RB Leipzig e Borussia Dortmund farão a final da Copa da Alemanha

A grande final da DFB Pokal, também conhecida como Copa da Alemanha, teve seus finalistas decididos no último fim de semana. O Leipzig teve um jogo duro, mas venceu o Werder Bremen por 2 a 1 marcando o gol da vitória nos acréscimos da prorrogação. Já o Borussia, enfrentou o Holstein Kiel, da segunda divisão alemã, e não teve muitas dificuldades em golear por 5 a 0 e avançar para a final.

O duelo promete ser muito interessante dentro de campo, entretanto, também terá muitas facetas curiosas extracampo que valem ser destacadas.

DESPEDIDA DE NAGELSMANN

O técnico do Leipzig, Julian Nagelsmann, irá comandar o Bayern de Munique a partir da próxima temporada e está realizando seus últimos jogos pelo time. Já eliminado da Champions League e distante do título da Bundesliga, o jovem técnico tem, na Pokal, a sua última chance de vencer um dos títulos mais importantes do país e deixar a equipe como um dos maiores da história. 

Após duas temporadas, Nagelsmann ainda não conquistou nenhum título, porém, conseguiu elevar o patamar da equipe a nível nacional e europeu. Chegou às semifinais da Champions League 19/20, caminha para um vice-campeonato na atual edição da Bundesliga e pode ser campeão da Copa local.

 

PRIMEIRO TÍTULO

Além da possibilidade de ser o primeiro título do técnico alemão, a Pokal 20/21 também pode ser o primeiro campeonato de relevância conquistado pelo clube em toda a sua história. O RB Leipzig foi criado em 19 de maio de 2009, data em que a Red Bull comprou o modesto time saxão, SSV Markranstädt, para transformá-lo na potência que é hoje. No entanto, apesar da ascensão meteórica nos últimos anos, ainda não ergueu uma taça. Passou perto na temporada 18/19 quando chegou na mesma final da Pokal e foi derrotado para o Bayern por 3 a 0. Além disso, foi vice-campeão da Bundesliga na temporada em que chegou a elite, 16/17

O clube, em quase doze anos, já conquistou quatro taças. Foram dois títulos da Copa da Saxônia, competição semiprofissional disputada por times da região da Saxônia que atuam em divisões menores do futebol alemão, além dos troféus da quarta e quinta divisão.

Vale lembrar que a final da atual edição da Copa da Alemanha ocorrerá no dia 13 de maio, seis dias antes do aniversário do clube. Portanto, o Leipzig tem uma chance única de conquistar seu primeiro campeonato dias antes de completar doze anos.

DESPEDIDA EM DORTMUND?

Apesar de não serem fatos confirmados, o Dortmund corre o risco de perder suas maiores estrelas, Sancho e Haaland, na próxima janela de transferências. O inglês teve seu nome muito vinculado ao Manchester United na última temporada, porém, para surpresa de todos, acabou ficando. Entretanto, com o jogador mantendo seu alto nível, além do United, outros times já demonstraram interesse e podem tirá-lo de Dortmund neste verão europeu.

O norueguês, mais badalado, tem a sua saída praticamente como certa ao fim da temporada. O agente do jogador, Mino Raiola, já contatou diversos clubes de elite para estudar o futuro de seu cliente. Times como Real Madrid, Barcelona e Manchester City foram alguns que já demonstraram interesse.

As saídas parecem iminentes, porém, com o título da Copa e uma vaga assegurada na próxima Champions, o Borussia pode tentar segurar seus jogadores por, pelo menos, mais uma temporada.

Jadon Sancho está no clube alemão desde agosto de 2017 e conquistou apenas uma Supercopa da Alemanha em 2019. Já o norueguês, tem pouco mais de um ano e meio de clube, chegou em janeiro de 2020 e não ergueu nenhuma taça até então.

FIM DA SECA?

Se há a vontade de vencer o primeiro título de um lado, há a necessidade de encerrar uma seca no outro. O Borussia Dortmund, apesar de estar sempre pelo topo na Alemanha, não vence um título relevante desde a temporada 16/17, quando foi campeão da própria Copa. Naquela altura, o time aurinegro, que ainda era estrelado por Ousmane Dembélé, Aubameyang e companhia, bateu o Frankfurt na final por 2 a 1.

Além de estar na seca de títulos, o Dortmund também não chegava na final da Copa desde a mesma temporada em que a venceu, foram três anos seguidos caindo nas oitavas de final. E, como foi dito anteriormente, a conquista do troféu pode servir como apoio para segurar suas estrelas.

HISTÓRICO RECENTE

As equipes se enfrentaram apenas uma vez nesta temporada, pela Bundesliga. Na ocasião, o Dortmund venceu por 3 a 1 na Red Bull Arena. Além da final, os clubes ainda se enfrentarão pelo segundo turno do campeonato uma semana antes, no dia 8 de maio. 

No recorte recente, o Borussia vive uma soberania momentânea no confronto. Não perde há sete jogos, a última vitória dos ‘Touros’ foi em outubro de 2017.

Diante de tudo isso, podemos observar diversas particularidades que apimentam ainda mais o confronto desta final. RB Leipzig e Borussia Dortmund se enfrentam no dia 13 de maio no Estádio Olímpico de Berlim às 15h45.