Futuro de Donnarumma pode ser longe do Milan

A cada dia, fica mais complicada a situação de Gianluigi Donnarumma no Milan. O goleiro de 22 anos tem contrato com os rossoneros até o final desta temporada, mas não parece querer renovar seu vínculo. O problema, segundo a Gazzetta dello Sport, tem a ver com dinheiro: enquanto o agente de Donnarumma, Mino Raiola, deseja um salário anual de 10 milhões de euros, o Milan não quer passar de 8 milhões.

A notícia se intesifica, justamente, às vésperas de uma verdadeira decisão para a equipe milanista. No domingo (9), o time enfrenta a Juventus, num confronto direto por vaga na Champions League. Neste momento, ambos estão empatados com 69 pontos na tabela. A Vecchia Signora é terceira, e o Milan, quarto, por conta dos critérios de desempate. A Atalanta, vice-líder, tem a mesma pontuação da dupla.

Negociação emperrada

Já não é de agora que a renovação de Donnarumma com o Milan é especulada na Itália. A pelo menos um mês, os periódicos que cobrem o time vermelho e preto buscam prever as movimentações de cada lado. Ao que tudo indica, a questão salarial é o que vem barrando o acerto entre clube e jogador. Isso porque o goleiro tem um contrato de 6 milhões de euros anuais, atualmente, e gostaria de ver esse valor aumentar para 10 milhões. Os rossoneros, porém, são irredutíveis quanto ao aumento – 8 milhões é o máximo!

No entanto, Mino Raiola, agente de Donnarumma já afirmou que tem uma proposta superior da Juventus na mesa (justamente a próxima adversária do Milan). Um fator que pode influenciar na decisão, porém, é a classificação final nesta Serie A, já que o arqueiro deseja disputar a próxima Champions League.

Torcida em revolta

Donnarumma estreou pelo Milan aos 16 anos de idade. Hoje, com 22, já acumula 247 partidas pelo clube e um título – a Supercoppa da Itália de 2016-177. Trata-se, portanto, de um atleta que nasceu e cresceu nas categorias de base do time de Milão. Para os torcedores, a demora em renovar o contrato vem incomodando demais. Inclusive, antes do último jogo, contra o Benevento, alguns ultras abordaram o goleiro.

Entre reclamações e ameaças, Donnarumma ouviu de sua própria torcida que não devia entrar em campo contra a Juventus – por conta das especulações de transferência. Ele mesmo tentou desconversar esta hipótese, mas foi interrompido com mais intimidações. Exaltados, os torcedores, então, bradaram: “ou renova esta semana ou não joga mais no time”. Segundo fontes, Donnarumma chorou após esse encontro inesperado no desembarque que antecedeu o duelo contra o Benevento.

Para piorar ainda mais o clima, os fãs milanistas tiveram de lidar com o título da rival Inter de Milão. Os nerazzurri não venciam o Scudetto há 11 temporadas. Com o título assegurado no último fim de semana, a equipe de Antonio Conte e Romelu Lukaku passou o Milan no ranking geral: agora, são 19 taças da Serie A  para a Inter, contra 18 dos rossoneros.

Resposta do clube

Paolo Maldini, diretor técnico do Milan, fez questão de intervir nesta questão envolvendo a torcida e Donnarumma. O ex-zagueiro rossonero afirmou que qualquer decisão relacionada às atuações e às renovações de contrato caberá ao treinador Stefano Pioli e ao clube. Portanto, segundo o dirigente, nenhum torcedor deve tentar ameaçar os atletas com palavras mais firmes.

Fato é que Pioli conseguiu acalmar Donnarumma antes do duelo entre Milan e Benevento. O goleiro foi seguro, e os rossoneros venceram por 2 a 0. Sendo assim, ainda restam quatro jogos para o término da Serie A. Todos, de extrema impotância para as pretensões do clube. Afinal, após um início de campeonato avassalador, o Milan perdeu a liderança e se viu ameaçado até de ficar sem vaga na Champions League.

No meio disso, ainda houve as polêmicas envolvendo a Superliga Europeia. Dessa forma, resta ao Milan, neste fim de temporada, confirmar o lugar na Liga dos Campeões. Ou seja, talvez estejamos diante das últimas apresentações de Donnarumma, em sua carreira, com a camisa do Milan.

E os reservas?

Curiosamente, o irmão de Gianluigi Donnarumma também faz parte do elenco do Milan. Antonio Donnarumma tem 30 anos de idade e apenas três jogos no currículo pela equipe. Antes dele, na rotação, está Ciprian Tătărușanu. Esse, mais experiente ainda, com 35 anos. No entanto, o romeno não deixou impressões muito positivas nesta temporada. Foram cinco gols sofridos em cinco jogos, além de uma exibição nada segura no 1º turno da Serie A, contra a Roma, em duelo que acabou empatado por 3 a 3.

Certamente, nenhum dos dois reservas simboliza o futuro da meta do Milan. Perder Donnarumma – o irmão mais novo – vai ter um impacto significativo no elenco e até, quem sabe, na próxima janela de transferências. Por enquanto, o torcedor mais otimista ainda acredita que o jovem goleiro deseje permanecer. Afinal, como os próprios fãs bradaram a Donnarumma, eles querem que o camisa 99 seja “o Totti do Milan”.