Fiorentina empata com Bologna e segue ameçada

Um jogo maluco! A Fiorentina visitou o Bologna, no Estádio Renato Dall’Ara, em jogo válido pela 34ª rodada da Serie A. Durante os 90 minutos, a equipe roxa teve a vantagem no marcador três vezes, mas desperdiçou todas elas. No fim, empate por 3 a 3, e um ponto para cada time.

Pelo lado da Viola, Vlahovic marcou duas vezes – e chegou a 19 gols nesta temporada. Bonaventura também balançou as redes. Já a equipe da casa contou com hat-trick do argentino Palacio. O resultado mantém a Fiorentina na 14ª colocação, com 35 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento. Já o Bologna está um pouco à frente, com 39, no 12º lugar.

Em busca da vitória

Desde o início da partida, a Fiorentina se mostrou bastante exposta para enfrentar o Bologna. Pensando, talvez, em marcar um gol logo cedo, a equipe de Giuseppe Iachini partiu para cima logo de cara, concedendo muitos espaços. Apesar de jogar e casa, o rossoblú optou por entregar a bola ao adversário no início do jogo. A ideia era investir, justamente, nos contragolpes em velocidade.

Enfim, aos 22 minutos, um arremate de fora da área do chileno Pulgar encontrou o braço do defensor dentro da área. Pênalti para a Fiorentina, que foi convertido por Dusan Vlahovic. O sérvio jamais perdeu uma cobrança de penalidade na Serie A (sete gols em sete tentativas).

No entanto, não demorou para o Bologna chegar ao empate. Emanuel Vignato achou Rodrigo Palacio sozinho dentro da área. Então, o argentino só precisou tirar de Dragowski para marcar o primeiro. Esse tipo de jogada se repetiu inúmeras vezes na partida. A equipe da casa encontrou muita facilidade em explorar os buracos deixados pela Viola entre os zagueiros e os laterais.

Volta e meia, alguém se infiltrava por ali e esperava o lançamento, seja pelo chão, seja pelo alto. Com esse estilo bem vertical, o Bologna quase virou o duelo ainda na 1ª etapa.

Chances desperdiçadas

Para sorte da Fiorentina, o jogo com o Bologna chegou empatado ao intervalo. Na metade final, o time da casa continuou melhor. Passou a dominar a posse de bola a ponto de trocar passes, sossegado, ao redor da área da Viola. Dessa forma, parecia questão de tempo até o gol do rossoblú sair.

Contudo, a Fiorentina conseguiu achar um gol em seu momento mais instável. Lorenzo Venuti fez cruzamento preciso, e Jack Bonaventura, que evoluiu demais neste fim de temporada, se esticou para empurrar a bola às redes do goleiro Skorupski. Este foi o terceiro gol do camisa 5 na temporada – ele é, ao lado de Josip Ilicic, o único jogador que conseguiu balançar as redes ao menos três vez nas últimas NOVE temporadas da Serie A.

Só que, novamente, a vantagem foi dinamitada. Aos 26, Vignato cruzou da direita e Palacio desviou de cabeça, chegando antes de Germán Pezzella na bola. Aliás, o capitão da Fiorentina fez mais uma partida péssima nesta tarde de domingo. Ele e Biraghi – curiosamente, dois dos jogadores mais antigos da equipe – foram os piores de roxo no jogo. Errando muito, lento e apático, Pezzella vem se tornando um problema para a Viola.

Vlahovic (quase) salva

Quando a Fiorentina levou o segundo empate do Bologna, o jogo parecia condenado ao 2 a 2. No entanto, mais um gol achado devolveu a vantagem ao time visitante. Pulgar bateu escanteio do lado esquerdo, a bola passou por todo mundo – inclusive o goleiro Skorupski – e encontrou Vlahovic, sozinho, no segundo poste. O sérvio só tocou de perna direita para marcar. Isso, com o relógio apontando 28 minutos do 2º tempo.

