Zenit campeão e Deadpool levantando o troféu!

No último domingo o Zenit ergueu mais um troféu, coroado após mais um jogo perfeito em que goleou o segundo colocado Lokomotiv por 6-1. O clube de São Petersburgo conquista seu sétimo título russo, sendo o terceiro seguido, só nessa última década o clube conquistou seis títulos.

O números que chamam atenção

A campanha do Zenit pode ser considerada perfeita diante de seus números, o clube liderou a competição quase que de ponta a ponta, vide o infográfico a seguir.

Em 28 rodadas, o time teve 18 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas. Seu poderoso ataque fez 71 gols e sua defesa sofreu apenas 25 gols. Somente esses números já expressão a boa campanha da equipe.

Seu poderoso ataque

O Zenit tem um dupla de ataque que produz muitos gols, tratam-se do iraniano Sardar Azmoun e do russo Artem Dzyuba. Os dois dividiram o topo da artilharia da competição na temporada 2019-20 e nessa temporada ambos se mantém no topo, onde Azmoun tem no momento 19 gols e Dzyuba 16 gols.

Os brasileiros do Zenit

A equipe de São Petersburgo conta com a presença de três brasileiros em seu elenco, tratam-se do lateral esquerdo Douglas Santos, do meia Wendel e do atacante Malcom. Todos eles foram titulares em grande parte da temporada, Douglas Santos é um dos pilares da defesa do Zenit, titular incontestável. Wendel chegou a equipe no decorrer da competição e foi aos poucos cavando seu lugar entre os 11 iniciais, hoje já é considerado titular e grande peça no setor de ligação da equipe. Já Malcom foi contratado a preço de ouro pela equipe, chegaria para ser titular absoluto, mas as lesões sempre o vem atrapalhando. No final da temporada ele conseguiu ter sequências de jogos e vem marcando gols, inclusive fez um golaço de cobertura que selou a vitória e título da equipe no último jogo.

Porque “Deadpool” levantou o troféu? 

O atacante Dzyuba sofreu muitas críticas ao longo da temporada devido a um histórico de fatores externos, o estopim foi quando um vídeo intimo seu viralizou nas redes sociais. Tal fato sofreu muitas críticas, na época, pela impressa e torcedores, onde o atacante chegou a perder a braçadeira de capitão na seleção russa e no próprio Zenit. Mas é indiscutível hoje a importância e liderança que o atacante tem, tanto no seu time quanto na seleção e com seus gols e boas atuações, essas criticas foram sendo esquecidas.

Porém, na comemoração do título, o atacante ironicamente usou a roupa do super herói Deadpool (considerado um anti-héroi, por não cumprir as “regras básicas”). Tal “manifesto” foi visto com muito bom humor pela mídia e torcedores, e suas imagens vestido de Deadpool circularam o mundo rapidamente.

Standings provided by SofaScore LiveScore