A Roma surpreendeu nesta terça-feira (4) ao anunciar a contratação do técnico José Mourinho, que vai substituir no cargo o compatriota Paulo Fonseca. O português assumirá o comando do clube da capital italiana a partir do mês de junho e assinou um contrato válido até o meio de 2024.
L’#ASRoma è lieta di annunciare che José Mourinho sarà il nuovo Responsabile Tecnico della Prima Squadra a partire dalla stagione 2021-22! pic.twitter.com/Brko17N56B
— AS Roma (@OfficialASRoma) May 4, 2021
A chegada de Mourinho foi oficializada algumas horas depois da Roma ter comunicado a demissão de Fonseca, que seguirá no cargo até o fim da atual temporada. Enfrentando uma fase complicada, os giallorossi estão em sétimo na Serie A e com pouquíssimas possibilidades de conquistar uma vaga na próxima edição da Champions League. Já na Liga Europa, o time precisará reverter na quinta-feira (6) o 6 a 2 sofrido contra o Manchester United na semifinal do torneio.
Mourinho, por sua vez, também não atravessa uma fase tão boa na carreira. Ele foi recentemente demitido pelo Tottenham, da Inglaterra, em decorrência dos insatisfatórios resultados e pelo ruim relacionamento com o elenco. Além disso, o português deixou os Spurs sem conquistar nenhum título.
Na Roma, Mourinho voltará ao futebol italiano depois de pouco mais de uma década da sua fantástica e gloriosa passagem pela Inter de Milão. Um dos objetivos do português na capital será retomar a boa fase do seu novo clube, que não vence nenhum título desde a edição de 2007/08 da Copa da Itália.
“Obrigado à família Friedkin [proprietária da Roma] por me escolher para liderar este grande clube e ser parte de seu projeto. Após reuniões com os proprietários, compreendi imediatamente a extensão das suas ambições para a Roma. É a mesma ambição e ímpeto que sempre me motivou e, juntos, queremos construir um projeto vencedor nos próximos anos. A incrível paixão dos torcedores da Roma me convenceu a aceitar o cargo e mal posso esperar pelo início da próxima temporada”, escreveu Mourinho em suas redes sociais.
A Roma será a sexta equipe das cinco principais ligas do continente europeu que o “Special One” comandará. O português tem passagens por Chelsea, Internazionale, Real Madrid, Manchester United e Tottenham, sendo que venceu ao menos um título em quatro deles. Mourinho, que já levantou 25 troféus ao longo da carreira, só não venceu nada treinando os Spurs.
Sucesso na Itália
A primeira passagem de Mourinho pelo calcio aconteceu entre os anos de 2008 e 2010, tendo conquistado pela Inter de Milão uma Liga dos Campeões (2009/10), dois Campeonatos Italianos (2008/09 e 2009/10), uma Copa da Itália (2009/10) e uma Supercopa da Itália (2008). Além disso, foi eleito o melhor treinador do mundo pela Fifa em 2010.
Na período em que esteve em Milão, Mourinho dominou o futebol italiano tendo em mãos jogadores de extrema qualidade, como Zlatan Ibrahimovic, Adriano, Hernán Crespo, Luís Figo, Samuel Eto’o, Diego Milito e Javier Zanetti.
O bom trabalho de Mourinho na Inter o fez conquistar marcas expressivas no futebol local, que podem deixar os torcedores giallorossi animados para o futuro. Em 76 confrontos na Serie A pelos nerazzurri, o português venceu 49 deles, registrando 2,18 pontos por partida, média que o deixa atrás somente de Antonio Conte (2,26). A contagem é válida somente a partir do período em que a liga entrou na era dos três pontos (1994/95).
Outro fato sobre a passagem de Mourinho pela Inter é que o treinador foi um grande carrasco da sua nova equipe. O time lombardo derrotou nos pênaltis a Roma para vencer a edição de 2009/10 da Copa da Itália. Além disso, na mesma temporada, os nerazzurri conquistaram a Serie A com somente dois pontos de diferença em relação aos romanos.
Em Roma, Mourinho terá um longo caminho pela frente para tentar repetir os mesmos passos que deu durante sua passagem pela Inter. A torcida giallorossa não celebra um Scudetto desde a temporada 2000/01.