CR7 x Ibra: Quem está melhor na atual Serie A?

Neste domingo (9), às 15h45 no horário de Brasília, a Juventus encara o Milan pela 35ª rodada da Serie A. O duelo também marca o 12º encontro na história – e o primeiro, na atual temporada – entre duas lendas do futebol: CR7 e Ibra. No jogo do primeiro turno, em janeiro, o sueco ficou fora por conta de lesão.

Aos 36 e 39 anos, respectivamente, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic são dois dos maiores destaques da edição 2020-21 do Campeonato Italiano. Que ambos possuem ótimas marcas, nós já sabemos. Mas, afinal, qual dos dois atacantes está em uma temporada melhor no cenário nacional?

Médias (quase) idênticas

Ao olharmos para as estatísticas de CR7 e Ibra na Serie A, nos deparamos com trajetórias diferentes. Enquanto o português atuou em 30 das 34 partidas da Juventus, o camisa 11 do Milan perdeu 16 partidas – somando lesões, contaminação por Covid-19 e suspensão. No entanto, apesar da discrepância na quantidade de jogos, ambos tem marcas muito parecidas. A semelhança chega a ser assustadora.

Para isso, vamos nos apoiar nas MÉDIAS dos dois atacantes. Por exemplo: tanto CR7 quanto Ibra precisam de 85 minutos para participar de um gol – seja marcando ou dando a assistência. Ambos também necessitam de 4,1 chutes para balançar as redes, assim como cada um dos dois finaliza, em média, 2,2 vezes por jogo.

Números idênticos nesses aspectos, o que faz com que os veteranos tenham notas parecidíssimas no site SofaScore: Cristiano Ronaldo tem uma avaliação média de 7,8. Já Ibrahimovic, de 7,6 – ambas estão entre as seis melhores da Serie A. Portanto, quando nos atentamos as médias, encontramos dois jogadores com participações semelhantes na temporada. E isso, mesmo com uma leve diferença no posicionamento dos dois em campo.

Enquanto CR7 cai um pouco mais pela ponta-esquerda, Ibra cumpre o papel de centroavante clássico, do qual estamos acostumados. Contudo, as semelhanças nos números continuam: os dois tem taxa de conversão de chances parecida: 17% do gajo e 19% do sueco, e quase a mesma média de gols por jogo (0,9 a 0,8). Curiosamente, os dois também estiveram na seleção da rodada montada pelo SofaScore na mesma quantidade de vezes: 5.

Números brutos

A diferença entre CR7 e Ibra está, portanto, nos números brutos. Isso, claro, por conta da disparidade de jogos entre os dois na atual Serie A. Sendo assim, enquanto Cristiano Ronaldo tem 27 gols e três assistências – e é artilheiro da competição – Zlatan Ibrahimovic marcou 15 vezes e deu dois passes para gols.

Entretanto, não são apenas as marcas positivas que são afetadas. Em termos de grandes chances perdidas, o português está bem na frente: 26 a 14. É aquela história: quem joga mais, faz mais gols, porém desperdiça mais oportunidades também…

Com relação a forma como cada um deles marcou seus gols, observamos bastante versatilidade. Perna direita, perna esquerda, de cabeça. Ou seja, marcá-los é tarefa ingrata para os defensores.

Cristiano Ronaldo

15 gols de perna direita (6 de pênalti)

5 gols de perna esquerda

7 gols de cabeça

Zlatan Ibrahimovic

8 gols de perna direita (3 de pênalti)

4 gols de perna esquerda

3 gols de cabeça

Consistência a favor de CR7

Apesar dos 27 gols marcados e artilharia, não podemos dizer que a temporada de Cristiano Ronaldo esteja sendo excepcional. Isso, claro, levando em consideração todo o potencial do cinco vezes melhor mundo e o que já testemunhamos ele fazer – na própria Juventus, por que não?

