City e PSG decidem vaga na final da Champions

De hoje não passa! Nesta terça-feira (5), Manchester City e PSG decidem uma das vagas na final da Champions League, no dia 29 de maio, em Istambul. A equipe de Pep Guardiola venceu o jogo de ida, em Paris, por 2 a 1. Com isso, pode empatar e até perder por 1 a 0 para garantir a classificação. Ao time de Neymar, resta sair para o jogo buscar, ao menos, dois gols no Etihad Stadium.

Para se classificar à segunda decisão seguida, o Paris Saint-Germain terá de quebrar um tabu histórico. Até hoje na Champions, em 47 oportunidades, jamais um clube inglês foi eliminado na fase mata-mata após vencer o primeiro duelo fora de casa. Da mesma forma, City e PSG buscam um título inédito na competição. Portanto, a promessa é de um verdadeiro jogaço, que escreverá uma história fantástica para um dos lados envolvidos. Mas e aí? Quem vai comemorar após o apito final?

Ficha Técnica

Manchester City x Paris Saint-Germain
Semifinal da Champions League (jogo de volta)
Local: Estádio Etihad Stadium, em Manchester
Data e Hora: 05/05/2021, às 16h00 (de Brasília)
Transmissão no Brasil: TNT Sports e Facebook da TNT Sports

Mbappé é dúvida!

São poucos os desfalques para o duelo decisivo desta quarta entre City e PSG. Na verdade, do lado inglês, Pep Guardiola pode respirar aliviado, pois tem 100% do elenco à disposição. Já no time francês, a grande incógnita gira em torno de Kylian Mbappé. O atacante se lesionou no jogo da ida, na semana e passada e, inclusive, não entrou em campo no fim de semana, na vitória do PSG por 2 a 1 contra o Lens.

No entanto, Guardiola acredita que ele irá para o jogo apesar do problema na panturrilha. O treinador do City elogiou o camisa 7 do PSG e afirmou estar “ansioso” pela participação de Mbappé na partida decisiva. Contudo, como o espanhol é técnico do outro time, a vaga do astro francês ainda é incerta.

Fato é que, se jogar, o sucesso do clube visitante no duelo, certamente, vai precisar passar por uma boa atuação dele. Vale lembrar que no primeiro confronto Mbappé não finalizou nenhuma vez ao gol – algo que jamais havia acontecido com o camisa 7 quando foi titular em Champions League. Para o torcedor mais otimista, todavia, não custa relembrar do gol marcado pelo jovem atacante em 2017. Na época, com a camisa do Monaco, ele deixou sua marca no Etihad Stadium. Aquele jogo terminou 5 a 3 para o City.

O único desfalque certo para os franceses é Gana Gueye, suspenso pelo cartão vermelho que recebeu em Paris. O senegalês foi expulso de forma direta por dar uma entrada violenta em Gündogan.

De Bruyne, o carrasco

Do outro lado da história, o Manchester City aposta suas fichas em mais uma apresentação de alto nível de Kevin De Bruyne. O belga vem fazendo uma Champions League memorável, mas não só isso. Diante do PSG, ele parece se dar dempre bem – três dos 10 gols do camisa 17 no torneio, em toda sua carreira, foram marcados contra o rival francês.

Além disso, já são três jogos seguidos de De Bruyne balançando as redes do Paris Saint-Germain. Somente Neymar conseguiu marcar em quatro duelos consecutivos contra o PSG, quando ainda atuava pelo Barcelona. Portanto, o belga pode alcançar esse feito se deixar mais um golzinho no confronto desta terça-feira.

Após um 1º tempo ruim no jogo de ida, o Manchester City certamente vai querer impor seu ritmo desde o início. Diante disso, é importante observar a participação de Kevin De Bruyne. Se tiver espaço para orquestrar o meio-campo, em um contexto de posse e bola do City, será difícil segurar a equipe da casa. Novamente, o PSG precisa começar marcando forte, em busca de um gol rápido. Contudo, será preciso manter o ímpeto mais tempo desta vez. Um pequeno deslize pode significar a eliminação.

