Jogando em casa no segundo jogo da semifinal da Europa League a Roma se esforçou bastante para tentar reverter a enorme desvantagem que tinha, até conseguiu pressionar e vencer o Manchester United, mas com 2 gols de Edinson Cavani e 12 defesas de De Gea o clube inglês se garantiu na final da competição européia.
PRIMEIRO TEMPO
Com o desvantagem de 4 gols no placar agregado, a Roma não perdeu tempo e já iniciou o jogo pressionando os visitantes e criando já algumas chances claras de gol e esbarrou principalmente no goleiro espanhol David De Gea e nos erros de algumas finalizações. Mas o Manchester United conseguiu criar duas chances claras com Edinson Cavani depois de equilibrar um pouco mais as ações, e o atacante uruguaio acabou perdendo ambas, uma delas saindo por cima do travessão.
A Roma continuou tentando pressionar para abrir o placar chegando mais algumas vezes com perigo na área, duas delas foi com o ex-United Henrikh Mkhitaryan que uma vez foi parado por De Gea e na outra oportunidade acertou o pé da trave. Mas quem abriu mesmo o placar foi o Manchester United, em uma boa jogada ofensiva Fred avançou e lançou Edinson Cavani que na entrada da área acertou um belo chute sem chances de para Mirante.
ROMA FLERTA COM O MILAGRE MAS DE GEA EVITA O VEXAME
¡ 𝗩 𝗔 𝗠 𝗢 𝗦 !
🧤 @D_DeGea
🔴 #MUFC
🏆 #UEL pic.twitter.com/P3kNyAzyYm— Manchester United (@ManUtd) May 6, 2021
Na segunda etapa a Roma voltou novamente com mais vontade de jogar e buscando criar chances claras de gol até conseguir o empate no minuto 57 quando em bola levantada na área, Pedro finalizou cruzado e Edin Dzeko cabeceou livre para o gol. Empolgada pelo gol, a Roma continuou encima da United e três minutos depois conseguiu virar o jogo, após um erro dos visitantes na saída de bola, Cristante aproveitou a oportunidade e chutou com força no canto sem chances para David De Gea realizar a defesa, 2 a 1 para a Roma.
O Manchester United estava atordoado pela pressão romanista e logo na sequência se livrou de um vexame em duas oportunidades, Pedro Rodriguez e Edin Dzeko tiveram chances claras em erros de marcação da defesa do United que teve o ótimo De Gea para realizar grandes defesas e evitar o flerte da Roma com o milagre da virada. No minuto 68 o Manchester United teve um raro momento de lucidez ofensiva e com um passe genial da Bruno Fernandes, o atacante Cavani ficou livre na marca penal para cabecear e igualar novamente o placar no Estádio Olímpico.
O gol não abalou o espírito dos romanistas em buscar o milagre, Mkhitaryan teve outra grande chance na grande área mas não conseguiu marcar mas no minuto 83 eles conseguiram novamente estar a frente do placar. Em bola cruzada na área o jovem Nicola Zalewski finalizou de primeira e a bola entrou no gol após desviar no lateral brasileiro Alex Telles. Após o gol a Roma ainda tentou marcar mais uma vez mas teve poucas oportunidades de chegar com perigo, um chute de Cristante foi facilmente defendido e não levou mais perigo, terminando o jogo em uma vitória da Roma por 3 a 2, mas com a vaga ficando com os ingleses vencendo no agregado por 8 a 5.
CURIOSIDADES
O treinador Ole Gunnar Solskjaer venceu assim sua primeira semifinal pelo clube após ter perdido as 4 anteriores, esta portanto será a primeira final do técnico norueguês sob o comando do Manchester United. Já o atacante Edinson Cavani foi o grande nome das semifinais da Europa League marcando 4 gols e 2 assistências e sofreu um pênalti em dois jogos.
Cerca de 14 anos atrás Manchester United e Roma se enfrentavam pelas quartas de final da Champions League e também tiveram um placar agregado com número alto de gols, se desta vez terminou 8 a 5, em 2007 o Manchester United também venceu no agregado por 8 a 3.
FINAL NO FIM DO MÊS
🏆 Your 2021 #UELfinal!
Villarreal 🆚 Manchester United! #UEL pic.twitter.com/1c505IjdqJ
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) May 6, 2021
O Manchester United chegou a final da Europa League após bater times como Real Sociedad, Milan, Granada e Roma e vai enfrentar o espanhol Villarreal que na semifinal bateu o inglês Arsenal, antes o Submarino Amarelo havia superado RB Salzburg, Dynamo Kiev e Dinamo Zagreb. A final vai ser disputada no dia 26 de Maio no Stadion Mejski, em Gdansk na Polônia.