Copa da Itália será disputada com novo formato

A Lega Serie A aprovou um novo formato de disputa da Copa da Itália, que entrará em vigor a partir da próxima temporada. O torneio terá menos participantes e será disputado somente por equipes das duas primeiras divisões do futebol local.

A competição é jogada normalmente com 78 times, sendo 20 da Serie A, 20 da Serie B, 29 da Serie C e nove da Serie D. Com a mudança, a quantidade de clubes cairá para 40 e as equipes da terceira e quarta divisões não disputarão mais a Copa da Itália, que é um dos principais torneios do país.

Entre outras mudanças, os clubes da elite do futebol italiano participarão do torneio desde a primeira fase. No atual formato, as equipes da Serie A entram na competição a partir do terceiro turno, já os times que terminam a liga entre primeiro e oitavo estreiam somente nas oitavas de final.

A decisão de fechar as portas da competição foi tomada para tentar fazer a Copa da Itália se tornar mais atraente aos telespectadores e do ponto de visita televisivo. Em contrapartida, a medida segue praticamente a mesma linha adotada pela Superliga, que foi tão combatida por dirigentes e fãs do mundo todo.

Francesco Ghirelli, presidente da Lega Pro, que organiza a Serie C, afirmou ser “elitista” a decisão da Lega Serie A.

A decisão de excluir os clubes da Lega Pro da Copa da Itália não viola somente os direitos, mas também é a expressão de uma concepção elitista do futebol. Iremos tomar todas as iniciativas para resguardar os direitos dos times e salvaguardar uma cultura que respeita os valores mais autênticos do esporte. Inovar é correto, mas salvando a coesão do sistema futebolístico“, disse Ghirelli sobre a Copa da Itália, que terá início em 15 de agosto.

O presidente da Lega Serie D, Cosimo Sibilia, mostrou sua insatisfação em uma publicação nas redes sociais.

Depois de tantos dias ouvindo as pessoas falarem sobre a necessidade de mais consideração pelos fundamentos do futebol, vem a exclusão de times das Series C e D da próxima Copa da Itália. É uma perda total de perspectiva, porque em outros países, as equipes amadoras não só jogam contra os grandes clubes, como os recebem em seus próprios campos“, escreveu.

Com o novo formato, não será possível ver mais campanhas surpreendentes como a do Alessandria na temporada 2015/16. Na época, o time militava a terceira divisão e chegou até nas semifinais da Copa da Itália, eliminando Palermo, Genoa e Spezia em sua trajetória. Os mandrogni só foram despachados pelo Milan.

Outro time que viveu um sonho na Copa da Itália foi o Bari na temporada 1983/84. Os galletti estavam na Série C e foram parados somente pelo Hellas Verona na semifinal do torneio, depois de eliminarem Lazio, Juventus e Fiorentina.