City tem a vantagem

Diante do placar obtido no primeiro jogo, é nítido que o City detém o favoritismo diante do PSG. A equipe de Guardiola venceu dez de seus 11 jogos na Champions League até aqui. Se vencer hoje, inclusive, se tornará o primeiro time inglês a ganhar 11 partidas de maneira consecutiva no torneio – batendo o recorde do rival, Manchester United, de 10 triunfos em sequência na temporada 2002-03.

Este também será um dia importante para o técnico do City, Guardiola, independentemente do resultado. O espanhol vai se tornar o treinador com mais jogos em fase mata-mata de Liga dos Campeões: são 63 jogos, à frente de Carlo Ancelotti, com 62. No entanto, é evidente que a classificação é o que mais importa para o comandante e para o clube, que jamais alcançou a decisão do maior torneio de clubes do mundo.

Na verdade, o Manchester City não chega a uma final europeia há 50 anos. Na temporada 1970-71, os Citizens venceram a Taça das Taças batendo o Górnik Zabrze, da Polônia. Certamente, este é o sonho principal do time inglês, que se tornou um dos ricos do futebol mundial há cerca de uma década e meia. E o objetivo sempre foi muito claro: expandir as fronteiras e marcar o nome em âmbito continental.

Do outro lado, o PSG se agarra na boa campanha fora de casa nessa Champions. Os franceses venceram quatro dos cinco duelos longe dos domínios até aqui – inclusive, contra Manchester United, Barcelona e Bayern. Dessa vez, é fato, existe a desvantagem no placar, que forçará a equipe de Mauricio Pochettino a atacar desde o começo. No entanto, por se tratar do City de Guardiola (equipe com DNA ofensivo) tudo pode acontecer no Etihad Stadium.

#NeyDay vai dar certo?

Novamente, grande parte da internet brasileira estará ao lado do craque brasileiro no duelo entre City e PSG. Na primeira metade, Neymar acabou ofuscado por conta da virada do time inglês. Mesmo assim, o camisa 10 ainda acredita na classificação e fez até uma espécie de “promessa” inusitada para mostrar seu desejo de reverter o panorama do confronto:

“Sou o primeiro que vai dar a cara, sou o primeiro guerreiro que vai em busca dessa guerra. Vou dar o meu melhor e me dedicar para trazer de volta essa vitória de qualquer maneira, mesmo se precisar morrer em campo” – Neymar, jogador do PSG

E já que estamos falando de redes sociais, vale também citar uma ação importante da qual o Manchester City fez parte. Nos últimos quatro dias, o clube realizou um boicote às mídias sociais e deixou de postar em suas contas oficiais. O intuito é chamar a atenção para um problema grave: o discurso de ódio e a discriminação em ambiente virtual. Além do City, outros clubes ingleses fizeram parte do movimento, assim como a UEFA, organizadora da Champions League.

Quem leva?

Além da vantagem obtida no primeiro jogo, o histórico entre City e PSG também é favorável ao time inglês. Nos quatro jogos registrados na história entre ambos, os Citizens jamais perderam – e em 2016-17 ainda eliminaram o clube francês nas quartas de final. Já o Paris Saint-Germain jamais conseguiu reverter uma desvantagem fora de casa por competições europeias.

Dito isso, alguém duvida da capacidade do time parisiense em virar o confronto? Claro que não será fácil, mas há justificativas técnicas para acreditar em uma reviravolta. Neymar e Mbappé vão precisar de atuações iluminadas. Da mesma forma, Di María também pode ser um escape interessante. Com relação ao City, será interessante observar o comportamento do time ao longo do jogo. O empate basta, mas será que vale a pena arriscar a vantagem com um jogo mais cauteloso?

Tudo isso será descoberto nesta terça, no Etihad Stadium. De antemão, o jogo já é um marco histórico. Resta saber quem manterá vivo o sonho da maior conquista de sua história.