Dusan Vlahovic chegou ao 19º gol na Serie A. Ele é o primeiro jogador da Viola a conseguir tal feito desde Alberto Gilardino, na temporada 2008-09. Da mesma forma, ele se tornou o mais jovem (com 21 anos e 95 dias) a anotar este número de gols, em uma única temporada, desde José Altafini, em 1958-59. Por fim, Vlahovic é tamém o artilheiro de 2021 na Serie A, com 15 gols – ao lado de Simmy, do Crotone.

Sendo assim, o camisa 9, mais uma vez, estava salvando a Fiorentina na temporada. Palacio, porém, não quis saber de cooperar com este roteiro bonito para o torcedor de Florença. O argentino marcou o terceiro do Bologna cerca de dez minutos depois. Hat-trick de Palacio, que se tornou o mais velho da HISTÓRIA a conseguir a tripletta num jogo de Serie A (39 anos e 86 dias).

Para completar, adivinhem quem deu mais essa assistência? Sim, Vignato de novo. Os TRÊS passes para os gols de Palacio saíram dos pés do garoto do Bologna. Ele é apenas o segundo jogador nascido nos anos 2000 a dar três assistências num jogo das cinco principais ligas da Europa – o outro foi Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund, em 2020. Já Palacio chegou ao 92º no campeonato, ultrapassando ninguém menos que Marco Van Basten e Gianfranco Zola.

Onde está a defesa?

Novamente, o problema da Fiorentina neste jogo contra o Bologna foi a defesa. Setor, este, que parecia ter evoluído ao menos um pouco nas últimas rodadas, mas que voltou a colapsar. De qualquer forma, já são 11 jogos seguidos da Fiorentina sofrendo gols. Trata-se, portanto, de um problema crônico.

O Bologna fez o que quis. De maneira bastante natural, se infiltrou no último terço do campo e buscou sempre as jogadas verticais, apostando na velocidade de seu ataque. Em dois de seus gols, Palacio simplesmente apareceu cara a cara com Dragowski. E em jogadas já no campo de ataque – não foram contragolpes.

Ou seja, a Fiorentina precisa ajustar seu posicionamento. Quem protege as costas dos laterais? E o espaço entre a defesa e a primeira linha de meio-campo? A Viola é um queijo suíço, nos qual os buracos em campos estão muito claros. Fica fácil para os adversários atacarem os locais mais frágeis da defesa.

De novo, Biraghi teve uma atuação medonha. Ineficiente no ataque, ele tropeçou na bola, saiu pela lateral, caiu sozinho… Enquanto isso, sua posição do lado esquerdo da defesa permanece desprotegida. O brasileiro Igor Julio entrou no 2º tempo e cada vez mais se torna opção para este setor, apesar de ser um jogador menos ágil.

Juntando os cacos

Enfim, para a a equipe de Firenze, ao menos, permance o tabu. A Fiorentina não perde para o rival Bologna desde 2013 – são 14 jogos nesta sequência agora. Outra curiosidade interessante é que este 3 a 3 é o jogo com mais gols entre as duas equipes desde 1961! Na ocasião, Fiorentina e Bologna também empataram pelo mesmo placar.

Para Iachini e seus comandados fica a frustração. Era possível ter vencido o duelo, o que daria muito mais sossego para a sequência. Agora, com 35 pontos, a Viola aumentou em um a distância para a zona maldita. São quatro pontinhos de vantagem para o Benevento, que segue ladeira abaixo na tabela. O Cagliari empatou e subiu para 32. Já o Spezia também beliscou um pontinho e chegou aos 34 pontos.

Na parte de cima da tabela, o título já foi decidido, com a Inter de Milão faturando o Scudetto mesmo sem jogar. Na outra ponta da classificação, se trata de uma reta final de detalhes, na qual cada ponto conta. Neste domingo, era possível ter saído de campo com um pontinho para cada gol marcado. Não deu. Portanto, resta para a Fiorentina juntar os cacos e se preparar para o duelo diante da Lazio, no próximo sábado, dia 8 de maio.

Standings provided by SofaScore LiveScore