Ídolo do Manchester City em festa: parabéns, Fernandinho!

Hoje, Fernandinho, do Manchester City, completa hoje 36 anos de vida. Assim, o volante é considerado um dos melhores brasileiros da história da Premier League. Ao longo de oito anos nos Citizens, ele construiu uma relação bastante afetiva com a torcida. Além do mais, seu comandante, Pep Guardiola, lhe considera “um dos melhores do mundo na posição”. No City, o ídolo brasileiro atuou em 346 partidas e marcou 24 gols.

Identificação

Fernandinho possui ótima identificação com o Manchester City. Assim, o brasileiro construiu todo esse legado ao longo desses oito anos pelo clube. Em 2013, chegou do Shakhtar Donetsk. E, de lá para cá, o tempo mostrou o casamento perfeito entre ambos. Dessa forma, o volante foi caindo nas graças dos torcedores pela imposição dentro dos gramados e, principalmente, pelas numerosas conquistas.

Antes de mais nada, o camisa 25 nunca se notabilizou como “artilheiro”. Porém, se destaca como um atleta polivalente: podendo atuar em variadas posições. A saber, Fernadinho, meio-campista de origem, já atuou na defesa em 2019/20. Na ocasião, o City teve grandes problemas pelas inúmeras lesões com seus zagueiros.

Conquistas 

A Premier League se destaca por ser uma das ligas mais influentes do mundo. Ou seja, Fernandinho faz parte dessa história. A princípio, o jogador tem em seu currículo três taças da liga. Além disso, o atleta é top 3 entre os brasileiros com mais jogos na história da competição. Assim, apenas Willian (258) e Lucas Leiva (247) têm mais partidas que o jogador dos Citizens (243).

Recentemente, o Manchester City conquistou o tetracampeonato da Copa da Liga e sua 8ª na história, ao bater o Tottenham na final (1 x 0). Por conta disso, Fernandinho conseguiu uma grande marca na competição. Ele e o também ídolo Sergio Agüero se tornaram, juntos, os maiores vencedores da copa, com seis títulos. Por fim, o brasileiro ainda venceu uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa do país pelo clube.

Seleção brasileira

A seleção brasileira sempre foi motivo de paixão pelos torcedores do país. Mas, com o tempo, esse brilho se perdeu. As duas últimas Copas do Mundo, de 2014 e 2018, respectivamente, foram o estopim entre os brasileiros. Na primeira, eliminação naquele fatídico 7 x 1 para a Alemanha, na seminal do torneio. Por outro lado, a segunda veio diante da Bélgica (2 x 1), nas quartas de final.

Fernandinho esteve presente em ambas as copas. Porém, o jogador saiu como vilão, principalmente, no último Mundial. Em lance de bola parada, o volante teve a infelicidade de desviar de cabeça contra o próprio patrimônio. Resultado final: os belgas avançaram de fase.

A primeira conquista com a seleção chegou: a Copa América de 2019. Fernandinho esteve no elenco campeão do torneio, e viu a equipe brasileira vencer o Peru, na final, por 3 x 1. Ao todo, foram 52 jogos pelo Brasil e dois gols marcados.