Sem Raúl Jiménez, desempenho ofensivo do Wolverhampton cai em 2020/21

A lesão de Raúl Jiménez foi um verdadeiro baque para o Wolverhampton nesta temporada. Os Wolves tiveram uma brusca queda de rendimento em 2020/21. A saber, em novembro do ano passado, contra o Arsenal, o mexicano teve uma fratura crânio. Na ocasião, ele teve forte dividida de cabeça com o zagueiro David Luiz.

Jiménez vem se recuperando da cirurgia feita no crânio e já retornou aos treinos, mas sem previsão para o retorno. Dessa forma, o MondoSportivo Brasil trouxe alguns números que mostram o baixo desempenho dos Lobos sem o camisa 9 – que completou 30 anos na quarta-feira (5).

Com e sem Raúl em 2020/21

O desempenho do Wolverhampton caiu consideravelmente sem Raúl Jiménez. Por conta disso, os Lobos fazem sua pior campanha na Premier League desde o seu retorno à competição, em 2018/19. A princípio, o clube ocupa a 12ª posição na liga – com 42 pontos. Além disso, a saída de Diogo Jota para o Liverpool e o baixo rendimento de Adama Traoré é um dos motivos da baixa produtividade do ataque.

Em 38 jogos do clube na temporada, Jiménez participou de 11 deles, até parar por conta da lesão. Nesses confrontos, o mexicano anotou quatro gols na Premier League. Com o jogador em campo, foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Em contrapartida, nas outras 27 partidas em que esteve fora em 2020/21, o Wolverhampton conseguiu oito vitórias, sete empates e 12 derrotas – ou seja, três triunfos a mais. Em contrapartida, cresceu o número de empates e derrotas – cinco e oito, respectivamente, em comparação com a presença do camisa 9 em campo.
  • Com Jiménez: 11 jogos, cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas
  • Sem Jiménez: 27 jogos, oito vitórias, sete empates e 12 derrotas
Opinião dos jornalistas
Ao MondoSportivo Brasil, os jornalistas Fernando Campos, do DAZN, e João Vitor Salla, editor da Premier League Brasil, destacaram a importância de Raúl Jiménez para o Wolverhampton e o impacto que a equipe sofreu sem a presença do camisa 9.

Primeiramente, Fernando Campos lembrou da importância de Raúl Jiménez para os Wolves. Além disso, exaltou a qualidade técnica e tática do mexicano dentro de campo.

“Tem um peso muito grande a lesão do Raúl Jiménez. estamos falando de um dos melhores camisas 9 do futebol inglês, principalmente, e um dos grandes destaques do futebol europeu da última temporada, marcando 27 gols”, disse.

Completou: “Ele (Raúl Jiménez) é um camisa 9 bem completo e interessante, pela velocidade, pela forma de sair da área, EM trabalhar bem os passes e abrir espaço com essa movimentação inteligente. Um baita de um camisa 9”.

Jornalista e editor da Premier League Brasil, João Vitor Salla ressaltou que a saída de Raúl Jiménez, fora por lesão no crânio desde novembro de 2020, foi uma perda “gigantesca” no rendimento dos Lobos nesta temporada.

“Os Wolves perderam um dos melhores jogadores do campeonato e não é fácil assimilar um impacto desses. A perda foi gigantesca e os números falam por si só. Jiménez era praticamente meio time”, falou.

Atacantes do elenco

Assim, tanto Fábio Silva quanto Willian José não conseguiram emplacar nesta temporada. Sem a presença de Raúl, o clube vem sofrendo na Premier League. Vindo do Porto, de Portugal, o jovem de 18 anos, que ainda pode desenvolver o melhor futebol, não emplacou. Em 32 jogos em 2020/21, foram quatro gols.