Ainda assim, na batalha de CR7 contra Ibra, especificamente, podemos dizer que o português apresentou uma consistência maior ao longo de toda a temporada. Obviamente, isso tem a ver com a frequência maior de Cristiano nas escalações de seu time. Ibrahimovic perdeu muitos jogos. Logo, não conseguiu uma boa sequência para evoluir seu desempenho e seus números.

O início de Serie A do sueco foi arrebatador, é verdade. Ele marcou 10 vezes em seus primeiros seis jogos. Contudo, não conseguiu manter a média e balançou as redes mais cinco vezes, apenas, nos 12 jogos seguintes. Cristiano tem uma distribuição melhor de gols na temporada. Não à toa, a Juve se manteve sempre na mesma região da tabela (3ª e 4ª colocação), enquanto o Milan caiu bastante nas últimas rodadas.

Decisão a favor de Ibra

Se a consistência não foi o forte de Zlatan Ibrahimovic, a importância de seus gols se mostrou um diferencial. Principalmente nas primeiras rodadas da Serie A. O sueco anotou tentos mais “decisivos” para o placar final dos confrontos do que Cristiano. Ou seja, Ibra garantiu mais pontos (na média total) ao Milan do que CR7 a Juventus, somente contando gols e assistências.

Ibrahimovic foi responsável DIRETO pela conquista de 15 dos 64 pontos de disputou (23,4%). Já Cristiano conquistou, digamos, “sozinho” 18 de 90 pontos (20%). Pouca diferença, é verdade, mas que dá uma ligeira vantagem ao camisa 11 do Milan no quesito “decisão”. Ibra foi mais decisivo e interferiu mais na posição atual de sua equipe – isso, claro, considerando a média e não a pontuação bruta.

Fica, portanto, o lamento para o torcedor rossonero. O que seria do Milan se Zlatan tivesse jogado mais vezes? Talvez, sua influência tivesse alçado à equipe a um patamar acima na tabela. Nunca saberemos. Lembrando que Milan e Juventus estão empatados, com 69 pontos cada, em 3º e 4º na classificação. A Vecchia Signora está à frente por conta da vitória no confronto direto.

No entanto, fato é que CR7 e Ibra são verdadeiros fatores determinantes para a vitória de seus times. Os dois atacantes tem algo em comum: tanto nas cinco derrotas da Juventus, quanto nas sete do Milan nesta Serie A, NENHUM dos dois marcou. Ou seja, quer ganhar da Juve ou dos rossoneros? O primeiro passo, talvez, seja anular os goleadores de cada uma das equipes. Fica tudo bem menos complicado…

E aí, quem foi melhor?

Claro que somente números, estatísticas, médias e estimativas não definem essa questão. Se trata de algo muito mais subjetivo, que leva em conta as atuações, o contexto dos jogos, a equipe ao redor. No entanto, analisar os gráficos nos ajuda a entender um pouquinho da história de CR7 e Ibra nesta temporada.

Na minha humilde opinião, vou apontar o craque português como ligeiramente melhor. Como já disse, nem ele, nem a Juve fazem uma temporada espetacular. Mas, querendo ou não, o atacante esteve mais presente, mostrou alguma consistência e – provavelmente – ainda vai fisgar a artilharia. O gajo, portanto, mesmo abaixo de seu nível, ainda faz estragos. Nada que desmereça a incrível jornada do “vovô” Ibrahimovic.

Neste domingo, veremos mais um ato deste duelo sempre tão empolgante. O retrospecto é favorável a Cristiano – cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas quando encontrou o rival sueco, seja por clubes ou seleção. Dessa vez, o jogo vale demais. A quatro rodadas do fim do campeonato, a luta por uma vaga na Champions League está intensa. E, tanto para Juventus, quanto para Milan, uma derrota no clássico pode transformar o fim da temporada em desastre.

Ao mesmo tempo, podemos estar diante do último embate entre CR7 e Ibra em toda a história. Será? Quem sabe… Vale torcer para qualquer um dos dois. Só não vale perder esse jogão!

Standings provided by SofaScore LiveScore