Napoli vence o Spezia sem dificuldades e pressiona rivais

Após este final de semana, teremos apenas mais três rodadas para o término do campeonato italiano. Uma competição cheia de emoções e algumas surpresas. Depois do tropeço em casa para o Cagliari, era tudo ou nada para o Napoli. Por ter uma tabela mais fácil que os rivais Milan e Juventus, Gattuso vive uma reta final de muita pressão. A vaga para a Liga dos Campeões tende a ser dos Azurri e a vitória de hoje foi tão importante que colocou a equipe na segunda colocação, comprovando o equilíbrio que existe hoje entre o segundo e o quinto colocado na Serie A.

Diante de um Spezia fragilizado, sobraram espaços para os Partenopei mostrarem o seu futebol ofensivo. Diferentemente das últimas partidas, não houve uma pressão na saída de bola do adversário. A ideia foi deixar os donos da casa com a bola para encontrar os espaços nos contra-ataques usando a velocidade de Politano, Osimhen e Insigne. A formação 4-3-3 do Spezia só existiu no papel, porque dentro de campo nada se viu dos atacantes. Em 45 minutos, os mandantes chutaram uma bola e foi para fora, enquanto os napolitanos finalizaram sete vezes, sendo três no gol, justamente os três tentos anotados na primeira etapa.

No primeiro, Di Lorenzo cruzou para Zielinski abrir o placar com 15 minutos. O lateral igualou seu recorde de participações em gols na Serie A: oito (dois gols, seis assistências), como em 2018/19 com o Empoli (cinco gols, três assistências). Já o meia polonês, marcou seu sétimo gol neste campeonato, estabelecendo seu recorde de gols em uma temporada na primeira divisão.

O Napoli marcou em 23 jogos consecutivos no campeonato e está a apenas um de igualar a sua melhor sequência de gols na Serie A: 24 partidas em 1975. Números que evidenciam a qualidade ofensiva da equipe que como todos sabem poderia ter ao menos brigado por títulos se não fossem as lesões, casos de Covid-19 e a sequência exaustiva de jogos somando liga italiana, copa nacional e a Liga Europa.

O gol trouxe mais tranquilidade aos visitantes que a partir do primeiro gol, dominaram completamente o adversário, fazendo com que fosse questão de tempo a rede balançar mais vezes. Foi então que o Napoli recuou, deixando o Spezia avançar e em uma bobeada do ataque, Zielinski lançou para Osimhen arrancar e marcar o segundo. Um gol especial para ambos os jogadores. Pela primeira vez na Serie A, Zielinski soma gols e assistências em um jogo fora de casa; Além disso, entre os meio-campistas do atual torneio apenas Malinovskiy (10) tem mais assistências do que o polonês (nove). Já Victor, é o primeiro jogador do Napoli a marcar em quatro jogos consecutivos na liga desde Arkadiusz Milik, em dezembro de 2019 (cinco tentos).

Já não se via mais poder de reação da equipe da casa, mostrando aos Azurri que uma goleada era questão de tempo. Agitado no banco de reservas, Gattuso cobrava dos seus jogadores mais intensidade para que a equipe marcasse o máximo possível de gols e liquidasse a partida, pensando já no próximo duelo contra a Udinese, em casa.

O terceiro gol tem total mérito de Gattuso, afinal foi uma jogada ensaiada entre outras que a equipe tenta aplicar ao longo do jogo. Insigne cruzou para Victor, que conseguiu dominar, ajeitar e fuzilar a bola no fundo da rede. Foi a terceira doppietta na carreira de Osimhen. As duas anteriores foram pelo Lille, sendo a última em agosto de 2019.

O Napoli não marcava pelo menos três gols no primeiro tempo fora de casa, na Serie A, desde dezembro de 2017, contra o Torino. Outro fator que evidencia a qualidade ofensiva da equipe é que pela quarta vez na liga, a equipe Partenopea conseguiu marcar pelo menos três gols no primeiro tempo. Nenhuma equipe conseguiu fazer isso mais vezes neste campeonato.

Depois de um primeiro espetacular, veio o descanso no segundo tempo. A equipe passou a tocar mais a bola, se preservando fisicamente já pensando nos últimos três jogos do campeonato. Já o Spezia passou a querer o gol de honra e a enfim se arriscar mais. Foram sete finalizações só na segunda etapa. O gol solitário dos Bianconeri veio com Roberto Piccoli, deixando o treinador napolitano irritado. Gennaro não queria levar gol na partida.

Como tem sido comum em suas partidas, o Napoli cansou de perder gols. Politano teve boas chances e Demme também. Mas apesar do gol sofrido, não houve mais reação dos donos da casa. Era questão de tempo para os Azurri marcarem o quarto gol. Lozano entrou no lugar de Politano para reforçar o poder ofensivo da equipe aumentando a possibilidade de marcar mais um gol. Aos 34 minutos, Osimhen recebeu em velocidade e deixou Lozano livre para marcar seu décimo gol na competição, fechando o placar da partida.

Sem dúvidas uma vitória contundente vinda graças a um jogador que é muito cobrado pela torcida, dirigentes e jornalistas na Itália. De fato é uma reta final impecável para Victor Osimhen. Os dados a seguir comprovam a sua importância para o esquema tático do time e também para garantir a classificação na Liga dos Campeões.

– Pela primeira vez em sua carreira, Osimhen marcou três gols em um jogo, dois gols e uma assistência hoje.

– Apenas Erling Haaland (nascido em 2000) é mais jovem que Victor Osimhen (1998) entre os jogadores das cinco principais ligas europeias, capazes de marcar dois dígitos nas duas últimas temporadas.

– Com Osimhen em campo, o Napoli venceu 69% das partidas desta Serie A (13 partidas), percentual que cai para 59% nas demais partidas em que o nigeriano não está em campo (22 jogos).

Sem dúvidas são marcas impressionantes do camisa 9, cada vez mais correspondendo o alto investimento feito pelo clube em sua contratação. Mas não é só o nigeriano que merece aplausos do torcedor napolitano e dos amantes do calcio italiano. O ataque em si da equipe dispensa apresentações. O Napoli marcou 51 dos 78 gols neste campeonato desde o início de 2021. Nenhuma equipe nas cinco melhores ligas da Europa anotou mais bolas na rede neste ano do que a equipe do Sul Italiano.

A vitória contra o Spezia aproximou o time da classificação e deixou a pressão totalmente para Milan e Juventus que se enfrentam neste domingo. Um empate deixa o Napoli bem encaminhado para a próxima Liga dos Campeões. Restam três rodadas e cinco times brigam por três vagas. Mas se depender de Víctor Osimhen, não só se classifica para a UCL como também fica com o segundo lugar da Serie A.

Standings provided by SofaScore LiveScore