stegen que fez 6 defesas no jogo, o alemão foi crucial para que Barça não tenha sofrido gols na partida. No 1º tempo foram 7 finalizações do Atléti no gol, contra apenas 3 do Barcelona.
Durante a partida, Sergio Busquets sofreu um choque de cabeça com Savic, o espanhol acabou levando a pior sendo substituído, e logo em seguida foi levado à um hospital para realização de exames.
Substituições e crescimento Blaugrana
Na segunda etapa, o Barça conseguiu parar o ataque adversário, a boa marcação de Gerard Piqué em cima do seu ex-companheiro de equipe Luís Suárez, e a entrada de Ronald Araújo no lugar de Óscar Mingueza foram cruciais para que o Atlético não tenha conseguido realizar nenhum chute no gol dos catalães.
O Barcelona achou espaços e levou perigo ao gol adversário, mas em uma partida na qual os goleiros foram os destaques, se na primeira parte Stegen foi protagonista, no 2º tempo foi a vez de Jan Oblak roubar a cena, o esloveno fechou o gol do Atléti, foram 7 defesas sendo 5 dentro da área. Oblak é o goleiro com mais clean sheets (18) na atual temporada de La Liga. O Barça finalizou 4 vezes no gol do Atlético, enquanto o time de Simeone não conseguiu criar nenhuma chance perigosa de gol.
Apesar de ter passado em branco, Lionel Messi foi a principal arma do Barcelona no jogo (e na temporada), o argentino gerou a principal chance de gol para o Barça na partida, acertou 5 de 9 dribles, ganhou incríveis 16 duelos de 21 disputados, sofreu 9 faltas, e ainda gerou 3 cartões amarelos para o Atléti. Messi é o artilheiro da competição com 28 gols marcados, e ainda tem seu futuro indefinido em relação à permanência no clube catalão.
⏰ Final del partido
⚽ #BarçaAtleti (0-0)
🔵🔴 #ForçaBarça pic.twitter.com/JsZukd4Mtp— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) May 8, 2021
Reta final
Com o placar encerrado em 0 a 0, o Real Madrid teve a oportunidade de assumir a liderança, mas acabou tropeçando em casa diante do Sevilla, o clube merengue empatou em 2 a 2 com a equipe da Andaluzia em um jogo muito disputado no estádio Alfredo Di Stéfano.
Faltando 3 rodadas para o fim do campeonato, o título segue indefinido, o Atlético de Madrid depende de si mesmo nesta reta final, os colchoneros precisam ganhar os 3 jogos para voltarem à levantar um título de Liga. O último foi há 7 anos atrás na temporada 13/14.
O Real Madrid precisa ganhar os 3 jogos restantes e torcer por um empate ou derrota do Atlético. O time blanco é o atual, e maior campeão da competição com 34 títulos.
O Barcelona tem a missão mais complicada, além de precisar ganhar os jogos restantes, os catalães vão precisar de um empate ou derrota do Real Madrid e de uma derrota do Atlético de Madrid.
Últimos jogos de Atlético, Real e Barça:
- Atlético de Madrid x Real Sociedad (12/05)
- Atlético de Madrid x Osasuna (16/05)
- Real Valladolid x Atlético de Madrid (23/05)
- Granada x Real Madrid (13/05)
- Athletic Bilbao x Real Madrid (16/05)
- Real Madrid x Villarreal (23/05
- Levante x Barcelona (11/05)
- Barcelona x Celta de Vigo (16/05)
- Eibar x Barcelona (23/05)