O Empoli goleou nesta terça-feira (4) o Cosenza por 4 a 0 e garantiu matematicamente o acesso para a Serie A do Campeonato Italiano. Em uma ótima campanha, o clube toscano é o líder da Serie B, com 70 pontos, e também não pode ser mais alcançado por nenhum rival.
Now @EmpoliCalcio have been promoted to Serie A as champions of @Lega_B, I thought I’d do a small thread on their historic season. (1/6) #ForzaEmpoli #100diquestiAnni pic.twitter.com/NEyofiqfd9
— CalcioSupporter (@CalcioSupporter) May 5, 2021
Faltando duas rodadas para o final da liga, os azzurri abriram sete pontos de distância da vice-líder Salernitana, que bateu o Pordenone fora de casa por 2 a 1. No duelo disputado no estádio Carlo Castellani, o Empoli dominou as ações durante os 90 minutos e venceu graças aos gols de Leonardo Mancuso, Nedim Bajrami e Andrea La Mantia (2x).
O time azzurro voltou para a elite do futebol italiano depois de duas temporadas na segunda divisão. A boa campanha coroou o excelente trabalho do técnico Alessio Dionisi, que resolveu apostar em muitos jovens jogadores ao longo do campeonato.
Um dos principais deles é o meio-campista albanês Bajrami, de 22 anos, que anotou cinco gols em 34 partidas disputadas. O meia suíço Nicolas Haas, de 25, não ficou muito atrás ao balançar as redes quatro vezes em 33 duelos. Dionisi também contou com as boas atuações de Samuele Ricci, Leo Stulac, Dimitrios Nikolaou e Marco Olivieri.
A experiência dos atacantes do Empoli trouxe mais segurança e compensou a jovialidade do setor do meio de campo. Mancuso (20), La Mantia (10) e o brasileiro Ryder Matos (6) foram responsáveis por 36 dos 66 tentos marcados pelo clube azzurro na atual temporada da Serie B. Mancuso, que foi uma máquina de gols na Sambenedettese e no Pescara, repetiu a dose na Toscana ao balançar as redes 20 vezes na liga.
Desde o ano 2000, o Empoli, que venceu a segunda divisão pela terceira vez, conquistou seu quinto acesso para a Serie A. No mesmo período, apenas o Lecce alcançou a mesma marca dos azzurri. A promoção à primeira divisão foi celebrada por centenas de torcedores, que foram às ruas da cidade toscana.
O Empoli vai disputar a principal divisão do Campeonato Italiano pela 14ª vez em sua história e sonha em repetir os mesmos feitos da equipe da temporada de 2006/07, que finalizou a Serie A em um histórico sétimo lugar e conquistou uma vaga na Copa da Uefa.
O acesso do Empoli também será uma oportunidade para a torcida reviver as emoções do chamado Derby dell’Arno, que é disputado contra a Fiorentina. O último encontro entre os dois times toscanos aconteceu na temporada 2018/19.