Já o atacante brasileiro, que veio por empréstimo da Real Sociedad, da Espanha, marcou apenas uma vez pelo clube. Assim, ambos marcaram, juntos, cinco gols na temporada, sendo que o mexicano anotou, antes da grave lesão, quatro tentos. Números dos centroavantes do Wolverhampton em 2020/21:

  1. Raúl Jiménez (11 jogos e quatro gols)
  2. Fábio Silva (32 jogos e quatro gols)
  3. Willian José (14 jogos e um gol marcado)
Artilheiros dos Wolves na Premier League

O desempenho ofensivo do Wolverhampton é muito aquém nesta Premier League. Assim, a baixa produtividade ofensiva é notória. Os Lobos marcaram 33 gols na liga, a pior marca – até o momento – desde o retorno à competição, em 2018. Detalhe, é o 16° pior ataque do campeonato. Equipes como Newcastle (40), Crystal Palace (34), Brighton (35) e Southampton (41), questão abaixo dos Wolves na tabela, possuem mais gols. Veja os artilheiros da equipe na liga inglesa:

  1. Rúben Neves (5 gols em 32 jogos)
  2. Pedro Neto (5 gols em 31 jogos)
  3. Raúl Jiménez (4 gols em 11 jogos)
  4. Fábio Silva (4 gols em 28 jogos)

Ou seja, Jiménez – que está fora desde novembro de 2020 – ainda é o top 3, junto com Fábio Silva, na artilharia do Wolverhampton na Premier League. Entretanto, é importante lembrar que o atacante português ajudou os comandados de Nuno Espírito Santo nos últimos cinco jogos da liga. Assim, ele marcou duas vezes e deu uma assistência. Inclusive, fez o gol do empate dos Lobos sobre o West Bromwich (1 x 1), na última rodada.

Para se ter uma ideia, Rúben Neves não marca desde fevereiro deste ano, pela 26ª rodada da Premier League, no empate em 1 x 1 sobre o Newcastle. Pedro Neto, por sua vez, marcou pela última vez na vitória por 2 x 1 contra o Southampton, pela 24ª rodada.

Fernando Campos falou sobre o jovem atacante Fábio Silva:

“O Fábio Silva é um jovem jogador, com potencial, mas tem que ser trabalhado até. Ele não estava consolidado no Porto, mas é encarado como uma das grandes promessas do futebol português. e sabemos todo o carinho do Nuno Espírito Santo pelos portugueses. É uma contratação para o futuro. Não esperava que ele fosse um substituto para o Raúl”.

“É difícil engrenar um time com uma temporada atropelada, jogadores jovens (e sem experiência na PL), a saída de jogadores fundamentais para o esquema (Jota, Doherty e Raúl). É uma consequência do todo. Mercado, treinamento, azar… talvez na próxima temporada o time possa brigar por coisas melhores”, disse João, editor da Premier League Brasil.

Raúl Jiménez em outras temporadas

Em julho de 2018, o Benfica, de Portugal, emprestou Raúl Jiménez ao Wolverhampton, até então recém promovido à Premier League. Assim, a primeira temporada de Jiménez na equipe foi surpreendente. O mexicano teve participação fundamental em um 7° lugar dos Lobos na liga (57 pontos), classificando o clube à Europa League. Em 46 jogos dos Wolves, o jogador participou de 44 partidas e marcou 17 gols.

Já em 2019/20, o clube exerceu o direito de compra e contratou em definitivo o mexicano. A temporada foi incrível para Raúl Jiménez. Junto com seus companheiros, o atleta ajudou o Wolverhampton a chegar nas quartas de final da Europa League. Na ocasião, derrota para o Sevilla por 1 x 0 – tendo o camisa 9 desperdiçado um pênalti no confronto.

Porém, os Wolves conseguiram, novamente, a 7ª posição na Premier League (59 pontos). Na liga inglesa, foram 17 gols anotados em 38 rodadas, sendo o principal artilheiro do clube na competição. A temporada 2019/20 foi ainda melhor para Jiménez. Nos 55 jogos dos Lobos, ele fez 27 gols.